Provavelmente você já ouviu falar que a Inteligência Artificial está revolucionando as lojas virtuais. Essa tecnologia dá às empresas uma vantagem competitiva, sendo acessível a qualquer tipo de negócio.
Se você pesquisar por Inteligência Artificial no Google, encontrará centenas de artigos prevendo que o mercado será dominado por essa tecnologia. Sem dúvida, o comércio eletrônico é um setor em rápida evolução, e o sucesso significa manter-se atualizado com as principais tecnologias. E definitivamente, a inteligência artificial é uma delas!
Pesquisas mostram que essa tecnologia é o futuro do varejo. Mas, mesmo diante das evidências, talvez você esteja pensando: “por que eu devo utilizar esse sistema em minha loja virtual?” A seguir, 3 motivos.
1 – Os clientes querem a personalização que a Inteligência Artificial pode oferecer
Personalização não é novidade para o comércio eletrônico. No entanto, com os avanços cada vez maiores em inteligência artificial, novos níveis de personalização começaram a penetrar no mundo das vendas online.
Seja um aplicativo móvel, o site da Web ou uma campanha de e-mail, o sistema de Inteligência Artificial monitora continuamente todos os dispositivos e canais para criar uma visão universal do cliente. Essa visão unificada permite oferecer uma experiência perfeita ao usuário em todas as plataformas.
De acordo com pesquisas, 80% dos consumidores têm mais probabilidade de fazer compras em lojas virtuais que oferecem personalização. Assim sendo, saiba que a Inteligência Artificial promove a personalização de várias maneiras, especialmente por meio do marketing.
Por exemplo, uma pessoa pode receber com mais frequência ofertas de produtos que se alinham com os itens que compra. Essa tecnologia também pode ajudar a descobrir quais itens as pessoas mais desejam e quais provavelmente não venderão tão rapidamente.
Então, sua loja virtual pode usar esses dados para atender melhor às demandas dos clientes e evitar o desperdício. Portanto, forneça aos compradores online uma experiência personalizada com base em insights de dados baseados em Inteligência Artificial, derivados do comportamento do cliente e padrões de compra online.
2 – Recuperar mais de 30% das vendas perdidas
As necessidades do consumidor estão evoluindo rapidamente a tal ponto que os varejistas lutam para acompanhar. De acordo com estimativas do setor, 30% de todas as compras online são feitas através do smartphone.
Além disso, os clientes estão cada vez mais conectados com as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp. Diante dessa realidade, as lojas virtuais estão investindo em chatbots com tecnologia de Inteligência Artificial.
Por definição, o chatbot é um programa de computador específico projetado para simular uma conversa com usuários pela Internet. Trata-se de uma abordagem amplamente desenvolvida que consegue recuperar mais de 30% das vendas perdidas, bem como gerar cadastros para o seu site, com base em seu tráfego.
Se as marcas desejam sobreviver, essa é uma das estratégias de negócios que deve ser executada. Sem dúvida, o recurso de ‘chatbots’ pode ajudar as lojas virtuais a venderem mais.
3 – Aumentar a taxa de conversão e reduzir o abandono de carrinho
Através da Inteligência Artificial é possível fazer uma análise do comportamento de cada usuário de uma loja virtual. A partir disso, o sistema recomenda o melhor produto de acordo com seus interesses. O objetivo é melhorar a experiência do cliente e aumentar a taxa de conversão.
A Inteligência Artificial também garante a criação de uma estratégia mais eficaz a partir dos dados referentes ao comportamento do visitante dentro do seu site. Assim sendo, essa tecnologia tem a capacidade de identificar até 40% do público anônimo da sua loja virtual.
Isso é importante porque reduz o abandono do carrinho e aumenta o ticket médio dos pedidos, com o uso de e-mails automatizados para recuperar os clientes.
A sua loja virtual está à frente da curva ou está ficando para trás?
Por fim, o comércio eletrônico continua sendo um campo altamente competitivo, mas não se preocupe, você pode se destacar graças à Inteligência Artificial. Da otimização operacional ao marketing, personalização e pesquisa aprimorada, essa tecnologia está moldando o futuro das compras, em ritmo acelerado.
Então, a Inteligência Artificial pode ajudar a impulsionar seus negócios, analisando automaticamente os dados do cliente, segmentando ‘personas’ com base em comportamentos, bem como tomando decisões informadas sobre quais ofertas otimizam o ROI.
Se você tem interesse em aproveitar todos os benefícios da Inteligência Artificial em sua loja virtual, entre em contato conosco.