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Aprenda a montar um fluxo de nutrição por email marketing para fechar mais vendas

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas têm focado suas estratégias de vendas na construção de um relacionamento mais próximo e contínuo com seu público-alvo.

E uma das melhores estratégias de conversão de leads em clientes é o fluxo de nutrição. Trata-se de uma ação de marketing digital onde a sua empresa faz uso do email marketing, um canal de comunicação bastante utilizado para chegar a diferentes públicos.

Neste artigo, mostramos a você como montar um fluxo de nutrição por email marketing para que a sua empresa venda mais e obtenha os melhores resultados.

O que é o fluxo de nutrição?

O fluxo de nutrição consiste em uma sequência de emails de relacionamento que são enviados para os clientes em potencial de uma empresa com um determinado objetivo. Pode ser para realizar uma venda, divulgar um novo produto ou promover um evento entre outras coisas.

O que se quer, através dele, é que o destinatário do email marketing acesse o site da marca, o seu e-commerce ou outro canal de comunicação, para que o objetivo se concretize. Para alcançar esses objetivos, não é enviado apenas um email, mas vários, a fim de convencer gradativamente o cliente em potencial a realizar a ação desejada.

Como você deve aplicar o fluxo de nutrição?

1. Planejamento:

Determine o objetivo do envio do email marketing para a lista de contatos da sua empresa (seja ele quantitativo ou qualitativo). Ao identificá-lo, defina a melhor forma de colocar a ação em prática, escolhendo a melhor periodicidade de envio (procure criar um calendário editorial, pois os emails não devem ser enviados um logo após o outro).

2. Segmentação:

É importante segmentar o fluxo de nutrição, principalmente se o seu público for amplo. Crie uma sequência de e-mails para um grupo de clientes em potencial com determinadas características e outra sequência para quem possui outros atributos.

3. Linguagem:

Na hora de segmentar o público, use diferentes linguagens para qualificar a comunicação com os leads. Apenas siga algumas dicas que são padrão para todos, tais como: aparecer o nome de cada um no topo do email marketing e priorizar um tom de voz no seu conteúdo semelhante a uma conversa. Outra dica valiosa é que o email da empresa não apareça como “vendas@sua empresa.com.br”. (no lugar de vendas, o ideal é aparecer o nome do profissional responsável pela ação).

4. Gatilho:

Escolha qual a ação que desencadeará o envio do seu email marketing, ou seja, qual o critério de entrada do seu fluxo. Nesse sentido, é vital que você conheça bem a ferramenta de automação e saiba quais ações do lead você consegue “seguir” ou identificar. As mais comuns são:

– O lead preencheu um formulário;

– Recebeu um rótulo;

–  Recebeu, abriu ou clicou em um email;

– Fez o download de algum material;

– Visitou uma página específica.

5. Autoridade:

É preciso que o conteúdo do seu email marketing seja bastante persuasivo. Além de mostrar as vantagens do seu produto ou serviço, inclua informações relevantes a respeito do assunto a ser abordado. Assim, o leitor entende que a sua empresa é especialista no ramo e, por isso, possui total credibilidade. Crie textos relevantes, originais e que chamem a atenção do seu público.

6. Analise os resultados e faça otimizações:

Você deve avaliar com clareza os pontos fortes e fracos de cada etapa da jornada de compra, a captação de leads e tudo que envolve o processo de fluxo de nutrição. Por isso, é preciso que você acompanhe continuamente o desempenho dos seus emails e o real efeito que eles causam para o resultado dos seus negócios. Assim, é importante que você tenha métricas mensalmente, trimestralmente e anualmente (essa rotina irá lhe ajudar a encontrar falhas e oportunidades de melhoria).

Quais são os principais benefícios de montar um fluxo de nutrição por email marketing?

– Otimização de entrega de conteúdo:

Utilizando fluxos de nutrição por email marketing, você entrega a mensagem certa, para as pessoas certas, no momento certo, identificando em qual etapa do funil de vendas estão os seus leads e que tipo de mensagem pode levá-los para a sua tomada de decisão.

– Economia de tempo:

Ao utilizar uma estratégia de nutrição de leads, você pode executar várias tarefas importantes automaticamente e o seu time de vendas pode dar mais atenção aos contatos que possuem um maior potencial para se tornarem clientes.

– Melhoria da taxa de conversão:

Através de uma comunicação frequente e relevante, você consegue manter seus clientes potenciais bem mais próximos da sua empresa, contribuindo para a sua conversão como novos consumidores.

Como você pode observar neste artigo, os fluxos de nutrição servirão para educar os seus leads e ainda ajudar a sua equipe comercial a vender de forma muito mais e de maneira eficaz!