Esse artigo é especialmente dedicado a você, lojista que está prestes a dar os primeiros passos na importante tarefa de inaugurar a loja virtual.
Finalmente você resolveu abrir seu e-commerce para aproveitar esse enorme contingente de consumidores que navegam na internet em busca dos produtos que estão aprisionados na sua loja física. Ótimo, temos muito trabalho pela frente, vamos começar!
Uma das maiores vantagens de se ter uma loja virtual é a possibilidade de aparecer de forma altamente relevante para o seu público alvo, pagando absolutamente nada. Isso mesmo. Seu e-commerce pode ser divulgado em um dos canais mais poderosos da internet sem que você precise investir um único centavo pelos cliques e visitas do seu tão almejado target.
Os mecanismos de busca se transformaram no primeiro recurso para as pessoas que procuram por empresas, produtos ou serviços. Isso é resultado de uma nova orientação nos hábitos de pesquisa de produtos e preços, antes feita por meio da mídia física – páginas amarelas, classificados de jornais, anúncios em revistas. Saiba que o seu público agora pesquisa no Google, Yahoo!, Bing e outros buscadores pelo produto que você quer oferecer a ele.
Por isso, é imprescindível que a sua loja virtual esteja preparada para aparecer nesses mecanismos, atendendo às expectativas do nosso tão querido e-consumidor.
Para alcançar esse objetivo, meu conselho é que você – antes mesmo de começar a montar o seu e-commerce – comece a pensar seriamente em atender às regras básicas de SEO – Search Engine Optimization – que nada mais significa do que otimização de sites para os mecanismos de busca.
Ao começar a estudar SEO, entramos em um mundo aparentemente infinito de regras e siglas que para o leigo parece enlouquecedor, e para os apaixonados como eu, é altamente estimulante.
Seu objetivo é claro. Você precisa estar entre os primeiros cinco anúncios da primeira página de resultado de buscas dos principais mecanismos – que aqui vou chamar unicamente de Google por um motivo óbvio. Sabemos que o Google não só é o maior mecanismo de busca de produtos, empresas e serviços da internet, mas também que ele cria e modifica com frequência suas regras, chamadas algoritmos, para as quais você deve estar sempre atento se quiser que ele goste do seu site e publique sua página quando o consumidor digitar uma palavra relevante para o seu negócio.
Para facilitar a sua vida, eu organizei 5 dicas básicas para você seguir na hora de estruturar o seu site e esteja certo de que seguindo todas elas à risca, você começará a trilhar um ótimo caminho.
Hoje eu vou te dar a primeira dica que é a seguinte:
CRIAR SUA LISTA DE KEYWORDS – SAIA DA POSIÇÃO DE LOJISTA E SENTE-SE NA CADEIRA DO CONSUMIDOR
Isso mesmo! A partir de agora você deve esquecer o verbo vender e começar a conjugar o verbo comprar.
Vamos começar a treinar da seguinte forma: Imagine que você tem uma pet shop e quer que a sua coleira antipulgas apareça no Google entre os primeiros resultados de busca – lembrando que não estar entre os primeiros não serve para nada.
Sentado na cadeira do consumidor, pense como você digitaria essa busca no Google se fosse ele. Que termos você usaria? de que forma você poderia organizar as palavras? Com certeza você já listou algumas possibilidades. Guarde essa lista e treine sua mente para ampliá-la a cada dia. Pense em inúmeros termos não só os óbvios, como “coleira antipulgas”, mas também em termos secundários ligados a esse assunto, como “parasitas de cachorros” por exemplo. Dessa forma você estará criando uma ferramenta poderosa: a sua lista de KEYWORDS ou palavras-chave para inserir nas METATAGS – que são utilizadas na abertura e fechamento do código HTML e têm o papel de indicar ao Google o assunto principal de cada página. As principais metatags são: title tag, meta description e keywords e vamos falar de todas elas em outra oportunidade.
A ótima notícia porém é que essas palavras-chave não serão utilizadas somente nas metatags. Elas farão parte de todo o conteúdo da sua página, na descrição do produto e em conteúdo informativo que você pode criar para manter o e-consumidor mais tempo no seu site e mostrar a ele que a sua loja é especialista no assunto que o interessa. Isso vai servir para estimular o seu retorno, gerando relacionamento e transformando a sua loja em uma autoridade para ele.
Gostou da primeira dica? Então volte na próxima semana para ler a segunda dica.
Agora é hora de treinar bastante. Foco no seu objetivo e até a próxima!