Certamente, um dos negócios mais promissores nos últimos anos em se tratando de empreendedorismo é vender os seus produtos em grandes lojas virtuais, como a Americanas, Dafiti, Mercado Livre, Extra, Netshoes etc. Já está comprovado que essa estratégia atrai muitos consumidores, alavancando as vendas. Contudo, alguns desafios inevitavelmente irão aparecer, especialmente, no que se refere à gestão de marketplace.
Uma das questões das quais não se pode perder de vista é que estamos falando de uma espécie de shopping virtual. Ou seja, há parâmetros diferentes com relação a um e-commerce privado comum, digamos assim. Sem contar ainda o fato que são ambientes que possuem regras muito bem definidas.
Vamos então saber mais dos desafios desse tipo de modalidade de comércio online, e como superá-los da melhor forma possível?
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Uma loja virtual integrada
O melhor caminho é investir em uma plataforma de e-commerce que garanta a integração com o marketplace. Sendo possível otimizar as operações sem tanta burocracia e, assim, agilizar as transações.
Uma plataforma que possa fazer uma integração adequada possui muitas vantagens, desde facilitar o cadastro de mercadorias, além de administrar melhor determinadas operações que, “manualmente”, demandariam bem mais tempo. Sem contar o fato de que o cliente percebe a origem do produto que está comprando, o que gera um tráfego gradativo para a loja virtual.
Um estoque devidamente gerido
Qual a importância de um estoque bem administrado? Entre tantas coisas, está o fato de que se evita vender produtos que nem existem mais em sua loja, e é lógico que isso será um problema de relacionamento com seu consumidor, que certamente ficará frustrado. E, acredite: nada pior do que um comércio (seja ele virtual ou não) que sofre reclamações desse tipo.
Sabe a plataforma que citamos no tópico anterior, que pode auxiliar na integração de seu e-commerce? Pois bem, essa mesma ferramenta pode ser bastante útil para gerenciar o seu estoque. A mecânica desse processo, inclusive, é simples: a partir do momento em que um produto é comprado numa loja virtual, é dado “baixa” dele no marketplace.
Lidando com a concorrência
A concorrência entre as lojas virtuais é grande. E, uma boa gestão de marketplace precisa saber lidar com isso. Em primeiro lugar, é necessário desenvolver uma técnica que possibilite você se destacar entre tantos lojistas. A meta é sempre estar na Buy Box, espaço de maior destaque nos marketplaces. E para isso você precisa ficar atento aos seguintes critérios:
- Melhor preço de venda
- Melhor prazo de entrega
- Quantidade de estoque
- Melhor reputação
- Menor valor no frete
- Melhor condição de pagamento (parcelas)
O que mais pode-se fazer?
Bem, fique atento no SEO, já que através de palavras-chaves bem encaixadas, o seu produto é facilmente encontrado. Para conceber uma palavra-chave adequada, é necessário saber o que o cliente digitaria para procurar o produto que você oferece. Nesse sentido, descrições bem elaboradas das mercadorias também ajudam.
Oferecendo formas de pagamento das mais variadas
O serviço de pagamento é um dos critérios mais usados pelos clientes quando estes decidem comprar um produto na internet. Nesse sentido, as possibilidades múltiplas de pagamento garantem uma experiência satisfatória ao cliente, que se sentirá compelido a comprar de você novamente.
Entre essas formas de pagamento, podemos citar boleto bancário, transferência entre contas e parcelamento em cartão de crédito. Evidentemente que todo esse processo também precisa ser “amigável”, além de garantir segurança nos dados fornecidos pelo cliente.
Nesse ponto, existe até mesmo a questão da precificação, com ferramentas que avaliam o preço da concorrência, fazendo os valores das suas próprias mercadorias mudarem automaticamente para se adequarem a esse processo, oferecendo um preço menor do que os outros.
E, claro, lembre-se de que para cada compra concretizada, um percentual é repassado para o marketplace correspondente. Portanto, quando decidir qual valor irá vender a sua mercadoria, isso deve ser levado em consideração.
Tirando dúvidas dos clientes o mais rápido possível
É até lógico que a partir do momento em que os pedidos aumentam, há certa dificuldade em lidar com outras questões que vão aparecendo normalmente no meio do caminho. É então que alguns impasses com os clientes podem surgir.
Por isso mesmo é necessário que os lojistas e os marketplaces estejam devidamente estruturados para atender os clientes em suas mais variadas dúvidas, e sempre o mais rápido que puder. Setores como call centers podem ser excelentes formas de atender os consumidores quanto a determinados assuntos, passando conforto e confiança para o seu consumidor.
O envio correto de notas fiscais é algo básico
Caso não se tenha um software que integre todos os principais processos do e-commerce, é fundamental emitir as notas fiscais uma por uma. Essa atividade pode ser necessariamente complicada se o fluxo de vendas está aumentando muito, e por isso, ferramentas de integração são necessárias (lembra-se do primeiro tópico?).
Se você fizer a emissão uma a uma com um fluxo de vendas muito alto, sem um sistema que integre esse processo, as chances de erro são enormes. Com isso, o atraso no envio de produtos será inevitável, e a imagem de sua loja ficará comprometida. Ou seja, de início uma boa gestão de marketplace pode parecer complexa demais, em especial, quando é preciso se adequar a certas regras. Porém, com o tempo, toda essa otimização se refletirá em sucesso de vendas e na garantia de uma tranquilidade futura.