A economia digital está transformando o mundo como o conhecemos. Empresas B2B que não acompanham a evolução, infelizmente, não durarão muito. E a explicação é simples: à medida que os compradores B2B tendem ser mais jovens, a experiência de venda on-line é de fundamental importância.
Existe agora uma oportunidade para que os distribuidores e atacadistas ofereçam uma forte experiência digital para seus clientes. Se bem feito, pode-se pagar rapidamente o investimento e seguramente manter (e porque não aumentar?) a participação no mercado.
A economia digital está remodelando nosso mundo. Ignore-a por sua própria conta e risco. 🙁
Desafios enfrentados pelos distribuidores e atacadistas
Se você é como muitos distribuidores e atacadistas com quem conversamos, está ciente dessa mudança, mas provavelmente é contido por obstáculos a serem superados e com caminhos pouco claros para a resolução.
Existem várias peças no quebra-cabeça que você precisa acertar.
1. Complexidades de negócios B2B
Geralmente, existem muitas razões pelas quais as empresas B2B acham que o comércio eletrônico não pode funcionar para elas. Exemplos:
- Você tem clientes com preços de contrato, como vai lidar com isso?
- E os clientes que têm acordos especiais?
- E os itens que você fornece apenas para determinados clientes?
Cada um deles pode ser facilmente resolvido com a tecnologia certa de e-commerce.
2. Equipe
Além da própria tecnologia, você pode estar se perguntando: quem o apoiará?
Todos na sua equipe já têm mais trabalho do que podem suportar.
- Quem tem tempo para outra iniciativa?
- E que habilidades essa pessoa precisa ter?
- Quanto tempo levará para sua equipe aprender ou apoiar?
Normalmente, nestes casos, recomendamos o auxílio de uma empresa especializada em e-commerce. A B2 Rocket E-commerce, por exemplo, além de criar lojas virtuais (B2C e B2B), realiza a Gestão de E-commerce, incluindo neste processo todo o treinamento e transferência de conhecimento para os colaboradores.
3. Cultura de mudança.
Todos nós resistimos à mudança.
- Os vendedores são ameaçados por uma ferramenta que pode substituí-los.
- A TI está preocupada com a segurança e sua responsabilidade no advento do site inoperante.
- Outros estão céticos quanto a isso ter um retorno sobre o investimento.
Mesmo se você acertar todas as outras etapas do planejamento, sua cultura precisará mudar para que o projeto seja um sucesso.
4. compra B2B.
Os compradores B2B não compram exatamente como os compradores B2C.
- Alguns de seus clientes exigem uma solução personalizada.
- Outros pagam via ordem de compra.
- Você pode ter um grupo de clientes que exigem aprovação do gerente antes que um pedido possa ser feito.
Você pode lidar com tudo isso por meio do comércio eletrônico?
A resposta é sim.
Etapas para distribuidores e atacadistas que desejam evoluir no e-commerce
Embora os desafios possam parecer assustadores, a recompensa vale a pena. Aqui está uma abordagem passo a passo que o preparará para o sucesso.
1. Desenvolva os requisitos do seu projeto
O planejamento do seu projeto é uma das etapas mais importantes.
- Quais são seus concorrentes onlone?
- Quais produtos você venderá inicialmente online?
- Qual é o tamanho do seu catálogo de produtos?
- Como você lida com o imposto sobre vendas?
- Quantos pedidos você espera ter feito por meio de e-commerce no primeiro ano?
Descobrir as respostas para todas essas perguntas ajudará você a personalizar sua solicitação de proposta enviada aos fornecedores de tecnologia, a fim de garantir que a tecnologia escolhida tenha o máximo de recursos possíveis para atender às suas necessidades.
2. Identifique possíveis obstáculos
Toda empresa tem uma maneira ligeiramente diferente de fazer negócios.
A chave é identificar os obstáculos com antecedência, para que a equipe possa ter soluções planejadas.
3. Desenvolva uma visão de sucesso
Comece a pensar no que o seu novo site permitirá que os clientes façam e que não podem fazer hoje. Como isso facilitará suas vidas?
