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Como usar o LinkedIn no segmento B2B

Hoje, muitas empresas utilizam o co-marketing como uma estratégia de marketing feita em parceria com outra empresa que tenha o seu mesmo público-alvo. É uma forma de unir duas empresas com produtos ou serviços complementares para criar uma única campanha no qual os dois empreendimentos são beneficiados.

Nesse contexto, o LinkedIn para B2B vem se revelando como uma das mais importantes e eficientes plataformas utilizadas para a criação de contatos comerciais, conectando profissionais e empresas do mesmo nicho de mercado, possibilitando dessa maneira que você compartilhe o seu modelo de negócio em uma campanha a ser planejada.

Uma boa estratégia de LinkedIn para B2B pode trazer inúmeras vantagens, incluindo a construção da autoridade da sua marca e a geração de novos leads para o seu negócio.

Por que utilizar o LinkedIn para empresas B2B?

O LinkedIn é uma rede social que tem como um dos seus objetivos principais criar e expandir relacionamentos comerciais. Ela pode conectar negócios com potenciais parceiros e clientes, especialmente no mercado business to business.

Apenas para lhe ajudar a avaliar sobre a importância da sua utilização, separamos aqui alguns dados e conclusões de uma pesquisa conduzida pelo próprio LinkedIn (com mais de 500 profissionais de vendas e compradores B2B no Brasil e no mundo) entre os anos de 2019/2020.

A pesquisa apontou que os compradores B2B do Brasil estão com 2,7 vezes mais disposição para interação digital do que para conversas tradicionais de vendas e que 68% dos vendedores entrevistados elegeram as redes sociais como o canal de vendas com a maior taxa de conversão.

Como a sua empresa pode fazer uma parceria de co-marketing?

Existem várias empresas no mercado que utilizam a parceria do co-marketing para impulsionar significativamente os seus negócios. A Bim Distribuidora (cliente da B2 Rocket), por exemplo, é uma empresa especializada na distribuição de perfumes, cosméticos, maquiagem e produtos para os cabelos das melhores marcas nacionais/importadas que vem utilizando, com bastante sucesso, o LinkedIn para publicar diversos de produtos de empresas parceiras.

Veja, a seguir, como fazer uma parceria de co-marketing para alavancar os negócios da sua empresa:

Escolha a melhor parceria para sua empresa:

A empresa parceira que irá criar e dividir a campanha com você é o ponto crucial do sucesso do seu co-marketing. Dessa forma, opte então por uma empresa que tenha produtos ou serviços complementares aos seus e não concorrentes. O importante aqui é que ambas possuam um público-alvo em comum. Outro fator de grande relevância é a autoridade no mercado. A empresa parceira a ser escolhida deve ter tanta autoridade quanto a sua, para que os esforços e os investimentos necessários sejam, de fato, divididos.

– Faça um bom planejamento da sua campanha:

É fundamental que você pode desenvolva um plano de marketing e solicite ao parceiro que faça isso também, detalhando bem os objetivos e, após isso, cruzar todas as informações do seu planejamento com o do seu parceiro para que ambas as expectativas sejam realmente alcançadas. Esse alinhamento de planejamentos é vital para o sucesso da campanha.

– Não se esqueça do cliente:

Lembre-se que o cliente é o alvo principal da sua campanha. Foque todo o seu planejamento pensando nas dores e nas necessidades da sua persona.

– Não abra mão da cultura da sua empresa:

Cultura empresarial é o que forma a sua marca, por isso é importante não abrir mão da sua cultura em um co-marketing. Converse com a empresa parceira e mostre além dos objetivos, a sua missão e a sua cultura, para que ambos sejam respeitados.

Defina os benefícios da parceria:

Estabeleça e defina o que cada empresa irá ganhar e como cada uma irá contribuir para a construção de uma campanha. Uma parceria de co-marketing não é boa se não há essa relação.

5 dicas para utilizar o LinkedIn em sua estratégia de negócio B2B:

Elencamos, abaixo, algumas dicas para contribuir com o seu plano de LinkedIn para B2B (são práticas que podem ser colocadas em ação tanto a curto como em longo prazo):

1. Personalize sua página com a cara do seu negócio:

A identidade visual da sua marca diz muito em relação ao seu negócio. Ela cria uma lembrança e um vínculo com seus potenciais clientes. Mantenha sempre sua página de produtos e a descrição da sua empresa sempre atualizadas. Utilize palavras-chave para que o seu público consiga encontrar sua LinkedIn Company Page com mais facilidade.

2. Produza conteúdos para sua estratégia de LinkedIn B2B:

Pense em posts que fomentem sua estratégia de inbound marketing, falando sobre as dores e as necessidades que o seu produto pode solucionar. Fale sobre cases positivos, mostre resultados alcançados e projetos relevantes para o seu público-alvo.

3. Invista no LinkedIn Ads:

A ferramenta possibilita segmentar a publicidade por faixa etária, região, cargo, função, setor, entre outros filtros que vão ajudar a atingir o seu público potencial. Com o LinkedIn ADS, é possível gerenciar o custo de maneira fácil e rápida (podendo começar e parar a hora que for mais conveniente e investindo o valor mais adequado ao orçamento disponibilizado).

4. Siga páginas de empresas do seu segmento e portais de notícia:

Para uma estratégia de LinkedIn para B2B, não basta seguir apenas os clientes em potencial, mas também os seus concorrentes. Acompanhar portais de notícias é também uma boa estratégia, principalmente se o conteúdo do Publisher for do interesse do seu nicho de negócio. Compartilhe notícias que sejam relevantes para sua rede conseguir um maior engajamento.

5. Monitore continuamente seus dados:

O LinkedIn disponibiliza um dashboard com informações pertinentes a respeito do engajamento das suas redes, mostrando quem interagiu, visitantes da página e acessos entre outras métricas. Além disso, oferece ainda dados demográficos sobre os perfis que acessaram a sua página (ajudando a afunilar sua campanha e cada vez mais a atingir o seu público-alvo).

Não investir no LinkedIn pode fazer com que muitas oportunidades sejam deixadas de lado pela sua empresa, sobretudo quando se fala de B2B. Dados da própria rede social mostram ainda que 3 em cada 4 usuários colocam o LinkedIn como uma fonte confiável de informações sobre empresas e áreas de negócio. Por isso, não perca tempo e alavanque os seus resultados de vendas com essa importante plataforma!