Para um varejista, nunca foi tão fácil atingir um grande público. A venda pela web já existe há muitos anos, porém o surgimento dos marketplaces abriu um novo canal de comércio eletrônico para pequenas e médias empresas aumentarem suas receitas. Atualmente, os marketplaces são uma das principais tendências no setor de varejo, com potencial de ser o principal canal de vendas de um lojista ou complementar o faturamento da sua loja virtual.
O que é um marketplace?
Os marketplaces são plataformas que conectam vendedores e compradores. Alguns exemplos são: Magalu, Americanas e Mercado Livre. Os usuários visitam esses sites para encontrar itens de seu interesse, tendo acesso a inúmeras opções disponibilizadas por diferentes lojistas.
Portanto, se você listar seus produtos nos mais bem conceituados marketplaces, atrairá milhares de compradores devido ao alto volume de tráfego dessas plataformas. No entanto, para crescer nesse mercado é preciso adotar as melhores práticas, ou seja, aquelas que realmente oferecem bons resultados em termos de vendas. A seguir, confira 4 dicas.
1 – Diversifique seus canais de venda
Investir em um único canal de vendas como a loja física, por exemplo, não é uma boa ideia nessa era digital. A dica é diversificar, ou seja, oferecer diversos canais de venda para atrair mais clientes. Isso inclui sua loja virtual própria e a inserção de seus produtos em vários marketplaces. Essa é uma forma de ampliar seu faturamento com baixo custo.
2 – Participe das campanhas promocionais dos marketplaces
Certamente, você já foi impactado pelos anúncios de alguns marketplaces, como Casas Bahia ou Shopee. Isso não é surpresa, já que esses canais investem alto em mídia paga, principalmente em épocas comemorativas como o Natal, além de outras datas comerciais importantes no decorrer do ano.
Para os lojistas parceiros, essas plataformas oferecem a oportunidade de participação em suas campanhas promocionais de frete grátis, cupom de desconto, etc. Sem dúvida, essa é uma ótima maneira de impulsionar suas vendas.
3 – Invista em estratégias para se destacar da concorrência
De fato, a forte concorrência nos marketplaces é algo que todo o lojista deve saber lidar para atingir suas metas de venda. Ainda mais porque sua oferta de produto talvez não seja a única dentro de um mesmo site. Diante de diversas opções, os consumidores avaliam alguns critérios para decidir de qual lojista comprar, por exemplo:
– Preço do produto;
– Valor do frete e prazo de entrega;
– Reputação do lojista dentro da plataforma;
– Qualidade do anúncio.
Por esses e outros motivos, para crescer vendendo em marketplaces, é fundamental:
– Oferecer preços competitivos;
– Disponibilizar frete com valores atrativos e prazos curtos para a entrega;
– Cumprir com os prazos de envio e proporcionar o melhor atendimento possível;
– Melhorar as fotos, descrição e ficha técnica dos produtos.
4 – Contratar uma empresa de consultoria de marketplace
Os marketplaces são a maneira mais simples e rápida de aumentar a receita do seu negócio. Afinal, vender online não é mais uma escolha, hoje se tornou uma obrigação. Antes de mergulhar no universo dos marketplaces, é indicado contratar uma empresa de consultoria especializada nesse mercado para conseguir trilhar o caminho certo e assim alcançar os melhores resultados.
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