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Gamificação como estratégia para vender mais

As lojas virtuais enfrentam certos desafios diários, como oferecer uma boa experiência de compra aos clientes e recuperar vendas perdidas de carrinhos abandonados. No entanto, para superar esses problemas há várias estratégias de marketing eficientes. 

Um método que vem ganhando força e poucos conhecem é a gamificação. Trata-se de usar um senso de recompensa e conquista para encorajar o consumidor a realizar uma ação desejada.

Quando os clientes são motivados por um conjunto de recompensas claramente definido, é mais provável que ajam de acordo com elas. Mas isso não significa ter um jogo de PacMan aparecendo aleatoriamente na frente de um cliente.

A estratégia de gamificação para vender mais

A estratégia de gamificação é uma maneira fácil e eficaz de simplificar a jornada do comprador com pouco esforço e recompensa. Ela provoca emoções fortes à medida que explora o impulso de competir e vencer. Isso é benéfico para seu e-commerce, pois resulta em engajamentos repetidos impulsionados pelo jogo. 

Existem várias estratégias e métodos de gamificação para introduzir jogos no processo de compra de produtos. A gamificação permite ao cliente progredir por meio de um conjunto predefinido de opções, de preferência terminando com uma compra.

Ao organizar várias atividades para se assemelhar a um jogo, é possível direcionar comportamentos específicos do consumidor, engajar seu público-alvo e motivá-los a realizar mais compras.

Portanto, a ideia de apelar para a natureza competitiva dos consumidores e fornecer-lhes um incentivo para a ação é uma ótima estratégia de marketing.

Principais componentes da gamificação

Instruções: os consumidores recebem instruções completas sobre o que fazer. Obviamente, descrições extensas do jogo devem ser evitadas, certifique-se de que as regras sejam escritas em uma linguagem clara e compreensível.

Desafio: fornecendo um desafio ao seu público-alvo, você está motivando-o a participar do jogo. 

Recompensa: essa é uma parte crucial do processo gamificado. Para construir um senso de confiança, ofereça recompensas, por exemplo: um cupom de desconto na compra de produtos.

Motivação: mesmo quando um usuário conclui todas as fases do jogo, as táticas gamificadas ainda o motivarão a repetir tudo mais uma vez. Em um jogo, sempre é possível obter um resultado melhor. Então, ofereça melhores recompensas para pontuações maiores e assim seu público-alvo se envolverá cada vez mais.

Estratégias para gamificação no e-commerce

Agora que você tem uma ideia sobre os componentes básicos da gamificação, aqui estão algumas estratégias específicas para lojas virtuais:

Pontos de recompensa diários

Oferecer pontos diários para realizar ações em seu site irá inspirar os clientes a voltar sempre, não apenas quando precisam de algo, mas todos os dias. Certifique-se de ter uma tabela de classificação para exibir os usuários com pontuação mais alta, isso irá motivar outros a alcançar resultados ainda melhores.

Programas de recompensa

Quantas vezes você recebeu recompensas por ingressar em um programa ou recomendar um aplicativo a um amigo? Essa é uma estratégia poderosa para envolver seus clientes e trazer novos compradores para sua loja virtual.

Uma recompensa desse tipo são os programas de fidelidade, que não incluem pontos, mas descontos nos próximos pedidos dependendo de quanto o consumidor gasta em uma loja. Foi comprovado que essa estratégia aumenta o valor médio do pedido e o número geral de clientes que retornam.

Curtidas e compartilhamentos

Você pode usar a gamificação para engajar seu público-alvo nas redes sociais. Recompense com pontos os usuários que escrevem comentários sobre seus produtos. 

Os usuários mais ativos, aqueles que curtem e compartilham seu conteúdo nas redes sociais também devem receber uma recompensa por seu envolvimento, pois são vitais para construir uma comunidade em torno de sua loja virtual.

Selos

Outro clássico da gamificação são os selos. Você pode recompensar os consumidores por concluir tarefas e dar a eles emblemas que indicam que pertencem a um grupo com certos privilégios. Por exemplo, torne VIP os consumidores que fizeram 5 pedidos em sua loja e enviaram pelo menos 5 avaliações sobre seus produtos.