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As maiores inovações tecnológicas para E-commerce em 2019

O ano de 2019 começou, e já podemos antever mudanças e adaptações significativas no mundo das vendas, seja no campo físico, seja, principalmente, no campo online. Se você está interessado em saber como será mais ou menos o panorama para novas tecnologias no segmento do E-commerce, continue acompanhando a leitura.

O autoatendimento cada vez mais presente

Os pontos de venda diretos em lojas físicas estão ficando cada vez mais comuns devido à tendência das compras online. Da mesma forma que é muito simples comprar algo usando apenas alguns cliques (muitas vezes, no próprio celular), um ponto de venda direto com autoatendimento nas lojas garante comodidade e praticidade ao consumidor, já que este não precisa pegar filas ou simplesmente esperar demais para falar com um único atendente. E, isso sem contar que a interação do cliente com outras opções que a loja oferece, fica ainda mais evidente, mostrando o quanto pode ser positivo migrar o autoatendimento de um ambiente online para um físico.

Menos diferenças entre lojas física e online

Já ouviu falar em um conceito chamado Omnichannel? Pois bem, trata-se de uma estratégia de comunicação e venda onde há a interação de diversos canais. O intuito? Proporcionar uma melhor experiência para o cliente. Ou seja, cada vez mais integração entre ambientes online e offline. Lembrando que esse processo deve acontecer da maneira mais natural possível, o que ajuda, inclusive, a manter o nível de competitividade da loja.

A Inteligência Artificial está com tudo

A Inteligência Artificial já é uma realidade no mundo corporativo e do comércio há um bom tempo, e, a partir de agora, a sua importância para os negócios, tanto no varejo offline, quanto no E-commerce, tendem a aumentar. São ações que envolvem desde processos mais densos de fabricação e distribuição, até vertentes que tendem a ser muito exploradas daqui pra frente, como machine learning e assistentes virtuais.

Lojas físicas virando show rooms

Uma das principais intenções para quem trabalha no comércio, seja ele físico ou virtual, é oferecer a melhor experiência possível para o cliente, e, nesse sentido, o conceito de Show Room se destaca. Isso porque o processo da venda, em si, passa a ficar mais sofisticado, com um espaço próprio onde o consumidor pode escolher, provar e comprar um item qualquer, sendo este encaminhado diretamente para a residência do consumidor.

A facilidade do mercado em nichos

Atender a um público mais segmentado ajuda de diversas formas. Uma das vantagens é que, por saber com mais detalhes quem é o seu público-alvo, você pode se preparar para atendê-lo de uma forma melhor e mais completa. Um bom exemplo disso é o mercado de alimentos, que oferece comidas para pessoas intolerantes à lactose, veganas, e por aí vai.

A Internet das Coisas (IoT) veio para ficar

Esse talvez seja um dos assuntos mais comentados nos últimos anos quando se trata de comércio eletrônico. A Internet das Coisas é um conceito que se refere à conexão digital de objetos cotidianos com a internet. Os objetos são muitos: acompanhar atividades do consumidor, mapear preferências e identificar necessidades reais. Isso sem contar a possibilidade de oferecer promoções exclusivas através de determinados aplicativos.

A experiência da realidade aumentada

A realidade aumentada, em pouco tempo, transformou-se numa forte aliada para ajudar a proporcionar uma melhor experiência para o consumidor, como, por exemplo, deixar que este tenha contato com o produto que deseja através de dispositivos móveis. Com isso, a barreira entre o online e o offline começa a ser quebrada.

Possibilidades inéditas de entrega

Talvez, você já tenha visto em sua cidade a presença de lockers, uma das várias formas de entrega inovadoras que estão sendo praticadas por aí. A tendência é que esses “armários” fiquem mais populares ao longo dos anos, bem como a entrega via drone, que, inclusive, já está em teste no Brasil através da Amazon para o recebimento de medicamentos.

Chatbots aqui e acolá

Cada vez mais presente na interação com os consumidores, há uma estimativa da Gartner Group de que até 2020, esses “robôs” já estejam inteiramente integrados à realidade do E-commerce. Não é pra menos: nesses últimos anos, vem aumentando o número de aplicações de Inteligência Artificial, o que garante alguns benefícios excelentes, como redução de custos e produtividade aumentada.

A força do Big Data

Essa daqui já é uma das estratégias mais usadas pelas lojas online. O que não chega a ser uma surpresa, pois essa tecnologia auxilia bastante na gestão de dados de toda e qualquer organização. Como? Na abordagem mais precisa ao cliente com, base em seu perfil, na diminuição de custos, etc. Isso sem contar da otimização de resultados através de campanhas e promoções, em especial, em períodos sazonais do ano.

O Mobile Commerce na crista da onda

Você sabia que a maior parte dos responsáveis pelas vendas online são justamente os smartphones e outros aparelhos móveis? Pois é, eles se tornaram não somente essenciais para a nossa vida cotidiana, como também para o E-commerce como um todo. Assim, pode-se alcançar um público bem maior nos negócios. Ou seja, as lojas online precisam, a partir de agora, pensarem em sites responsivos adaptados para mobile, fornecendo uma navegação prazerosa para o seu consumidor.

Ninguém para mais os marketplaces

Você quer vender online, mas não tem como investir em um E-commerce próprio no momento? Não se preocupe. Existem os marketplaces que podem ajudar você, em especial, para quem deseja apostar em um negócio bem setorizado, de nicho. Além, é claro, das vantagens que esses espaços virtuais trazem, como fácil administração e geração de uma maior visibilidade.

Dicas dadas, agora é entrar com força no E-commerce, que 2019 promete muito. E se você desejar criar ou impulsionar uma loja virtual, conheça a consultoria de e-commerce da B2 Rocket.