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Black Friday 2021: tendência e recordes de vendas

A Black Friday é uma das datas mais importantes do calendário do varejo, mas também é um período desafiador para os lojistas. Sem dúvida, os negócios de comércio eletrônico farão o possível para obter bons resultados com suas estratégias de marketing. 

Afinal, deixar de fazer isso em um momento tão competitivo pode levar à perda de receita e lucros menores. Ainda mais neste ano que a Black Friday promete quebrar recordes de vendas.

No Brasil, o evento será no dia 26 de novembro, embora tenha evoluído para uma temporada de compras de até um mês. Desde a primeira Black Friday que ocorreu em 2010, o faturamento do e-commerce tem crescido a cada ano. Em 2015, quando aumentou a quantidade de compras realizadas através de dispositivos móveis, pela primeira vez, o faturamento da Black Friday ultrapassou R$ 1 bilhão.

Black Friday na pandemia

Antes da chegada da pandemia da Covid-19 em 2020, a Black Friday do ano anterior (2019) ultrapassou a marca de R$ 3,2 bilhões de faturamento, superando os números de três anos antes (R$ 1,9 bilhão em 2016).

Apesar da pandemia ter prejudicado a receita de milhares de empresas brasileiras em 2020, o e-commerce cresceu de forma surpreendente. Para evitar a proliferação do vírus, houve uma mudança nos hábitos de consumo. As pessoas seguiram a orientação de não sair de casa, por isso passaram a fazer compras pela internet.

Nesse cenário, a Black Friday de 2020 foi um sucesso, registrando R$ 5,1 bilhões de faturamento. Segundo a Neotrust, um ano histórico para o e-commerce brasileiro porque foi marcado pelo maior volume de vendas já registrado no país desde o primeiro evento em 2010.

A partir desses dados, a tendência é que a Black Friday de 2021 supere os números do ano passado. Então, para que sua loja virtual possa usufruir de todos os benefícios proporcionados por esse grande evento, confira algumas dicas.

Prepare tudo o quanto antes

A preparação antecipada é fundamental quando se trata da Black Friday. Então se certifique de que todos os seus descontos, promoções, gráficos e banners da campanha sejam preparados o mais cedo possível.

Mostre sua loja virtual ao público com antecedência para começar a gerar expectativa e assim incentivar os compradores a fazer pesquisas em seu site antes da Black Friday. 

Melhorando a velocidade do site

Independentemente da época do ano, otimizar a velocidade do seu site pode render muitos frutos. Esse é um dos indicadores mais fortes do Google para determinar se sua página deve ser classificada para determinadas pesquisas. 

Um site com carregamento lento, altas taxas de rejeição, formulários com falhas e imagens que não carregam indicam que seu site não é confiável e que não proporcionará uma boa experiência para os usuários finais.

Identifique palavras-chave relevantes

A pesquisa de palavras-chave é de grande importância para o seu negócio de e-commerce. Concentrar seu orçamento e esforços em palavras-chave relevantes ajudará você a colher maiores recompensas. Sua pesquisa também pode indicar quais palavras são altamente competitivas e difíceis de classificar. 

O movimento mais estratégico seria focar em palavras-chave com intenção de compra. Concentre-se em termos que tenham volumes de pesquisa relativamente altos, baixa concorrência e alta relevância para o seu negócio. 

Bom atendimento e entrega rápida

Além de produtos com descontos, os consumidores também esperam um bom atendimento. Portanto, esteja preparado para esclarecer todas as dúvidas dos clientes. A rapidez na entrega dos pedidos também é um fator importante para o comprador. Seja qual for o serviço de entrega que você utilize, não deixe de cumprir os prazos estipulados para a entrega dos produtos.

Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog B2Rocket.