Seu site não está gerando leads suficientes? Saiba que a principal “arma” de qualquer negócio para transformar visitantes em clientes potenciais é a implementação de estratégias para a captação de leads.
Depois de conseguir atrair um visitante para o seu site, você deve ter a capacidade de convertê-lo em lead, que nada mais é do que o visitante que deixou seus dados de contato, como o nome e e-mail.
Sem dúvida, o segredo da venda é a geração de leads (contatos) que depois se tornam pessoas interessadas em seus produtos e serviços para finalmente se tornarem clientes.
Porém, o comportamento do consumidor está em constante evolução e isso exige um esforço extra para atender às suas expectativas. A seguir, algumas dicas para aumentar a taxa de conversão do seu site. Assim, quem antes era apenas um visitante se transformará em cliente potencial.
Processo de conversão na captação de leads
Essa é uma etapa crucial dentro de toda a metodologia, simplesmente porque é aqui onde se pode obter os dados de contato dos seus visitantes, pelo menos os seus endereços de e-mail. Certamente você já possui um formulário de inscrição instalado em seu site, caso ainda não tenha é melhor providenciar isso logo para permitir que as pessoas se inscrevam.
No entanto, é provável que eles não forneçam dados pessoais com tanta facilidade. Mas não há nada com o que se preocupar, você pode oferecer algo em troca: conteúdo! Você tem vários formatos para apresentar esse conteúdo: e-books, infográficos, vídeos, etc. Lembre-se de que todas essas informações devem estar relacionadas às preocupações e necessidades do seu público-alvo.
O fato do visitante ter fornecido um e-mail para baixar o conteúdo que você disponibilizou mostra que ele se interessou pelo assunto. Como resultado, pode se tornar um cliente potencial. Portanto, você deve aproveitar esse interesse para estabelecer um relacionamento com ele. Isso pode ser feito através do e-mail marketing.
Como fazer e-mail marketing para conquistar o cliente?
As pessoas interessadas em seu produto ou serviço podem receber regularmente e-mails para uma decisão de compra bem informada. Você pode usar o e-mail marketing em todo o ciclo de vida do cliente visando diferentes tipos de objetivos para cada estágio.
Por exemplo: envie boletins informativos para comunicar ofertas ou atualizações regulares sobre sua empresa. Além disso, não se esqueça de agradecer o interesse que os visitantes demonstraram por sua empresa.
Captação de leads
Lembrando que cliente potencial significa alguém capaz de se tornar um comprador de produtos e/ou serviços de sua empresa. Se tratando do processo de conversão, existem vários fatores que giram em torno dele. A seguir, vamos destacar algumas etapas.
Chamada para a ação (CTA)
Um CTA é um botão que apresenta uma oferta de conteúdo adicional. Geralmente é inserido no site ou no blog da empresa. Ele deve ser visualmente atraente e se destacar dos demais elementos da página. Também é importante usar uma linguagem clara e concisa que incentive o leitor a se interessar por seu e-book, infográfico ou vídeo. Essa técnica é muito boa para captação dos leads.
Landing Page
Nesta página você ainda não fornecerá o conteúdo principal ao seu visitante. Por enquanto, escreva algumas frases curtas para orientá-lo e dizer o que fazer a seguir. Além disso, explique sobre o que se trata o conteúdo que você oferece.
Seja um tutorial, uma demonstração, um infográfico ou um artigo, você deve contextualizar o tema. Inclua também algumas imagens ou vídeos que dêem um visual atraente às suas informações.
Na landing page, você pode inserir um campo para solicitar informações básicas do seu visitante: nome e endereço de e-mail. Se preferir, solicite algumas informações adicionais, mas o principal dado é o endereço de e-mail.
Mensagem final
Por fim, nesta página, você finaliza o processo de conversão, então é hora de cumprir o que prometeu: forneça a ele o conteúdo esperado.
Conclusão
Portanto, se você tem registrado um bom número de visitas em seu site, mas poucas vendas, siga nossas dicas para estabelecer uma estratégia de conversão para transformar seus visitantes em clientes potenciais.
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