No intuito de se manterem cada vez mais competitivas e fortalecerem ainda mais o seu relacionamento com leads e clientes, as empresas têm utilizado o e-mail marketing como uma valiosa ferramenta em suas estratégias de marketing (segmentando o seu público e produzindo conteúdos que atraiam a sua atenção com a divulgação de seus produtos ou serviços), seja qual for o seu nicho de mercado.
Segundo uma pesquisa realizada pela Campaign Monitor, 89% dos profissionais da área consideram a utilização do e-mail marketing como uma estratégia bastante eficiente e de custo acessível, principalmente para a conversão. Ao olharmos para as empresas B2B, esses números são bem semelhantes, de acordo com a Imagination: 83% usam newsletters como parte essencial de sua estratégia de conteúdo.
Quais são as vantagens do E-mail Marketing na sua estratégia?
Uma estratégia de e-mail marketing bem estruturada pode aumentar significativamente as suas vendas, aproximando o consumidor da sua marca e ajudando também a fidelizá-lo. Veja, abaixo, alguns benefícios que a sua empresa passa a contar:
– Aumento de tráfego para o seu site;
– Reforço do posicionamento da sua marca;
– Criação de conteúdos em diversos formatos de texto e vídeos;
– Envio de mensagens personalizadas e segmentadas;
– Possibilidade do seu conteúdo chegar diretamente para o seu público (sem interferência de algoritmo de redes sociais);
– Obtenção de dados para mensurar seus resultados de campanhas de marketing;
– Acompanhamento em tempo real.
Como elaborar uma boa estratégia para o seu E-mail Marketing?
Tenha em mente que você e sua equipe devem se preparar com antecedência para a elaboração da sua estratégia de e-mail Marketing, pois esse trabalho começa bem antes do envio da sua mensagem. Entenda, a seguir, como preparar uma estratégia bem estruturada e que traga bons resultados para a sua empresa:
1. Tenha uma base de e-mails:
Obter uma lista de destinatários é o primeiro passo para montar a sua estratégia. E aqui vai um lembrete: fuja da compra de listas, pois o envio de conteúdo para quem não aceitou receber o seu e-mail marketing vai contra a Lei Geral de Dados Pessoais (LGPD) e, ainda por cima, traz pouquíssimos resultados efetivos. Invista na produção de conteúdos que captem esses dados organicamente (publicações em blog, redes sociais e, principalmente, landing pages).
2. Defina qual será o E-mail Server Provider:
Hoje, existem inúmeras ferramentas de disparo de e-mail marketing, seja na versão gratuita ou paga. Leve em consideração as funcionalidades disponíveis (segmentação de listas, personalização de texto, análise de métricas em tempo real, testes A/B e todas as informações relevantes para sua marca). Além disso, pesquise sobre a reputação da empresa que oferece esses serviços e se existe suporte para suas principais dúvidas.
3. Ofereça conteúdos relevantes:
O tipo de conteúdo da sua mensagem é fundamental para tornar o e-mail marketing relevante e fortalecer o relacionamento com o seu público (conheça bem a sua persona, suas preferências e as linguagens mais adequadas). Além disso, avalie qual o tipo de e-mail marketing que será utilizado em cada envio, como: newsletter, promocional ou sazonal, entre outros.
4. Invista no design das peças:
O design a ser escolhido para o envio do seu conteúdo deve seguir, preferencialmente, a identidade visual da sua marca, pois a padronização ajuda muito a fortalecer sua imagem (além de apresentar a sua mensagem de uma forma mais atrativa para encantar o seu público). Utilize frases curtas para não cansar a leitura e imagens fortes que chamem a atenção.
5. Opte pela segmentação do seu público:
Segmentar o público significa entender o perfil e as preferências do seu destinatário. Avalie sempre quais os pontos que devem ser mais relevantes na sua mensagem e busque se manter atualizado sobre os seus leads e o que eles desejam ver/ouvir de você. Conte com um sistema CRM integrado à sua plataforma de e-mail marketing, garantindo assim a atualização dos dados de clientes.
6. Personalize seus e-mails:
Utilize variáveis como o nome do lead e o assunto de interesse dele (essas informações fazem com que haja mais abertura). Invista na divulgação de produtos ou serviços que motivem o seu interesse em conhecê-los melhor e adquiri-los mais adiante (a ponto de se tornarem propagadores orgânicos da sua marca para outros consumidores). Invista na produção de conteúdo com dicas sobre o seu segmento, e-books exclusivos, workshops ou qualquer ideia que leve o seu lead a se interessar em abrir seu e-mail marketing.
7. Faça uma análise contínua dos resultados:
Estude o melhor horário de envio do seu e-mail marketing, bem como sua frequência de disparo. O ideal é conseguir um equilíbrio na quantidade para que você não perca as oportunidades de atrair e engajar o seu público. Reúna todas as métricas e verifique quais as mudanças que geraram os melhores resultados. Teste diferentes estratégias para ver o que funciona mais com o seu cliente potencial.
8. Tenha sempre um bom CTA
É fundamental que o seu e-mail marketing tenha um CTA (“Call to Action”) para direcionar o público ao objetivo da sua peça de divulgação. A próxima ação do lead pode ser conhecer o seu catálogo de produtos ou serviços, direcionar a uma landing page ou baixar materiais gratuitos entre outras coisas. Invista em botões de destaque para chamar a atenção e estudar a melhor posição (de preferência na primeira metade do seu e-mail) para facilitar a sua visualização. Do Utilizar gatilhos mentais, como um “acesse agora”, provocam na mente do destinatário da sua mensagem um “senso de urgência”.
Como você pode notar, as estratégias de marketing em relação ao envio de e-mail marketing envolvem diversas variáveis, onde você e sua equipe devem avaliar o momento atual que a sua empresa está, bem como os objetivos que devem ser alcançados. Escolha a melhor forma de utilizar essa poderosa ferramenta e consolide ainda mais o seu relacionamento com o seu cliente.