As mulheres sempre tiveram um importante papel para a construção e a evolução de uma sociedade mais igualitária. Independente de suas áreas de atuação, elas vêm contribuindo para fortalecer cada vez mais o nosso mercado de trabalho, transmitindo seus conhecimentos, mostrando sua sensibilidade, ditando tendências e transformando o “status quo” de toda uma nova geração de profissionais com a excelência de suas performances.
Dessa forma, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), destacamos neste artigo o trabalho de oito mulheres influentes que contribuem para fazer a diferença no mundo do Marketing.
Hoje, elas são exemplos de profissionalismo, criatividade, eficiência e inovação, servindo de grande inspiração para quem atua neste setor cada vez mais relevante para a otimização e o crescimento de vários negócios em nosso país. Vale a pena conhecer um pouco sobre elas!
Protagonismo feminino que representa e inspira outras mulheres na área de Marketing:
1. Nina Silva
Ela é fundadora do Movimento Black Money (MBM), um hub de inovação e que tem como foco principal a inserção da comunidade negra na era digital. Entre outras atuações do MBM, destaca-se a oferta de cursos de Gestão, Marketing Digital, Programação Básica e Educação Financeira (indispensáveis para profissionais e empreendedoras que desejam se destacar no mercado atual).
Nina Silva possui mais de 15 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação e contribuiu com seu trabalho para empresas como Petrobrás, Heineken, L’Oreal, Honda e ThoughtWorks. É considerada pela Forbes como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil, estando entre as 100 pessoas negras mais influentes do mundo com menos de 40 anos.
Além de empreendedora e especialista na área de TI, Nina atua como palestrante em eventos importantes como as famosas Campus Party, HSM Expo e RD Summit. É ainda colunista do “MIT Sloan Management Review Brasil” e membro da diretoria da Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras.
2. Martha Gabriel
Detentora de um dos currículos e experiências profissionais mais ricos da atualidade, Martha Gabriel já possui seis livros publicados, entre eles os best sellers “Marketing na Era Digital”, “Educar: A (R)Evolução Digital na Educação” e “Você, Eu e os Robôs” (sendo duas vezes finalista do conhecido Prêmio Jabuti).
Com uma formação acadêmica bem diversificada, ela possui títulos nas áreas de Engenharia (Unicamp), Marketing (pós graduada pela ESPM), Design Gráfico (Belas Artes) e Artes (mestre e PHD pela ECA/USP). São 11 prêmios iBest, mais de 70 palestras no exterior (sendo algumas consideradas as melhores dos congressos que fizeram parte), speaker TEDx (com palestras abordando temas como Inteligência Artificial, Transformação Digital e Inovação).
Embaixadora no Brasil da “Geek Girls Latam”, ONG de fomento de educação tecnológica para garotas focando na diminuição da inequidade e no aumento da diversidade nas áreas STEM (science, technology, engineering, mathematics), trabalhou para clientes de diversas marcas e organizações, como: C&A, Fundação Roberto Marinho, Google, IBM, Banco do Brasil e Coca-Cola. Suas palestras, cursos e consultorias ajudam inúmeros profissionais a encontrar caminhos que integram Gestão, Marketing, Educação e Carreira na Era Digital.
3. Ana Couto
Ana Couto é designer, mestre em Visual Communication, especialista em branding e formada pela Harvard University em Owner/ President Management Program. Em 1993, fundou a sua própria agência para aplicar todos os seus conhecimentos como designer na gestão e no fortalecimento de marcas e, desde então, vem expandindo seu mix de serviços para o mercado de Marketing e Publicidade.
Em uma pesquisa realizada sobre o “Panorama das Agências Digitais 2020”, é considerada uma referência em branding pelos seus mais de 25 anos de atuação com marcas como Itaú Unibanco, P&G, L’Oréal, Caixa Seguradora e Youse, em nível nacional e internacional, fazendo parte de um seleto grupo de 10,36% das agências brasileiras.
No seu valioso currículo estão algumas importantes premiações, como: “Wave Festival” (2011), “IDEA Brasil” (2011/2013/2014), “Profissional do Ano de Comunicação” (Design da Associação Brasileira de Propaganda – 2013). Ela também é responsável pelo lançamento da plataforma de inovação LAJE, que visa mudar o mindset de negócios no Brasil.
