Diante da necessidade crescente de uma alta competitividade entre as organizações dos mais variados segmentos de mercado, a divulgação de seus produtos ou serviços tornou-se cada vez mais agressiva com a busca de meios criativos para se destacar e atrair a atenção do consumidor (seja no ambiente online ou offline).
Hoje, somos continuamente bombardeados pelos canais de comunicação das empresas com um imenso volume de informações e conteúdos influenciados por estratégias de marketing cada vez mais pautadas por uma abordagem seletiva e que cause uma reação imediata, onde reavaliamos nossas prioridades de consumo e hábitos pessoais.
Esse foco em provocar uma reação de consumo e também criar, ao mesmo tempo, uma rápida e persuasiva identificação com uma marca é o que chamamos de Marketing de Guerrilha. Neste artigo, apresentamos algumas dicas sobre essa estratégia de sucesso adotada pelas empresas.
O que é o Marketing de Guerrilha?
Criado pelo publicitário Jay Conrad Levinson no final dos anos 70, o Marketing de Guerrilha é uma estratégia totalmente focada na publicidade criativa e pouco convencional de um produto ou um serviço, sendo a origem de suas técnicas inspirada pela Guerra do Vietnã (onde os vietnamitas que tinham um poder de fogo bem menor, conseguiram superar seus adversários americanos com bastante criatividade tática).
A ideia principal da adoção dessa estratégia pelas empresas é aumentar significativamente o impacto da sua ação de marketing sobre o seu público-alvo, através de técnicas de abordagem não convencionais e que não necessitam necessariamente de um alto investimento.
O Marketing de Guerrilha é feito para ser tão chamativo que a sua ação seja praticamente impossível de ser ignorada (criando assim uma impressão duradoura na mente dos clientes).
7 dicas importantes para você adotar no seu Marketing de Guerrilha:
A necessidade de inovação é uma constante em qualquer tipo de segmento, principalmente quando se trata de empresas iniciantes ou de empresas que desejam expandir o seu alcance para um número maior de clientes. Por isso, é importante adotar algumas ações para que o seu Marketing de Guerrilha alcance resultados expressivos:
1. Conheça bem o seu público-alvo
Antes de mais nada, é fundamental que você conheça em detalhes o seu público-alvo para só então, a partir daí, adotar o Marketing de Guerrilha para os seus negócios. Com essas informações em mãos sobre os valores e as necessidades do seu cliente, você poderá impactá-lo com mais assertividade e alcançar melhores resultados.
2. Siga as suas origens
O Marketing de Guerrilha precisa estar de acordo com o segmento do seu negócio. Enquanto algumas ações conseguem ser mais efetivas através de uma comunicação mais descontraída, outras fazem uma abordagem usando uma fórmula mais séria. O importante é que a sua mensagem seja autêntica e identificada com o que o seu público deseja ver/ouvir de você.
3. Busque parcerias
Para a divulgação de um produto ou serviço, sua empresa também pode contar com uma ação de guerrilha que dá bastante resultado: a parceria de uma outra empresa para a divulgação do seu produto ou serviço (é o que chamamos de co-marketing). Redes de fast food, por exemplo, usam a parceria de outras empresas para alavancar as vendas de seus “combos” de lanches (como a exclusividade nas suas lojas e a inclusão de uma determinada marca de refrigerante na montagem do seu “combo” promocional).
4. Seja original
A sua empresa até pode se basear em “cases” de sucesso de outras empresas bem sucedidas para montar a sua estratégia de Marketing de Guerrilha, mas sempre é bom apostar em ideias originais e criativas para atrair e fidelizar os seus clientes. Quanto mais original for a sua ideia de abordagem, maiores serão as chances de se destacar no seu mercado de atuação.
5. Aposte na interatividade
Alguns tipos de produtos podem ser divulgados de forma mais atraente e chamativa. Um ótimo exemplo é quando a sua empresa oferece a possibilidade de um contato direto com o público, ou seja, quando ele experimenta com seus próprios olhos o que está sendo ofertado (para que ele viva a experiência e tome uma decisão imediata para a sua aquisição). Interagir diretamente com o seu produto no ponto de venda pode ser uma forma convencê-lo.
6. Surpreenda as pessoas
O grande diferencial do Marketing de Guerrilha é pegar as pessoas de surpresa e surpreendê-las com algum tipo de ação inesperada. Dessa forma, a experiência delas se torna memorável. Usar espaços públicos internos e externos pode ser um excelente meio para marcas que desejam ser o centro das atenções para a divulgação de um produto ou serviço. Pode ser a fachada de uma loja ou um ponto de interação com o público dentro dela.
7. Avalie bem os resultados
Procure utilizar ferramentas de monitoramento para acompanhar detalhadamente a repercussão das ações do seu Marketing de Guerrilha. As redes sociais são um dos ambientes mais utilizados pelas empresas devido ao seu imenso poder de divulgação “boca a boca”. Use as métricas que você já adota para ver os resultados da sua empresa (isolando o período da campanha de guerrilha) para comparar com o desempenho tradicional que vem sendo adotado nos últimos meses.
Aposte no Marketing de Guerrilha para a promoção efetiva do seu negócio. Pode ser no seu ponto de venda, um outdoor, banner, panfleto, comercial de rádio/tv ou divulgação nas redes sociais. O importante é ser criativo e inovador na sua comunicação para que o seu público-alvo se sinta instigado a conhecer e acompanhar a sua marca. Vale a pena investir nessa ação!