A alta competitividade entre as organizações no ambiente on-line e a rápida transformação digital têm possibilitado o crescimento de inúmeras oportunidades de negócios.
Hoje, a geração de um tráfego orgânico e relevante tem sido um dos principais propósitos encontrados no marketing de conteúdo das empresas que, para atrair a atenção de leads em um universo cheio de opções, acabam diversificando as suas estratégias.
Neste sentido, os guest posts podem ser um excelente meio para você engajar cada vez mais o seu público e ainda realizar novas conexões (através de parcerias importantes para destacar a sua empresa no mercado).
O que são os guest posts e como encontrar oportunidades/parceiros para fazê-los?
Os guest posts são aqueles famosos artigos produzidos por convidados. O principal objetivo dessa troca de conteúdos é fortalecer ainda mais a estratégia de “link building” de ambos. Porém, o modelo a ser adotado por essa parceria depende do tipo de acordo firmado entre o seu site e o do seu parceiro.
Esta parceria pode ser firmada pela produção e troca de conteúdos de qualidade, bem como se resumir simplesmente a uma troca de links entre os sites, elevando assim o número de cliques e aumentando significativamente a relevância que seu site tem para os buscadores.
É preciso manter a frequência, a qualidade e a relevância do que você irá divulgar (o que representa um grande desafio para muitas empresas). Convide terceiros para escrever conteúdos para o blog do seu site ou firme parcerias recorrentes (onde irá existir assim uma troca de conteúdos contínuos entre ambos).
Quais as principais vantagens do Guest Post para a sua empresa?
Para que o seu conteúdo seja realmente notado em meio à abundância de páginas publicadas na internet, você precisa ter disciplina na frequência de publicações e uma boa dose de criatividade. No entanto, nem sempre é possível dedicar o seu tempo para a sua produção. Por isso, é fundamental que você conte com a parceria de terceiros. Ao investir nessa estratégia, isso trará uma série de benefícios para a sua marca:
– Melhora o seu reconhecimento e posicionamento no mercado;
– Atrai mais tráfego orgânico para o seu site;
– Possibilita a conquista de posições melhores nos motores de busca;
– Impacta novas audiências e traz engajamento para a sua marca.
Como encontrar parcerias para a produção do seu conteúdo na internet?
1. Pesquise e encontre possíveis blogs parceiros
Monitore as redes sociais e os perfis de “backlinks” dos concorrentes para encontrar sites que publicam guest posts deles ou mencionam o site/produto deles. Procure também os blogs que aceitam guest posts e que são uma boa referência para o seu público.
2. Defina quais serão os temas abordados nos seus conteúdos
Quanto maior for a sua “autoridade” sobre o assunto a ser abordado, mais credibilidade a sua empresa terá junto ao seu público-alvo e dentro do seu mercado de atuação. Procure temas que sejam de interesse das pessoas que você deseja atingir e publique com frequência.
3. Monte uma proposta e envie para os seus potenciais parceiros
Formalize a sua intenção de uma parceria, sem esquecer de que seja boa para ambos. Um e-mail personalizado e explicativo é o ideal para isso. Construa esse relacionamento com outros donos de blogs, sabendo se pode sugerir o tema e a palavra-chave de interesse. Alinhe o formato de sua preferência e envie o seu conteúdo.
4. Procure saber o nome da pessoa que vai ajudar você nessa parceria
Normalmente, essa pessoa pode ser um produtor, gestor de conteúdo ou sócio/proprietário da empresa. Dessa forma, transmita claramente a sua ideia para a publicação do seu guest post.
Qual a melhor forma de escrever os seus guest posts?
O fundamental é que você busque sempre por um conteúdo de qualidade, sem fazer uma propaganda explícita da sua marca, produtos ou serviços. Escreva conteúdos valiosos e relevantes para a sua audiência (use técnicas de SEO e elementos de formatação):
– Procure incluir links para outros artigos do blog. Assim, o dono do blog saberá que você conhece o conteúdo dele e que se esforçou para criar um conteúdo útil para o público dele;
– Faça pesquisas de temas e visite os sites bem ranqueados para coletar novas ideias;
– Para gerar tráfego no seu site, os resultados devem ser continuamente mensurados (use o Analytics, onde a métrica mais importante é o número de visitas no seu site provenientes do blog onde você publicou o guest post);
– Adicione um “call-to-action” para aumentar o engajamento, incentivando assim os leitores a seguir os seus perfis nas redes sociais, comentar o seu artigo ou baixar um material. Quanto maior for o engajamento, melhor!
Como você viu neste artigo, o marketing digital pode apresentar inúmeras possibilidades para trabalhar o fortalecimento da sua marca e construir a sua “autoridade”. Atinja um público maior e construa a sua credibilidade através das estratégias de guest post. Através da divulgação de um conteúdo estratégico e relevante, você irá alavancar o seu tráfego orgânico, fazendo com que o seu público chegue naturalmente até as suas páginas e aumente, com a sua visualização, a relevância delas.
É o que faz a diferença quanto aos mecanismos de busca, como também para o próprio conhecimento e percepção da sua marca (agregando assim valor para sua empresa dentro do seu mercado de atuação).