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Como o comportamento do novo consumidor influencia o SEO

Dados relacionados ao comportamento do novo consumidor influenciam diretamente nas classificações de um site nos mecanismos de pesquisa orgânica da Internet. Portanto, se a sua ideia é alcançar o topo da lista de busca do Google, você precisa conhecer melhor seu público-alvo.

Então, para melhorar seu ranking, o segredo é investir em otimização do seu conteúdo. Sem dúvida, essa é a melhor maneira de coletar dados referentes ao comportamento do consumidor. Mas, isso não significa focar apenas nas principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Neste artigo vamos mostrar outros fatores que também são importantes.

Foco no usuário

Antes de mais nada, vamos lembrar o significado de SEO: “otimização para motores de busca”, ou seja, fazer com que um site seja mais propenso a ser classificado nas primeiras páginas dos buscadores da internet, sendo que o Google é o principal deles.

Para melhorar o seu posicionamento, além de focar nas palavras-chave relacionadas ao seu negócio, você também deve focar no usuário. Saiba que algumas alterações que ocorreram nos mecanismos de pesquisa priorizaram ainda mais os usuários.

De fato, as palavras-chave são fundamentais, já que por meio delas as pessoas conseguem encontrar o que desejam. Porém, por trás dessa pesquisa há uma intenção. Assim sendo, você precisa saber o que seu público-alvo realmente procura quando digita determinado termo no Google.

Otimização de conteúdo

É aqui que você atende às necessidades dos usuários por completo. O que quer que eles estejam procurando, o seu conteúdo deve atender as expectativas. Ao atualizar seu conteúdo regularmente, os mecanismos de pesquisa conseguem entender com mais facilidade a maneira como os usuários interagem com seu site.

Portanto, mantenha sempre o visitante em mente ao escrever artigos em seu blog, selecionar imagens e publicar vídeos. Lembrando que um título atrativo e uma meta description objetiva não podem faltar em seu texto. Além disso, distribua links em seu conteúdo para direcionar o visitante a mais informações relacionadas.

Entendendo a intenção de pesquisa

Como citamos anteriormente, é fundamental entender a intenção do usuário quando faz uma pesquisa no Google. Vamos supor que para conseguir uma melhor classificação você esteja usando a seguinte palavra-chave: “casa na praia”. Nesse caso, a sua ideia seria escrever para pessoas interessadas em comprar uma casa na praia. 

Mas, se as pessoas estão usando esse termo para pesquisar corretores de imóveis para vender uma casa na praia, então seu conteúdo não será útil. Portanto, você deve selecionar as palavras-chaves que correspondam à intenção de pesquisa do seu público-alvo.

Às vezes, fica claro o que as pessoas procuram. Por exemplo, se o termo utilizado for “comparar”, provavelmente estão tentando decidir entre comprar um produto ou outro. 

Métricas do Google para analisar o comportamento do consumidor em seu site

Taxa de clique: esse fator impacta na classificação da sua página porque o Google usa a “taxa de clique” como métrica para coletar dados do comportamento do consumidor.

Caminho da navegação: o Google rastreia a navegação do usuário, portanto, registra de onde ele vem e para onde ele foi.

A experiência do usuário é importante para o SEO

Lembre-se de que todos os seus esforços devem ser concentrados para os mecanismos de pesquisa. Esse sistema de busca é um dos mais avançados do mundo no quesito mineração de dados. 

Assim, eles não estão apenas ajudando as pessoas a encontrar o que desejam, mas também estão coletando dados que os ajudam a entender o comportamento do novo consumidor. A partir desses dados, os algoritmos são ajustados para dar aos pesquisadores o que eles querem.

Isso significa que os sites que atendem melhor às necessidades dos usuários têm mais chances de chegar à primeira página dos resultados da pesquisa. Nesse sentido, tudo o que você faz para os motores de busca da Internet, estará fazendo para os usuários.

Conclusão

Por fim, os critérios de SEO estão sempre mudando, por isso é preciso buscar constantemente informações atualizadas. Então, se você pretende garantir um lugar na primeira página do Google, invista na otimização do seu site e do seu conteúdo.