A Curva ABC é um método usado nos marketplaces para classificar o estoque em diferentes categorias. Essas três categorias são chamadas de A, B e C. Cada letra representa um nível de importância de um item para a lucratividade do negócio.
Você pode usar esse tipo de análise para descobrir quais são seus produtos mais vendidos. Dessa forma saberá quais itens não podem faltar em estoque, bem como onde concentrar seus esforços de marketing para tornar sua loja virtual mais lucrativa.
Segmentos de classificação ABC
Curva A: Produtos que fornecem 80% da receita total e 20% do estoque.
Curva B: Produtos que fornecem 15% da receita total e 30% do estoque.
Curva C: Produtos que fornecem 5% da receita total e 50% do estoque.
Essas categorias podem ser classificadas de maneira mais simples:
Curva A: o menor grupo de produtos classificado como mais importante para o seu negócio.
Curva B: este grupo de produtos é um pouco maior, mas contribui menos para o seu negócio.
Curva C: o maior grupo de produtos que contribui menos.
Como realizar a Curva ABC
Você pode presumir que os produtos de maior valor em seu estoque são os mais caros, embora isso possa ser verdade, seus itens mais valiosos podem ser aqueles de preço moderado que vendem em grandes quantidades. Mas, também podem ser itens de baixo custo que são usados como upsell para transformar pedidos não lucrativos em lucrativos.
Para realizar a Curva ABC em seu estoque, você deve:
– Fazer uma lista de todos os seus produtos;
– Calcular a quantidade que você tem de cada produto / SKU e os preços;
– Multiplicar o preço pela quantidade em estoque para descobrir qual é a receita potencial;
– Listar seus produtos da maior receita para a menor.
Adicione a receita potencial de cada produto para calcular a receita total
Para cada produto, divida a receita potencial desse produto pela receita potencial total para descobrir com qual porcentagem cada produto contribui para a receita total de sua loja de comércio eletrônico. Para completar a análise, você divide seu estoque em uma das três categorias com base no valor do produto para a empresa.
Por que você deve usar a Curva ABC?
Dividir seu estoque nesses três segmentos dá a você uma maneira de se concentrar nos produtos que mais afetam seu e-commerce. Ele informa quais produtos precisam de reabastecimento constante e quais produtos você pode dispensar se necessário, pois dessa forma você conhecerá a margem deles e assim poderá reduzir seus custos de capital diminuindo a quantidade de estoque obsoleto.
A Curva ABC ajuda a identificar os itens de maior valor
Você pode pensar que vender uma grande quantidade de um determinado produto significa que é seu item de maior valor. Mas como isso se cruza com suas margens de lucro? E quanto ao custo geral de compra, armazenamento e envio?
A Curva ABC usa dados para identificar o que está gerando mais valor. Esses insights podem levar você a reconfigurar seu estoque completamente. A quantidade de dinheiro que você pode economizar implementando contagens de ciclo é razão suficiente para realizar a Curva ABC em seu estoque.