Com o mercado eletrônico em franca ascensão (em 2020 esse modelo de negócio cresceu quase 75%), a busca do consumidor pela aquisição de produtos ou serviços se tornou bem mais ágil, prática, fácil. A partir daí, pequenos e grandes empreendedores passaram a focar seus esforços nos meios de vendas on-line e adquiriram habilidades para realizar os seus negócios no âmbito virtual.
Por isso, para abrir a sua loja virtual, é necessário que você esteja muito bem assessorado e altamente capacitado para entender não apenas as dores do seu público-alvo (conhecer a sua persona nesse processo é essencial) para atendê-lo com muito mais assertividade.
Nesse sentido, o planejamento é um dos principais pilares para o sucesso de qualquer que seja o seu empreendimento. É fundamental que você e sua equipe tracem um programa detalhado do seu negócio, criando meios para otimizar os seus processos de venda (com metas a curto, médio e longo prazos), investindo em uma equipe alinhada com os seus objetivos e assim obter os resultados esperados.
Quais são os principais erros que não devem ser cometidos no seu e-commerce?
Como tudo na vida, sempre aparecem alguns percalços no meio do caminho de um empreendedor no mundo virtual. Portanto, é comum que as pessoas que administram e-commerce estarem sujeitas a cometer alguns erros que são cruciais para o sucesso do seu negócio.
Apresentamos alguns erros que não podem ser cometidos de forma alguma no e-commerce:
1. Não ter um público-alvo
Às vezes, muitas pessoas resolvem abrir o seu negócio no ambiente on-line sem estarem devidamente preparadas para atingir o seu público potencial. Assim, antes de qualquer coisa, é preciso definir a persona de quem você deseja atingir com a divulgação do seu produto ou serviço. Entender as suas dores e criar conteúdos que sejam realmente relevantes e atendam com rapidez e eficiência as suas necessidades de consumo.
2. Não fazer uso de e-mail marketing
A utilização do e-mail marketing é um recurso bastante efetivo para as empresas e que garantem excelentes retornos financeiros quando aplicado corretamente. É uma forma de gerar alcance e, em certas ocasiões, pode até ser mais efetivo que as redes sociais, possibilitando uma melhor identificação de consumidores em potencial.
3. Elaborar conteúdos sem relevância
Um dos erros mais frequentes no e-commerce é a não aplicar um marketing de conteúdo que seja eficiente. É preciso que os seus conteúdos gerem valor ao cliente. Publicações sem sentido e descontextualizadas com o mercado podem acabar afastando o seu público-alvo e prejudicando o seu engajamento.
4. Ser igual aos demais concorrentes
Possuir uma loja virtual é ter uma vitrine 24 horas por dia à disposição do seu cliente. Alguns modelos de e-commerce pecam por não saberem aproveitar esse espaço e acabam não oferecendo seus produtos de uma forma que possa gerar atração junto ao seu público-alvo. É importante investir continuamente em inovação para destacar-se em meio à concorrência.
5. Usar tecnologias ultrapassadas
Acompanhe os avanços tecnológicos que surgem todos os dias no mercado on-line. Os desejos e gostos dos clientes sempre mudam e estão em constante transformação. Esteja atento às novidades e não fique para trás em relação aos seus principais concorrentes.
6. Navegação lenta
Outro problema comum que pode surgir é a lentidão de navegação na sua loja virtual que pode afastar imediatamente o interesse de compra pelo seu produto ou serviço. Uma página que demora para carregar, afeta a experiência de compra do cliente, levando-o a abandonar o carrinho.
7. Não incentivar as opiniões dos seus clientes
A prova social é um elemento extremamente importante no Marketing. O cliente para se sentir seguro a fazer negócios com você, precisa saber sobre a opinião de outras pessoas que já consumiram seu produto, se aprovaram e se vale a pena. Um e-commerce não pode deixar esse ponto de lado se deseja manter a continuidade do seu negócio no ambiente digital.
8. Não otimizar os processos de compra
Contar com um bom sistema é fundamental para o sucesso da sua loja virtual. Procure uma empresa que desenvolva aplicativos e apresente soluções inteligentes para o mercado digital. Tenha atenção quanto à segurança do site, ofereça diversas opções de pagamento, apresente uma boa navegabilidade, seja claro nas informações sobre o seu produto ou serviço e, acima de tudo, construa um visual atrativo para os seus clientes.
9. Ter um setor de logística precário
O setor de logística é o coração do seu e-commerce. Conte com um estoque organizado e transportadoras confiáveis para a entrega dos seus produtos. Opte por parcerias idôneas e que possuam expertise no ramo (escolha empresas que ofereçam rastreamento de produtos). O momento de entrega do produto gera grande expectativa no cliente.
10. Taxas de frete muito altas
O custo do frete gera impacto na hora de fechar a compra. De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Reclame Aqui, 63,9% dos entrevistados desistem da compra quando consideram o frete muito alto. Elabore uma tabela de frete e compare o valor praticado com os de outras lojas que comercializam o mesmo item. Encontre o melhor preço para os clientes e o seu empreendimento.
Aproveite bem essas dicas e obtenha os melhores resultados para o seu negócio no e-commerce!