Você está visualizando atualmente Atendimento pelo Whatsapp: dicas para vender mais

Atendimento pelo Whatsapp: dicas para vender mais

Hoje, existem inúmeras maneiras de comercializar um produto ou serviço pela Internet. Muitas plataformas digitais são utilizadas com esse objetivo, mas havia uma que não era bem explorada até pouco tempo: o WhatsApp.

No entanto, cerca de 1.500 milhões de usuários ativos, bem como a criação do WhatsApp Business, são motivos suficientes para você aprender a vender por meio desta plataforma de envio de mensagens instantâneas.

Diversificar os canais de atendimento é fundamental para aumentar o alcance do seu negócio. Para isso, considere as características do seu público-alvo. Portanto, o ideal é focar em canais onde seus potenciais clientes estão mais concentrados. Certamente, o WhatsApp é um deles.

Vale a pena fazer atendimento via WhatsApp?

Sem dúvida, um dos grandes desafios das empresas é proporcionar um ótimo atendimento digital. Nesse contexto, o WhatsApp surge como opção para garantir a satisfação dos clientes, em conjunto com outros canais de atendimento.  

Pelo fato de ser tão popular entre os consumidores, esse canal atua de forma determinante para um atendimento humanizado. Dessa forma, tem potencial de atrair e converter leads, bem como retê-los, a partir de estratégias de marketing para a fidelização do cliente.

No entanto, para aproveitar todos os benefícios oferecidos pelo WhatsApp, as empresas devem usar as melhores práticas de atendimento. Confira algumas dicas.

Instale o WhatsApp Business 

O WhatsApp Business é uma conta comercial gratuita voltada para as empresas, permitindo incluir dados sobre seu negócio e outras informações úteis. Essa plataforma permite a interação com os usuários para esclarecimento de dúvidas e questionamentos sobre produtos ou serviços. Mas, não demore em responder perguntas porque o cliente pode ir embora e, o pior de tudo, espalhar que seu serviço é inútil.

Não seja intrusivo 

Muitas pessoas podem bloquear ou silenciar mensagens publicitárias que chegam até elas de forma intrusiva, exceto, é claro, aquelas com conteúdo que lhes interessam, e mais ainda se vierem de alguém conhecido. Portanto, não vai funcionar enviar mensagens para pessoas que não demonstraram interesse anterior em seus produtos ou serviços.

Instale listas de transmissão

A razão para instalar listas de transmissão é simples: com essas listas derivadas de contatos, informações personalizadas podem ser enviadas a um determinado número de pessoas sem serem vistas por outros membros da mesma lista. Isso não é possível com grupos em que todos os membros também visualizam.

Lembre-se que essa plataforma é um canal multimídia onde podem ser inseridas fotos, áudios, vídeos, infográficos, ofertas, convites, descontos, etc. Então aproveite todos esses recursos e não limite sua mensagem a apenas texto.

Crie um catálogo de produtos no WhatsApp

O WhatsApp Business oferece a possibilidade de criar um catálogo de produtos, o que facilita para o usuário encontrar o item que precisa. Então, configure seu catálogo preenchendo as informações de maneira clara e objetiva, e não deixe de usar imagens de qualidade para apresentar seus produtos. 

Dicas adicionais

– Lojas virtuais podem usar o WhatsApp para a recuperação de carrinho abandonado.

– Crie mensagens automatizadas.

– Especifique um horário de atendimento pelo WhatsApp.

– Responda mensagens usando a linguagem do seu público.

– Não envie spam.