Ao contrário do Facebook, Twitter e Instagram, o Clubhouse trata apenas de conectar pessoas por meio de áudio. Assim, uma vez lá dentro, você pode escutar ou participar de conversas que já estão acontecendo ou iniciar uma por conta própria sobre uma série de temas, de tecnologia a esportes, negócios, moda e assim por diante.
Não há postagens de fotos ou vídeos, apenas imagens de perfil das pessoas e suas vozes. As conversas podem ser pessoais ou incluir milhares de pessoas, como uma conferência ou palestra. Pense numa junção de podcast, teleconferência e rede social. É de uso gratuito e não há anúncios, pelo menos não neste momento.
Como usar o Clubhouse para negócios
Criado pelo empresário do Vale do Silício Paul Davison, há menos de um ano, o Clubhouse já chamou a atenção de figurões da indústria de tecnologia como o CEO da Tesla, Elon Musk, e o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, sem mencionar o governo chinês, que já o bloqueou no país.
Esse aplicativo apresenta uma nova e poderosa oportunidade de marketing para qualquer tipo negócio. O Clubhouse tem mostrado potencial para ajudar as empresas a atraírem clientes, bem como se relacionar com outros empresários do seu setor de mercado.
O maior atrativo do Clubhouse no momento é a facilidade de conexão com alguns dos líderes empresariais e empreendedores mais proeminentes do mundo. A seguir, algumas possibilidades que o aplicativo oferece para proprietários de empresas.
Hospedagem de eventos virtuais
O mundo foi forçado a substituir os eventos presenciais por virtuais devido à pandemia, e logo foi percebido os benefícios que eles podem oferecer. Por exemplo: reunir os melhores especialistas para um grande público.
Criação de conteúdo
Você pode criar uma sala sobre determinado tema e usá-la para publicar artigos, fazer entrevistas, obter informações e conselhos sobre vários assuntos.
Networking
Uma rede social construída em torno do compartilhamento de conhecimento e perspectivas é o lugar perfeito para encontrar pessoas em seu setor, ou em setores adjacentes, que podem ajudar a promover seus objetivos de negócios.
Podem ser parceiros para colaboração, potenciais investidores ou simplesmente pessoas interessadas em comprar seu produto ou serviço. Como qualquer usuário pode iniciar um bate-papo privado com um de seus contatos, o Clubhouse é um ótimo lugar para falar sobre negócios.
Como você pode entrar?
Atualmente, a única maneira de entrar no Clubhouse é recebendo um convite de alguém que já é usuário do aplicativo. Ele ainda está na versão “beta”. Se você não conhece ninguém que possa convidá-lo, pode baixar o aplicativo e entrar na lista de espera.
Como criar uma conta no Clubhouse
Quando você obter o convite, criar uma conta no Clubhouse é simples. A primeira etapa é, obviamente, baixar o aplicativo na App Store, pois ainda não há uma versão Android. Logo depois, você pode criar uma conta usando seu Twitter. Os perfis do Clubhouse são bastante simples. Eles consistem apenas em sua foto e uma pequena biografia.
Usando o aplicativo
O Facebook tem o mural. O Twitter tem o feed. O Clubhouse tem o hallway (corredor). Cada um dos bate-papos de voz em que você participar são chamados de salas. É lógico, então, que as salas sejam acessadas pelo corredor. Ao iniciar o aplicativo, você verá seu hallway e dentro dele estará a lista de clubes e salas que você entrou. Como qualquer outra rede social, o Clubhouse também tem notificações.
Como ingressar em uma sala ou começar a sua própria
Existem três tipos de ambiente: aberto, social e fechado. Para criar uma sala, o usuário precisa clicar na opção “adicionar um tema”. Salas abertas estarão disponíveis para todos os usuários do aplicativo.
Conclusão
À medida que mais pessoas recebem convites para ingressar no Clubhouse, fazer parte do app torna-se uma grande vantagem. Isso porque você pode se posicionar como um especialista em seu setor de mercado e assim começar a ganhar seguidores cedo.