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5 Dicas de SEO para turbinar sua loja virtual – parte 2

  • Categoria do post:E-Commerce

Hoje eu vou dar outra dica de SEO para quem deseja colocar sua loja virtual nos primeiros resultados do Google e outros mecanismos de busca. Se você perdeu a primeira dica, pode conferir aqui.
E a segunda dica é:

APRENDA A APLICAR ALGUNS RECURSOS INDISPENSÁVEIS DE SEO PARA OTIMIZAR SUAS PÁGINAS.

Vamos falar aqui de title, meta description, meta keywords, meta robots, alt tag e text tag, sitemap, URL canonizada e de como cada um desses elementos vai ajudar o seu site a ser aprovado pelos mecanismos de busca.

TAG TITLE
Considerada um dos itens que mais influencia o posicionamento do site nos buscadores, a tag title é na maioria das vezes exibida no título do resultado de busca, em azul. Essa tag também serve como título da página no site, aparecendo quando você posiciona o mouse na aba do navegador Chrome. Por isso, se você deseja que o site esteja bem posicionado no Google para uma determinada palavra-chave, ela deve constar obrigatoriamente na tag title e é muito importante que você escolha uma única página para cada palavra-chave, tornando a experiência do usuário muito mais precisa.
Ao criar sua tag title, leve em conta que sua frase deve ser eficiente tanto para o robot do buscador quanto para o usuário, por isso, além de usar a palavra-chave, seja também vendedor, use termos que atraiam o consumidor.
Inicie sempre com a palavra-chave e utilize de 50 a 68 caracteres, caso contrário, a frase não será totalmente exibida no título.
Usando o exemplo da nossa coleira antipulgas, eu vou criar abaixo uma tag title para a página desse produto, considerando que ela se chama Dog Feliz e minha loja se chama Happy Pet.
Coleira antipulgas Dog Feliz pelo menor preço na Happy Pet
Simples, não? Então faça isso para todas as suas páginas, com bastante paciência e inteligência.

META DESCRIPTION
Essa tag é responsável pela descrição do seu anúncio no buscador. Ela constrói o texto que virá logo abaixo do título quando a palavra chave for digitada. Por isso, utilize aqui um call to action, ou seja, um convite para a ação. Tente estimular o interesse do usuário em conhecer mais sobre o conteúdo da página, para aumentar a visitação do seu site.
Importante: use a palavra-chave de cada página na meta description uma única vez.
Você pode usar até 156 caracteres, mas tente ser mais breve para que o resultado não apareça com reticências. Forme uma frase vendedora com os primeiros 50 caracteres. Isso será muito útil caso a página apareça nos sitelinks – que são subdivisões do anúncio automaticamente criadas pelo Google.
Eu faria assim para a nossa coleira:
Aproveite a oferta! Coleira antipulgas Dog Feliz com desconto na Happy Pet. Compre agora.

META KEYWORDS
Nada mais são do que as palavras-chave que eu mencionei no artigo anterior. Embora de forma isolada elas não sejam mais consideradas relevantes para o Google, é importante que você esteja sempre atualizado sobre os termos utilizados para pesquisar o seu segmento, seja para utilizá-los em campanhas, ou para construção de conteúdo relevante nas suas páginas.

META ROBOTS
Trata-se de uma espécie de tutorial que serve de comando para orientar os robots dos buscadores, agilizando o seu percurso na página. Cada página deve ter o seu meta robot. Veja abaixo alguns exemplos:
INDEX e NO INDEX – Comando para que o robot indexe a página, ou seja, considere-a nos resultados, ou não.
FOLOW e NO FOLOW – Comando indicando que o robot deve ou não seguir um link para descobrir novas páginas relevantes para a busca.
NOIMAGEINDEX – Comando para que o robot não indexe a imagem contida na página.

ALT TAG E TEXT TAG
Essas tags são utilizadas nas imagens da página. Como sabemos, os robots não lêem imagens, por isso precisamos indicar o seu conteúdo de forma inteligente para que eles considerem as imagens como algo relevante para o termo buscado.
O ALT TAG fornece uma descrição alternativa para a imagem, recurso que também é muito útil quando a imagem não carrega e o usuário pode ler sobre o que ela trata. Por esse motivo, devemos usar aqui uma descrição bem resumida e clara, incluindo sempre a palavra-chave principal.
O TEXT TAG é o texto que fornece um título para a imagem e serve para configurar o Tooltip – aquela caixinha que aparece quando posicionamos o mouse sobre a imagem. A descrição aqui pode ser mais detalhada, também utilizando a palavra-chave principal.
Uma dica importantíssima para a otimização de imagens está no próprio nomeamento dela. Ao salvar uma imagem para o seu site, inclua sempre a palavra-chave principal no nome do arquivo. Nunca caia na tentação de subir uma imagem com o título 12778632476 ou NDJFHGETUND!

SITEMAP
Os Sitemaps servem de guias que facilitam a indexação de todas as páginas publicadas no site, informando todos os seus links aos motores de buscas. Isso é muito útil para minimizar o tempo de descobrimento das páginas, especialmente aquelas que tenham conteúdo dinâmico.

URL CANONIZADA OU AMIGÁVEL
A URL serve para fornecer o endereço da página, sendo por isso um dos
elementos primordiais que influenciam no rankeamento da loja virtual.
Os robots identificam palavras-chave a partir da URL, por isso é imprescindível que ela seja bem descritiva, apresentando de forma clara o conteúdo da página. Quanto mais amigável for a URL, melhor para o Google, portanto evite manter nela termos que nada acrescentem à busca.
Na página da coleira Dog Feliz, a URL poderia ser assim:
www.happypet.com.br/coleira-antipulgas-dog-feliz-medicamentos

Repare que as palavras são separadas por hífen e que não existe na URL nenhum termo irrelevante para a busca.
Quanto mais limpo melhor!

Então? Esse post ajudou você a entender melhor de SEO para lojas virtuais?
Fique ligado que a terceira dica virá em breve!
Até mais 🙂