O comércio eletrônico de peças e acessórios automotivos disparou nos últimos anos, à medida que os varejistas entram no mercado online. Esse crescimento se justifica porque os consumidores têm procurado comprar de autopeças que tenham lojas virtuais. Então, a questão é: você está pronto para expandir seus negócios e vender peças de automóveis online?
Nossos especialistas em e-commerce participaram da criação de muitas lojas virtuais para autopeças. Neste artigo vamos mostrar 3 cases de sucesso da B2 Rocket para você se inspirar. São empresas que possuem lojas físicas e decidiram investir nas vendas online.
1 – Autopeças São Lucas – 2017
Líder em vendas na região de Macaé, no estado do Rio de Janeiro, a Auto Peças São Lucas já foi considerada uma das 50 Melhores Autopeças do Brasil. A empresa dispõem de instalações modernas, oferecendo uma infinidade de peças automotivas em sua loja física.
Em 2017, a autopeças contratou a B2 Rocket para criar seu e-commerce. Em razão de seus funcionários não possuírem a experiência necessária em comércio eletrônico, prestamos consultoria para tornar o projeto uma realidade.
A partir da análise do mercado abordamos alguns temas relacionados ao comércio brasileiro de autopeças. Além disso, identificamos os principais concorrentes da empresa, bem como os produtos mais procurados no Google.
Percebemos também a necessidade de redesenhar o logotipo e prestar assessoria para a contratação e capacitação da equipe, bem como instruções de logística e orientação para meios de pagamento. Também foi criado um estúdio fotográfico e o pessoal treinado para gerar imagens de qualidade.
A Vtex foi a plataforma escolhida para o desenvolvimento da loja virtual. Assim, todos os produtos da Autopeças São Lucas foram cadastrados. Para completar, realizamos o marketing digital e a gestão de marketplace para dar visibilidade ao novo projeto da empresa.
Clique aqui e conheça este projeto.
2 – Rhino Autoparts – 2018
Diferente do case anterior, a Rhino Autoparts já comercializava peças automotivas online no Rio de Janeiro, porém os resultados poderiam melhorar. Ao contratar a B2 Rocket em 2018, foram mapeados todos os fatores que atrapalhavam as vendas.
Nossa consultoria constatou que o site antigo tinha diversos problemas. Então foi feita uma reformulação completa de design e usabilidade, dentro da plataforma Vtex. Os produtos receberam uma melhora significativa nos cadastrados e a equipe de trabalho da Rhino foi capacitada.
Realizamos também a análise Swot (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), seguida por uma análise de SEO (otimização das páginas), bem como o teste do sistema para certificar a facilidade de uso e ainda utilizamos a metodologia de cliente oculto.
A B2 Rocket desenvolveu uma poderosa estratégia de marketing digital e passou a receber insights e monitorar os resultados com o Google Analytics. Como resultado, a Rhino Autoparts registrou um aumento de 970% nas vendas entre setembro de 2018 e janeiro de 2019.
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3 – Viannax Autopeças – 2019
Em 2019 criamos uma loja virtual para Autopeças Viannax, situada na capital do Rio de Janeiro. A empresa é especialista em peças da marca Fiat.
A plataforma Xtech foi usada para desenvolver todas as fases do projeto, por exemplo: meios de pagamento, frete e outras funcionalidades necessárias para atender a demanda da empresa. Com o fim da Xtech em 2020, migramos a loja para a plataforma NuvemShop.
Atualmente a Viannax foca em otimizar suas vendas nos maiores marketplaces.
Conclusão
Por fim, o sucesso de uma loja virtual depende de vários fatores. Não basta apenas contratar uma plataforma, escolher um layout e realizar o cadastramento dos produtos.
Saiba que há diversas etapas a serem cumpridas. Portanto, se você deseja expandir seu negócio de peças automotivas, com uma loja virtual ou nos marketplaces, procure a B2 Rocket.