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Clickbait x Emotion-bait: de qual lado você está?

As redes sociais estão repletas de manchetes com surpresas inesperadas, histórias que nem imaginamos e revelações que vão nos deixar de boca aberta. Estamos falando do Clickbait, uma estratégia usada na Internet para gerar tráfego através de conteúdos enganosos ou sensacionalistas.

Essa tática funcionou durante certo tempo, embora o que encontramos depois de clicar no título da notícia não seja tão empolgante quanto o prometido. O Clickbait é uma prática muito difundida, mas não é indicado que empresas façam uso dele em suas estratégias de marketing.

O motivo é simples: os usuários cansaram de manchetes de valor duvidoso. Por exemplo: “Você não vai acreditar…”, “Segredo revelado…” e “As coisas que ninguém lhe conta…” Na maioria das vezes, os leitores se decepcionam com o que encontram quando clicam nesse tipo de notícia. Definitivamente, eles se sentem enganados pelas marcas que exibem Clickbait. 

Apesar disso, muitas empresas não perderam o interesse em encontrar uma alternativa para atrair mais tráfego para seus sites. Se o Clickbait morreu, sua posição começou a ser ocupada pela Emotion-bait.

O que é Emotion-bait?

A Emotion-bait (isca de emoção) é uma estratégia de marketing que usa manchetes um pouco mais discretas do que o Clickbait. Portanto, a linguagem é diferente. Essa abordagem tem fronteiras, já que nem tudo vale quando se trata de fisgar o público. 

Não é o caso fazer negócios com as emoções das pessoas. As histórias publicadas devem se transformar em algo positivo para sua empresa. A Emotion-bait é uma boa tática para atrair clientes potenciais para sua página.

O melhor canal para aplicá-la são as redes sociais. Saiba que há uma correlação entre Emotion-bait e compartilhamentos do Facebook. Algumas postagens emocionais podem até se tornar virais.

Mas é preciso usar o Emotion-bait  da maneira certa, criando títulos que chamem a atenção sem arriscar a reputação da sua empresa.

Por que manchetes emocionais geram mais cliques?

A excitação emocional, ou o grau de resposta física que você tem a uma emoção, é um ingrediente-chave no comportamento de clicar. Raiva, tristeza, humor, empolgação, inspiração e surpresa, são emoções fortes nas quais se baseiam as manchetes de Clickbait.

Escolher as palavras certas pode desencadear fortes respostas emocionais. Ao determinar a ação que você deseja que seus leitores realizem e, em seguida, o estado emocional que ajudará a impulsionar essa ação, você pode selecionar palavras ou frases a serem usadas para ajudar a concluir o processo.

Quando seu público sentir que uma conexão pessoal foi estabelecida, eles se sentirão mais envolvidos. Isso os incentiva a reagir, responder e se envolver com suas publicações.

Conclusão

Manchetes provocativas e muitas vezes enganosas já dominaram nossos feeds de notícias. Agora, com a confiança sendo um fator importante, o público está procurando por conteúdo autêntico.

Instintivamente, somos mais atraídos por informações e assuntos que inspiram, estimulam, informam e divertem, no qual experimentamos uma  resposta movida pelo sentimento.

O Clickbait se infiltrou na Internet e gerou grande frustração online.  Portanto, a chave agora para captar a atenção é explorar as emoções dos leitores de uma forma honesta. Para isso é preciso publicar conteúdo de valor.

A B2 Rocket trabalha com marketing de conteúdo, utilizando as melhores práticas do mercado para as empresas criarem conexões genuínas com seus clientes.