4. Ana Tex
Com mais de 15 anos de carreira, Ana Tex é considerada uma referência quando se fala em empreendedorismo digital no Brasil. Criadora e mentora de um treinamento on-line bastante completo sobre Gestão de Mídias Digitais, ela tem contribuído significativamente para que mais mulheres se tornem aptas a trabalhar no cenário digital e também auxiliá-las na conquista da sua liberdade financeira.
Ana é palestrante do SEBRAE e mentora de negócios na “Founder Institute”, atuando também como professora de pós-graduação (formando mais de quatro mil alunos em todo o mundo). O seu livro “Desperte o seu conhecimento milionário” é um sucesso de vendas.
5. Lisiane Lemos
Lisiane Lemos é também uma grande referência de mulher no Marketing Digital, estando no Top Voices no LinkedIn. Ela é Business Development Manager do Google,consultora da UNESCO e também atua como uma das pessoas mais influentes com menos de 30 anos, segundo a Revista Forbes.
Além disso, Lisiane é professora de MBA e também cofundadora da Rede de Profissionais Negros e do Conselheira 101 (iniciativa 100% digital que impulsiona mulheres negras em conselhos de administração). É um grande exemplo de profissional que vê a transformação digital como uma forma de mudar vidas e carreiras (principalmente de pessoas negras).
6. Liliane Ferrari
Reconhecida consultora de estratégia de projetos digitais com foco em Mídias Sociais e Marketing de Influência para marcas de diferentes segmentos e portes, Liliane Ferrari foi apontada, em 2009, como uma das 10 mulheres mais influentes da internet no Brasil (pelo portal Ig e a Revista TPM). Foi escolhida também para representar o Brasil no “BBC Live Nation Day Digital” (2012) e, recentemente, entrou na lista dos 100 especialistas que marcaram a história da internet brasileira (pela Locaweb).
A sua filosofia de trabalho é voltada à humanização do Marketing, tema principal das suas aulas, cursos, palestras e reflexões. Segundo ela, humanizar não se trata de aprender um apanhado de técnicas e apertar um botão, mas envolve um olhar amplo e realmente humanista aliado a uma prática ética de negócios verdadeiramente empáticos e centrados nas pessoas.
7. Emília Chagas
Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, Emília Chagas faz parte das mulheres inspiradoras do Marketing Digital brasileiro e se destaca por ser a fundadora da “Contentools”, uma das maiores plataformas de Gestão de Conteúdo, criada em 2013, época em que o Marketing de Conteúdo ainda estava praticamente engatinhando no país.
Ela revolucionou o mercado da comunicação com uma plataforma que tornou o dia a dia dos profissionais de marketing muito mais simples (fazendo uma ponte essencial entre as empresas que buscavam Marketing de Conteúdo e os profissionais que produziam). Ao longo dos anos o seu projeto tornou-se tão bem-sucedido, que se transformou na primeira plataforma de Marketing de Conteúdo da América Latina. Hoje, Emília é cofundadora do projeto “Growth Boulevard”, na Califórnia. A brasileira garante o seu merecido lugar na lista de mulheres para se inspirar!
8. Bia Granja
Bia Granja é cofundadora e CCO do YouPix, um negócio voltado ao hub digital de conteúdo e entretenimento, desenvolvendo pesquisas, prestando consultoria e outros serviços para marcas querendo usar Marketing de Conteúdo. Atualmente, a empresa atua em diversas frentes, como: educação do mercado, consultoria, realização de eventos e programa de incentivo para criadores.
Em 2013, Bia foi eleita pela Revista Época como integrante da lista de 100 brasileiros mais influentes, assim como uma das 25 pessoas mais influentes da internet pela Revista Galileu. Também foi considerada a 6ª pessoa mais inovadora em Marketing e Comunicação, pela Meio & Mensagem/Proxxima.
Em tempos de várias discussões sobre como a diversidade e a inclusão são importantes nas empresas, é sempre importante falar sobre a presença de mulheres inspiradoras no Marketing. Mais do que um reconhecimento à sua atuação, esta é uma pauta necessária e que deve ser vista como uma prioridade por todos nós!