Em uma organização, negócios passam por diversas fases, tanto positivas quanto negativas. Para uma empresa se manter ativa e relevante dentro do seu mercado de atuação, uma boa estratégia que vem sendo amplamente adotada pelos empresários é a contratação de uma consultoria feita por profissionais cada vez mais qualificados e especializados, de forma que os seus processos operacionais sejam controlados e atinjam com muito mais eficiência os melhores resultados.
Atualmente, diversas empresas do ramo auxiliam negócios de todos os portes e segmentos do país, tornando-se decisivas para a pronta recuperação de uma companhia ou sendo responsáveis também pela evolução de seus processos administrativos. Essas consultorias podem ser internas ou externas (dependendo das suas diferentes atribuições), podendo oferecer ao gestor insights extremamente valiosos, estratégias mais direcionadas e soluções sob medida para os seus negócios.
Neste artigo, abordaremos sobre a importância de uma consultoria especializada para a sua tomada de decisões.
O que é uma consultoria?
A consultoria é um serviço que analisa todos os processos administrativos e operacionais de uma empresa, oferecendo soluções para manter a gestão eficiente e otimizar o trabalho a ser realizado pelas suas equipes. Ela pode ser feita por consultores externos ou do próprio negócio para diversas áreas, como: marketing, finanças, Recursos Humanos, entre outras.
Quando uma organização contrata o serviço de um consultor externo, ela passa a contar com uma visão mais precisa, transparente e imparcial das necessidades da companhia, auxiliando assim a organizar melhor os processos empresariais de forma distanciada. Já o trabalho de um consultor interno apresenta a vantagem dele conhecer de antemão o clima organizacional da empresa, oferecendo soluções mais personalizadas.
O que a consultoria pode fazer pela sua empresa?
O objetivo de uma consultoria é compreender as demandas do cliente por meio de análises e avaliações, identificar soluções e, por fim, propor melhorias e ações recomendadas. Por isso, o profissional dessa área realiza reuniões e discussões sobre os vários processos que fazem parte da cultura da companhia (desde a sua organização/técnicas até as tecnologias que vem sendo utilizadas).
Durante todo esse processo de análise, são observados os mecanismos utilizados na organização e são recomendadas ações de melhoria que otimizem os processos seus operacionais (mantendo, é claro, os métodos que já funcionam e trazem bons resultados para a empresa). Dessa forma, o consultor escalado para atender a sua demanda consegue oferecer soluções mais alinhadas às expectativas do cliente e do mercado.
Quais são as principais etapas de uma consultoria?
1. Realização do diagnóstico das necessidades do cliente;
2. Desenvolvimento de um plano de ação para implementar na empresa;
3. Ações postas em prática para atender ao plano elaborado;
4. Análise sobre os resultados das soluções propostas e seus efeitos na empresa.
Quais são os tipos de consultoria que você pode escolher para sua empresa?
Os serviços de consultoria abrangem soluções para diversas áreas, tais como: marketing, gestão empresarial, financeira, Recursos Humanos e reestruturação de processos. Escolha, abaixo, o modelo de que mais se torna necessário quanto às suas necessidades:
– Consultoria de E-commerce:
Vender pela internet não é fácil como parece. Não se trata somente de criar uma loja virtual e divulgar os produtos ou serviços do seu negócio. Para atrair clientes, convertê-los e se diferenciar da concorrência, é preciso ter uma estratégia bem definida. Por esse motivo, contratar uma consultoria para e-commerce é uma alternativa inteligente para iniciar um negócio digital.
O que é um consultor de e-commerce?
O consultor de e-commerce é um profissional especializado em comércio eletrônico que oferece sua expertise para que empreendedores consigam criar, expandir ou aprimorar seus negócios online. Ele atua fornecendo insights valiosos e soluções personalizadas para que estes negócios possam evoluir no ambiente online.
Os consultores de e-commerce podem auxiliar em diversas áreas, como:
Desenvolvimento e otimização de sites nas mais diversas plataformas;
Orientação quanto a Marketing digital;
Orientação quanto a Gestão de estoque;
Orientação quanto a Logística;
Orientação quanto a Design UX e Usabilidade;
Dicas e sugestões no que se refere ao Atendimento ao cliente;
Análise de dados.
Além disso, esses profissionais também conseguem identificar oportunidades de crescimento, ajudar a empresa a acompanhar as tendências do mercado e antecipar mudanças no cenário digital. Oferecendo recomendações embasadas em métricas provenientes de análises e pesquisas, ajudando na tomada de decisões estratégicas para impulsionar o sucesso das operações digitais.
Portanto, o consultor de e-commerce é um profissional experiente e qualificado que atua como um parceiro estratégico para empreendedores, ajudando-os a fomentar o potencial dos mais diversos negócios na internet.
Se você acha esta ajuda faria sentido para o momento do seu negócio, fale com a B2 Rocket!
– Consultoria de Marketing:
Esta consultoria inclui pesquisa de marketing, “brand awareness” e projetos para impulsionar vendas, baseados na compreensão das necessidades do público-alvo. Ela se concentra em identificar e entender o comportamento dos consumidores para melhorar o relacionamento da empresa com seu nicho de mercado (otimizando assim a comunicação e o marketing da empresa). Aqui também são identificados os pontos de atenção que precisam de melhorias e que podem otimizar significativamente os resultados da companhia, através dos canais de comunicação e de relacionamento que a empresa tem com o seu público.
– Consultoria Financeira:
A consultoria financeira ajuda gestores e lideranças a encontrarem alternativas para diminuir custos e otimizar o uso dos recursos. O consultor financeiro também é acionado para analisar assuntos tributários e de reembolso, além de analisar, planejar e elaborar estratégias financeiras junto aos clientes (esse tipo de serviço atua com finanças pessoais, familiares e empresariais).
– Consultoria de Gestão Empresarial:
Este modelo de consultoria tem um determinado período na empresa para entender quais são os problemas e oferecer as melhores soluções. Aqui os consultores atuam em diferentes áreas, com o objetivo é identificar pontos de melhorias futuras que ajudem no crescimento sustentável da marca.
– Consultoria de Gestão de Riscos:
A consultoria de gestão de riscos é responsável pela analisar e identificação de quais são os riscos que a empresa tem ou pode enfrentar adiante. São indicadas as possíveis ameaças para uma atuação no gerenciamento da crise (com ações de prevenção e proteção dos interesses da organização). Com os resultados obtidos, a gestão alerta sobre os riscos apresentados pelas estratégias e operações vigentes na companhia. (esses riscos podem interferir nas metas e nos objetivos do cliente, gerando uma crise).
– Consultoria Estratégica:
Identifica os pontos fortes e fracos de uma empresa, destacando ameaças e oportunidades para a criação de estratégias que visam atingir metas e lucros. É realizado um diagnóstico completo das operações da empresa, identificando áreas que precisam de melhoria e ajudando o gestor a tomar decisões para garantir a saúde a longo prazo do negócio.
Como escolher a melhor consultoria para sua empresa?
– Busque referências de quem já foi cliente do profissional ou empresa que está oferecendo o serviço de consultoria (para saber se está alinhado às suas necessidades);
– Pesquise por cases de sucesso e resultados atingidos (para saber se a consultoria entrega o que promete);
– Contrate profissionais ou empresas de consultorias com experiência;
– Identifique os colaboradores que farão parte do projeto (para trabalharem diretamente com os responsáveis pela consultoria);
– Dê atenção à personalização e ao escopo do projeto para atender às suas necessidades;
– Informe ao consultor suas necessidades e seja transparente nas suas expectativas de resolução dos problemas.