Nos últimos anos, os consumidores começaram a se relacionar cada vez mais com as marcas e o advento das redes sociais potencializou ainda mais esse movimento.
Hoje, para obter sucesso no relacionamento com seus stakeholders, muitas organizações criam a chamada brand persona, ou seja, a personificação da sua empresa (como ela deseja ser vista pelo seu público, especialmente através da sua identidade visual, do seu discurso e do que ela tem a oferecer).
A construção dessa personalidade única e diferenciada tem o intuito de reforçar bem os seus valores, comunicar com objetividade e tornar a sua presença ainda mais marcante no seu segmento de mercado (inserindo essa ideia de “branding” em toda a sua cultura empresarial). Por isso, é fundamental que os gestores entendam que, para reforçar os valores da sua marca, essa é uma das etapas mais importantes para a criação de uma presença marcante no ambiente on-line.
Como definir o que é mais importante para sua brand persona?
Agora, os consumidores procuram empresas nas quais eles acreditam, compartilham os mesmos valores e, sobretudo, possam se relacionar e estabelecer uma espécie de vínculo (estreitando dessa maneira a sua interação). Para iniciar a construção da sua brand persona e reforçar os valores da sua marca, é preciso fazer uma eficiente combinação entre os seguintes elementos abaixo:
– Pilares:
São os ideais que buscam a sustentabilidade no mercado e geram seu valor.
– Essência:
É a principal característica que define bem a sua marca (unindo toda a sua linha de produtos e serviços).
– Legado:
É a marca que você espera deixar no mundo (seus clientes, funcionários e parceiros).
– Missão:
É a razão de ser do seu negócio (o que o direciona para o futuro e orienta os objetivos financeiros e sociais).
De posse dessas informações, você pode finalmente construir aquilo que faz a sua empresa ser única e facilitar a percepção das pessoas sobre o seu posicionamento no mercado em que atua (referenciando assim as suas futuras ações de marketing).
Como a identidade visual da sua marca impacta o seu público?
Antes mesmo de fazer o seu planejamento de marketing, é preciso que você entenda como as pessoas percebem a sua marca pelo seu apelo visual e como isso pode impactar positivamente a sua conversão.
Se você já tem muito bem definidos quais são os produtos ou serviços a oferecer, é possível que já saiba muito bem qual o seu público potencial. A ideia aqui é alinhar os principais desejos do consumidor à sua identidade visual.
Este investimento em identidade visual deve ser compatível com a sua personalidade. Isso também vale para os conteúdos em texto, já que um discurso bem construído faz do storytelling de sua marca mais uma maneira para se manter em evidência e conquistar o seu público com um apelo emocional.
Um dos melhores exemplos recentes em brand persona pode ser encontrado no Brasil com a gigante Magazine Luíza, responsável pela criação de um personagem fictício, a “Lu”, para transmitir seus valores e mensagens da marca. Esse moderna e digital personificação auxiliou bastante a empresa a transmitir o cerne da sua organização. No cenário mundial, temos o Mickey Mouse da Disney que personificou os valores de alegria, família e diversão da organização junto ao público.
7 pontos sobre a importância da brand persona para reforçar os valores da sua marca:
1. Conexão emocional com o seu público-alvo;
2. Consistência nas comunicações da marca;
3. Diferenciação em um mercado competitivo;
4. Autenticidade na representação da marca;
5. Direcionamento estratégico em campanhas de marketing;
6. Alinhamento interno entre equipes e departamentos;
7. Fortalecimento da lealdade e retenção do cliente.
Como o processo de criação de uma brand persona pode ser bem complexo e desafiador, é importante que a sua organização conte com uma empresa especializada em marketing digital. Ela pode oferecer as ferramentas e insights necessários para a sua criação de forma eficaz e impactante, fazendo com que a sua marca seja muito bem representada no mercado.