Você sabe como fazer pesquisa de satisfação para marketplace? Sabia que ela é uma excelente aliada para o sucesso do seu negócio online?
A pesquisa de satisfação é uma excelente ferramenta para conhecer a opinião do cliente com relação aos assuntos mais importantes do seu negócio.
Assim, é possível avaliar diversos pontos da jornada de compra do cliente, como:
- Atendimento
- Logística
- Usabilidade do site
- Formas de pagamento
- Qualidade dos produtos e serviços
- Facilidade de compra
Por isso, se você ainda não adotou essa excelente estratégia para o seu marketplace, não perca mais tempo!
Vamos aprender mais sobre o assunto?
Continue com a gente!
Por que aplicar pesquisa de satisfação no marketplace?
Aplicar uma pesquisa de satisfação no marketplace é fundamental para identificar os pontos fortes e o que precisa ser melhorado no seu negócio.
Dessa forma, você conhece a verdadeira opinião do público mais importante para o seu negócio, o seu cliente. Afinal, sem consumidores a sua empresa não tem como prosperar e crescer, certo?
Então, ao receber feedbacks valiosos você entende o que precisa ser aperfeiçoado para conquistar, cada vez mais, clientes realmente fidelizados.
Mas, não é só isso!
Conheça quais são os principais benefícios de investir em uma pesquisa de satisfação no marketplace:
- Coletar dados que ajudam na tomada de decisão estratégica
- Conhecer a opinião do público para criar um planejamento mais eficiente
- Identificar pontos de melhoria
- Fidelizar os clientes
- Identificar oportunidades de novas compras
- Conferir como aumentar a lucratividade dos negócios
- Entender como está a experiência do cliente
4 dicas de como implementar pesquisa de satisfação do cliente
Agora que você aprendeu o que é e qual a importância da pesquisa de satisfação para o seu marketplace, vem com a gente e veja como aplicá-la
1. Determine Quais São os Objetivos da sua Pesquisa
O primeiro passo é ter um planejamento.
Para isso, analise o seu marketplace e levante questões importantes para determinar os objetivos da sua pesquisa.
Por exemplo, conhecer as necessidades do cliente, identificar se a logística está dando certo, conferir se o atendimento está superando as suas expectativas, dentre outros propósitos que cabem para o seu negócio.
2. Escolha o Modelo de Pesquisa de Satisfação
Você até pode elaborar uma pesquisa do zero. Porém, esse processo é muito mais trabalhoso.
Então, recomendamos que você escolha um modelo de pesquisa pronto para aplicar — vamos falar mais sobre eles na sequência.
3. Invista na Tecnologia
Contar com o apoio da tecnologia é essencial para otimizar o processo do envio da pesquisa de satisfação do seu marketplace.
Por isso, investir em uma plataforma especializada em pesquisa de satisfação, como a binds.co, é sempre a melhor alternativa.
Com ela, você poderá otimizar o seu tempo permitindo que a plataforma realize todo o processo de forma automática:
- Elaborando as questões
- Personalizando o envio
- Aplicando os questionários
- Tabulando as respostas
- Acompanhando os resultados
Legal e muito mais prático, não é?
4. Analise o Feedback do Cliente
Uma dica muito importante na hora de enviar uma pesquisa de satisfação, é analisar com calma o feedback de cada cliente.
Por isso, leia com atenção os comentários recebidos e invista em um plano de melhoria constante.
Lembre-se: o mais importante na hora de enviar uma pesquisa de satisfação é entender a opinião do consumidor e utilizar esses dados para turbinar os negócios.
Modelos de questionário de pesquisa de satisfação para marketplaces
Confira aqui alguns modelos de questionários de pesquisa de satisfação do cliente:
Net Promoter Score (NPS)
O NPS é uma das metodologias de pesquisa de satisfação mais utilizadas na atualidade.
Afinal, trata-se de um modelo pronto, rápido e muito eficaz. Assim, ele se baseia em enviar a pergunta definitiva ao cliente:
- Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria o nosso marketplace a um amigo ou familiar?
A ideia é que ninguém recomenda nada ruim a uma pessoa querida, correto? Então, de acordo com as respostas, você classifica os seus clientes em:
- Promotores: os clientes que estão 100% satisfeitos com o seu negócio
- Neutros: os clientes que não tiveram uma experiência positiva e, tampouco, negativa. Ou seja, são indiferentes
- Detratores: os clientes que tiveram uma experiência muito negativa e, muito provavelmente, não voltarão a fazer negócios com a sua empresa
Além dessa classificação inicial, é importante analisar com calma cada feedback recebido. Assim, você encontra oportunidades para sempre melhorar.
Customer Satisfaction Score (CSAT)
Outro modelo de pesquisa de satisfação que você pode implementar no seu marketplace é o CSAT.
Ele se baseia em enviar a seguinte pergunta:
- Qual é o seu nível de satisfação [com o nosso atendimento]?
A ideia é que o cliente analise alguns pontos específicos da jornada de compra.
Assim, o [com o nosso atendimento] pode ser modificado por uma série de questões, como logística, qualidade do produto, navegação, dentre outros.
Como respostas, você pode apresentar as alternativas:
- Totalmente insatisfeito
- Insatisfeito
- Indiferente
- Satisfeito
- Muito satisfeito
Portanto, investir em uma pesquisa de satisfação para marketplace é sempre uma excelente alternativa para turbinar os seus negócios. Então, não hesite na hora de criar um questionário inteligente, combinado?
Você gostou de aprender mais sobre a pesquisa de satisfação para marketplace?
Conte para nós, você já aplica esses questionários inteligentes com seu público? Deixe o seu comentário neste conteúdo.