Com a Covid-19, o cenário global mudou e o distanciamento se fez necessário fazendo com que inúmeras empresas voltassem a sua atenção ao e-commerce para manterem suas negociações ativas, via internet, sob pena de perderem o seu espaço e sua competitividade no mercado.
Diante do avanço tecnológico para a realização de negócios e seus desdobramentos comerciais na internet, a transformação digital das indústrias e distribuidoras do país se fez ainda mais urgente para a eficiência da sua gestão. Isso porque os processos de fabricação e operação das máquinas, os formatos de compra e venda, os métodos de negociação e todo o relacionamento com o mercado precisaram se adequar para acompanhar a evolução constante dos cenários mercadológicos.
Neste artigo, mostramos o quanto é importante para a sua indústria ou distribuidora se adequar a esse movimento de migração para a compra e venda on-line dos seus negócios.
A reinvenção de indústrias e distribuidoras para se tornarem competitivas
Uma das grandes vantagens que as indústrias têm no e-commerce é a possibilidade de expandir o seu atendimento às regiões mais distantes e a possibilidade de atingir novos revendedores com a automatização e simplificação de suas operações, evitando assim qualquer necessidade de ter um mediador de vendas, tornando os seus preços muito mais viáveis e competitivos.
Além disso, um ponto relevante e que deve ser levado em consideração é a quantidade infinita de possibilidades para a montagem do seu catálogo virtual (isso representa um facilitador para o seu e-commerce). Esta modalidade estabelece uma comunicação ágil e direta com os clientes, através do compartilhamento de informações detalhadas e atualizadas sobre os seus produtos, tornando tudo mais prático e eficiente para o esclarecimento de dúvidas ou para a resolução de eventuais incidentes.
Onde entra o protagonismo da transformação digital?
É praticamente impossível deixar de falar em e-commerce, indústria 4.0 e competitividade sem abordar o tema “Transformação Digital”, visto que se misturam de acordo com a busca por crescimento e pelo próprio movimento de consumo do mercado. Estruturar a operação de vendas on-line deixou de ser uma opção para as indústrias e distribuidoras. Isso passou a ser um pré-requisito básico para a sua manutenção de liderança e pelo seu “market share”.
Hoje, as grandes organizações do mundo inteiro estão se movimentando para estruturar toda a sua operação no mercado digital, pois o progressivo crescimento do número de consumidores no ambiente on-line está modificando significativamente todo o fluxo de toda cadeia produtiva (inbound e outbound), fazendo com que haja a necessidade de uma urgente melhoria tanto no setor de logística como também na estruturação dos marketplaces.
Como as empresas estão comprando hoje em dia?
Se a maneira como as organizações vendem seus produtos tem mudado bastante, a forma de comprar das empresas também vem passando por uma forte estruturação multicanal. Já é possível, por exemplo, viabilizar novas experiências de compra com o vendedor estando cada vez mais integrado ao cliente, através dos portais de e-commerce B2B (ou até mesmo por redes sociais).
Hoje, as indústrias e distribuidoras mais competitivas do mercado são aquelas que se adaptam mais rapidamente ao seu segmento de atuação, atraindo seus clientes com uma leitura precisa do cenário onde estão. Para se ter uma ideia sobre o que estamos falando, somente no ano de 2020, o e-commerce B2 B apresentou um crescimento de 73,88%.
Por que indústrias e distribuidoras adotam o e-commerce B2B no seu modelo de negócios?
– Otimização da gestão de vendas:
Ao contar com um canal exclusivo para vendas on-line, todos os pedidos da sua empresa ficarão centralizados em um único local, facilitando a gestão de vendas e otimizando o tempo da sua equipe (dispensando assim o lançamento de pedidos no final do dia).
– Fim das barreiras geográficas:
Você passa a vender para pessoas de praticamente qualquer lugar do país, pois não existem limites geográficos no ambiente virtual (aumentando bastante o seu campo de atuação com a comercialização de produtos em locais/regiões onde a sua força de vendas não atua presencialmente).
– Atendimento 24 horas:
O ambiente on-line torna a sua loja ativa 24 horas por dia, sete dias por semana (evitando a sua necessidade de ter uma equipe de vendas disponível para atender os clientes em tempo real).
– Maior visibilidade do processo operacional:
Com o e-commerce B2B, é possível monitorar e ter maior visibilidade de todas as etapas dos pedidos (da venda até a entrega da mercadoria). Além disso, essas informações também podem ficar disponíveis para o cliente, reduzindo bastante a necessidade das interações por e-mail, telefones e WhatsApp (relativas às possíveis consultas sobre o status da compra).
– Mais opções de pagamento:
Os canais on-line também oferecem diversas possibilidades de pagamento, tanto para o vendedor quanto para o comprador. Com isso, você amplia as suas chances de fechar mais negócios.
– Clientes bem mais satisfeitos:
O e-commerce B2B é uma poderosa modalidade de negócio que entrega uma ótima experiência de compra aos clientes, além de garantir a quem vende nesse mercado mais autonomia e flexibilidade nos negócios.
Escolha uma boa plataforma para a implantação do seu e-commerce B2B, capriche no seu catálogo de produtos e faça uma boa divulgação para aumentar ainda mais o seu volume de vendas!
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