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Case B2 Rocket - Bim Distribuidora

Case Bim Distribuidora: transformação digital

Seja qual for o segmento de atuação profissional da sua empresa no mercado, é preciso ter em mente que não existem fórmulas mágicas ou infalíveis para se alcançar um “case” bem-sucedido na área de marketing. Mas, é possível sim nos inspirarmos em determinadas experiências onde temos a oportunidade de aprendermos lições e tomarmos decisões que acabam impactando no futuro dos negócios, nos impulsionando a evoluir continuamente e a adotar as mais diferentes estratégias para obtermos destaque em um mundo extremamente competitivo.

Criar uma estratégia de marketing que traga um resultado realmente efetivo e ainda possa se tornar uma referência para outras empresas é uma tarefa bastante desafiadora para a maioria dos profissionais da área. São muitas as variáveis que podem acontecer durante o início de um trabalho e precisam ser levadas em consideração na hora da criação de um planejamento estratégico.

Neste artigo, convidamos você a conhecer um pouco melhor sobre a nossa importante parceria com a Bim Distribuidora e revelamos, ao mesmo tempo, uma história que serve de inspiração, motivação e colaboração para que a sua empresa também construa um novo “case” de sucesso com a gente.

Bim Distribuidora e B2 Rocket: Quando uma história merece ser compartilhada

Nossa história tem início quando Igor Bacchi (CEO da Bim Distribuidora), que ainda já atuava na área comercial da empresa, e Heidi Georg (Co-fundadora da B2 Rocket), que atuava como Head of Digital da Época Cosméticos, estabeleceram então uma parceria baseada em uma sólida relação de confiança.

Com o progressivo crescimento dos negócios on-line e a necessidade premente da empresa em reformular/adotar novas estratégias para seus produtos nesse ambiente digital, a presença da B2 Rocket (que tem também como seu Co-fundador, Alex Barbosa) se fez necessária devido à sua extensa bagagem construída ao longo dos anos no segmento de E-commerce e Marketing Digital para esse cliente especial. 

Durante o início de planejamento e criação, foi preciso entender as especificidades da Bim no seu segmento de mercado (persona do seu público, atendimento às demandas e necessidade de melhorias para atingir os objetivos do negócio), além de aumentar o reconhecimento da marca por parte do seu público-alvo. Uma tarefa que exigiu uma colaboração ativa de ambos os lados.

Como ocorreu a transformação digital da Bim Distribuidora?

O nosso primeiro desafio foi tocar um projeto de e-commerce já iniciado, porém estagnado da Bim Distribuidora (que se resumia a um catálogo digital com pretensão a e-commerce na plataforma Open Cart). Durante anos, esse projeto havia sido trabalhado com um objetivo específico: servir apenas como vitrine da empresa.

A transformação digital veio em 2022, com a B2 Rocket propondo à Bim Distribuidora uma mudança de plataforma (fazendo com que a empresa migrasse para a plataforma Flexy). Esse processo foi gradual, criterioso e permeado por reuniões que envolviam todos os setores ligados a esta operação: Comercial, Operações, Tecnologia, Logística e Marketing.

A equipe da B2 Rocket participou ativamente das novas estratégias e do desenho dos fluxos de negócio, assumindo a partir de então o desenvolvimento “front-end” do e-commerce. Pouco a pouco o projeto foi tomando forma e tivemos a oportunidade de propor diversas evoluções em termos de layout e usabilidade (ainda hoje, este projeto está em constante evolução).

Hoje, a Bim Distribuidora conta com um portfólio totalmente atualizado no seu e-commerce. Foram criadas as páginas de marca e um menu de categorias totalmente aderente ao seu catálogo de produtos, permitindo ao usuário uma navegação extremamente fluida e dentro dos mais modernos conceitos de UX Design. Além disso, a B2 Rocket também estabeleceu um planejamento de troca de banners de acordo com as campanhas disparadas por e-mail marketing e nas redes sociais, de forma a proporcionar ações de marketing 360.

Quais são as outras ações executadas pela B2 Rocket para a Bim Distribuidora?

