Cada vez mais, o Marketing de Conteúdo vem se tornando uma estratégia extremamente importante para as empresas que se preocupam com a criação e distribuição de um conteúdo relevante para o seu público-alvo. A sua utilização tem sido essencial para a construção de relacionamentos mais duradouros e geração de leads mais qualificados.
E o ano de 2024 já aponta para uma tendência dele ser bastante utilizado pelas organizações de forma a atender às necessidades dos seus consumidores, que se mostram ainda mais exigentes quanto a ter uma experiência mais personalizada e satisfatória junto às marcas.
O fato é que as empresas que aproveitarem essa valiosa estratégia de comunicação para se conectarem mais profundamente com os seus clientes, certamente irão ter relacionamentos bem mais duradouros e com resultados tangíveis para os seus negócios.
Quais são as principais tendências de Marketing de Conteúdo para 2024?
Listamos para você, abaixo, algumas das principais tenências que têm movimentado o setor de Marketing Digital e gerado resultados expressivos para as empresas:
1. ChatGPT e outras ferramentas de IA (Inteligência Artificial):
O ChatGPT (assim como outras ferramentas de IA) aparece como uma das tendências de marketing de conteúdo para este ano. Essa tecnologia tem permitido criar diálogos e conteúdos personalizados de empresas que focam em um conteúdo personalizado junto a um público-alvo.
2. Marketing Conversacional:
Voltado para a criação de conversas e interações diretas com os clientes, através de uma tecnologia avançada, o Marketing Conversacional utiliza assistentes virtuais, chatbots, mensagens em tempo real e outras plataformas com o objetivo de oferecer uma experiência única e eficiente aos clientes (aumentando o engajamento e potencializando o tráfego orgânico).
3. Newsletters interativas:
Esse tipo de newsletter possibilita que os leitores façam suas escolhas sobre o conteúdo que desejam receber, possibilitando que as marcas criem uma experiência relevante para o seu público-alvo e obtenham insights sobre seus assinantes (ajudando a aprimorar suas estratégias de conteúdo para que se tornem realmente relevantes para sua audiência).
4. Mídia paga no TikTok:
O TikTok vem obtendo um crescimento expressivo nos últimos anos, melhorando cada vez mais as estratégias adotadas pelas empresas que o utilizam para se aproximar do seu público-alvo (com vídeos que atendam as demandas da sua persona). Ao investir em conteúdos criativos e de boa qualidade visual, as empresas conseguem atrair as pessoas para acompanhar o seu trabalho mais de perto e, dessa forma, aumentar o seu alcance não apenas por meio de tráfego pago, mas também de uma forma mais orgânica.
5. Redes Sociais:
Outras redes sociais também podem favorecer as estratégias de Marketing de Conteúdo para o seu negócio, com a utilização de blogs e posts que agreguem valor ao usuário dessas diversas mídias disponíveis no ambiente digital. Hoje, os conteúdos em vídeo são uma tendência (onde é possível aproveitar os materiais desenvolvidos para outros canais) para engajar o seu público no Instagram, por exemplo (a utilização dos Stories também ajuda a gerar conteúdos que geram entretenimento e conferem autoridade para a marca). Além disso, o Twitter e o LinkedIn agregam valor ao seu negócio e potencializam ainda mais as suas estratégias de Marketing de Conteúdo.
6. Eventos presenciais e híbridos:
Os eventos possuem formatos bem interessantes para atrair público e educar dentro de um tema de interesse. O formato híbrido, por exemplo, permite que participantes e palestrantes interajam no ambiente virtual. Já o físico também tem a sua importância para estabelecer um contato mais próximo e que ajuda bastante no networking. Ambos continuam como uma forte tendência no ano de 2024.
7. Conteúdos em vídeos:
Os vídeos vêm ganhando cada vez mais espaço ao longo dos anos. Eles têm 50 vezes mais probabilidades de serem ranqueados organicamente no Google em relação aos textos. Atualmente, uma empresa que consegue ranquear palavras-chave nas descrições e títulos de seus vídeos, consegue uma posição de destaque melhor que a concorrência que só utiliza textos nos seus conteúdos. Essa é uma forte tendência que está se expandindo no ambiente digital.
8. Utilização de Storytelling:
Contar histórias é uma maneira poderosa de conectar-se com as pessoas em um nível emocional, criando assim uma forma orgânica e mais profunda com o público que se deseja atingir. Dessa forma, você cria uma poderosa identificação dos seus consumidores junto à marca e maior relevância para o conteúdo que deseja divulgar.
9. Busca por voz e conteúdo de áudio:
A busca por voz continua crescendo rapidamente e o conteúdo em áudio, como podcasts e vídeos, está se tornando cada vez mais popular. O conteúdo de áudio pode ser usado para oferecer instruções, compartilhar histórias ou simplesmente fornecer uma experiência de escuta mais agradável.
10. Personalização de conteúdo:
A personalização de conteúdo se conecta, principalmente, à capacidade de adaptar o conteúdo às necessidades e interesses individuais dos usuários (melhorando a experiência dos usuários e aumentando as conversões). Essa personalização pode ser feita através de dados para segmentar o público e fornecer um conteúdo relevante para cada grupo que a sua empresa deseja atingir.
Utilize essas tendências para impulsionar ainda mais os seus negócios neste ano, através de um Marketing de Conteúdo que se conecte realmente com as dores e as necessidades do seu público-alvo!