– Blog da Bim Distribuidora: conteúdos embasados em cultura de SEO

A B2 Rocket criou um blog fiel aos seus conceitos e com diversos conteúdos fortemente embasados em cultura de SEO. Atualmente, a Bim Distribuidora publica vários artigos semanais, abordando sobre temas altamente relevantes para o público B2B (alguns deles apresentando uma pegada de Assessoria de Imprensa para serem divulgados no LinkedIn), aumentando dessa forma o engajamento nesta rede.

– Redes Sociais: evolução dos canais e engajamento orgânico do público

Com o início da pandemia no país em 2020, a B2 Rocket teve que enfrentar um grande desafio: fomentar o Instagram da empresa, tornando possível a realização de “lives de treinamento online” que promovessem uma continuidade às suas atividades, porém de forma remota. Nesta ocasião, havia menos de mil seguidores na rede.

Após um trabalho intenso da B2 Rocket, a Bim Distribuidora está próxima de atingir a faixa de 30.000 seguidores (ultrapassando o Facebook que era até então muito superior a este canal). Tudo isso a partir de ações totalmente orgânicas, através de conteúdos relevantes e com o engajamento contínuo do seu público.

No Youtube, nós realizamos um trabalho análogo ao Instagram. Recheando a plataforma de vídeos relevantes (especialmente no universo da perfumaria) e reproduzindo este conteúdo nas páginas de produtos do e-commerce, conquistando também um engajamento orgânico para este canal.

Quanto ao LinkedIn da empresa, a B2 Rocket encontrou um cenário também pouco explorado até então. Aproveitando o conteúdo entregue de forma consistente no seu blog, conseguimos introduzir uma nova dinâmica ao canal, alimentada também pelos eventos importantes da empresa (sempre anunciados com uma pegada de Assessoria de Imprensa).

– Campanhas de e-mail marketing: padronização e efetividade na comunicação

Aqui, a B2 Rocket encontrou também pouca eficiência em termos de campanhas de e-mail marketing. As peças eram pouco criativas e a comunicação não era uniforme. Havia muito trabalho a ser realizado, incluindo as suas bases de e-mails (desatualizadas e carentes de uma segmentação automática que fosse aderente aos mais diversos públicos-alvo da organização). Hoje, a Bim Distribuidora encontra um meio consistente para seus disparos e segmentados junto às mais diversas bases de clientes (elegíveis de acordo com cada marca e/ou segmento).

– Meta Ads e Google Ads: ampliação do tráfego nas redes e no e-commerce da empresa

Atuando de forma pouco agressiva, mas consistente, a B2 Rocket conseguiu ampliar o tráfego nas redes e no e-commerce da Bim Distribuidora, através de campanhas perenes e sazonais com o intuito de ampliar o seu universo de atuação e fortalecer ainda mais o trabalho orgânico.

– A Leo da Bim: interação e engajamento com o público

Em 2023, a Bim Distribuidora anunciou sua “brand persona”: a Leo. Criada pela agência Rockit, a partir da ideia da extraordinária Michelle Souza, então Head de Marketing da Bim, a Leo é inspirada na matriarca da família: Sra. Leo Bacchi.

A equipe da B2 Rocket se encarregou de introduzi-la nas campanhas, realizando um trabalho detalhado de adequação de figurino e cenários para utilização nos mais diversos eventos e sazonalidades. Isto gerou um engajamento imediato junto ao público da empresa (ligado ao lado emocional que os conecta com a Bim e sua matriarca), alcançando excelentes resultados!

B2 Rocket e Bim Distribuidora: conectadas pela transformação e evolução

Cada organização é única e tem um valor agregado que a diferencia das outras. Um “case” de sucesso de marketing tem como ponto central a identificação que o público tem com a marca. São as ações pontuais e os conteúdos implantados que acabam gerando valor para a empresa.

Hoje, temos o imenso prazer de ver a Bim Distribuidora cada vez mais consolidada e atuante no seu segmento de mercado, contando com seus 4 Centros de Distribuição e mais de 300 colaboradores que se empenham continuamente para transformá-la em uma empresa cada vez maior. A apresentação deste “case” de sucesso só reforça a nossa mais profunda conexão com a sua missão, seus valores e seus objetivos.

Por isso, a B2 Rocket vem a público agradecer à grande família Bim pelo grande privilégio de sermos parte da sua história. É uma honra podermos contribuir em cada passo dado rumo à sua transformação e evolução.

#SOMOSTODOSBIM