Crie algumas metas mensuráveis para o sucesso:
- Quais são suas metas de receita para o ano 1? Para o ano 3?
- Deseja aumentar sua velocidade de “produção”? Por exemplo, 95% de remessa no mesmo dia.
- Deseja diminuir a quantidade de tempo que seus representantes de vendas gastam para receber pedidos pequenos?
As respostas para isso dependerão da receita geral da sua empresa atual e do nível de prioridade que você está dando a essa iniciativa.
4. Promova uma cultura que apoiará mudanças
Antes de fazer isso, você precisa ter certeza de que está pronto para apoiar as alterações. Você deve estar animado com esta iniciativa!
Caso contrário, converse com pessoas que tiveram implementações de comércio eletrônico bem-sucedidas.
- Leia livros ou ouça palestrantes sobre empresas que cresceram com o comércio digital
- Compartilhe com sua equipe o que você está animado
Lembre-se de reconhecer pessoas que estão resolvendo problemas de maneira criativa e se esforçando para apoiar esta iniciativa.
Celebre pequenas vitórias enquanto sua equipe trabalha para se tornar um negócio digital.
Planeje uma comemoração para o dia em que seu novo site será lançado.
5. Crie sua equipe de comércio eletrônico
Existem várias funções diferentes na implementação bem-sucedida do e-commerce. Determine quem atuará nessas funções e, se você não tiver pessoas, considere a B2 Rocket E-commerce para seleção de profissionais qualificados e treinamento.
6. Selecione sua tecnologia
Ao revisar suas opções de tecnologia, questione:
- Quanto custará a configuração do seu e-commerce?
- Existem integrações nativas que economizarão seu dinheiro?
- Quão fácil é para você manter esta estrutura?
- Quanto custará uma atualização?
- A hospedagem está incluída?
- Você precisará de um blog para gerar conteúdo?
- Possui os recursos B2B que você está procurando?
- Que desenvolvimento contínuo está sendo feito na plataforma para garantir que você fique atualizado com as mudanças no mercado?
Escolha uma plataforma porque:
- Ela atende aos seus requisitos.
- É líder reconhecida no setor.
A importância da experiência do usuário e do conteúdo do produto
Fornecer aos clientes a experiência desejada do usuário não é uma tarefa simples. É mais do que oferecer seu produto para venda em sua loja virtual.
Você precisa pensar sobre quem é seu usuário, que problema ele tem quando chega em sua loja e como você pode ajudá-lo a resolver esse problema.
- Se for um cliente que deseja comprar uma ferramenta específica, quais são os motivos mais comuns para comprá-la.
- Você pode oferecer um vídeo do YouTube que os ajude com o equipamento que eles estão comprando?
- Existem outros produtos que eles provavelmente precisarão junto com essa ferramenta?
Considere como você exibirá produtos relacionados, na página do produto ou no carrinho de compras (ou ambos!)
Você pode facilmente ficar impressionado com o trabalho necessário para elaborar a melhor experiência do usuário e projetar o conteúdo certo.
Preparando sua organização para atender seus clientes
Tornar-se um negócio digital é muito mais do que configurar uma loja virtual. Pode acreditar!
- Avalie se a equipe de atendimento ao cliente verifica os e-mails com frequência e responde rapidamente às perguntas dos clientes.
- Treine sua equipe interna para usar seu site. Seus representantes de vendas devem demonstrar aos clientes como o e-commerce facilitará a vida deles.
- Planeje a comunicação com sua base de clientes existente para apresentá-los ao seu novo e-commerce.
- Considere a possibilidade de configurar o chat no seu e-commerce. Muitos de nossos clientes descobriram que essa é uma maneira útil de envolver clientes em potencial, que talvez não desejem falar pelo telefone, em um diálogo. Nós da B2 Rocket sempre recomendamos o JivoChat, é uma ferramenta que vai muito além de um chat.
Observações finais (não deixe de ler!)
1) Saiba que você receberá feedback dos clientes sobre coisas que não funcionam da maneira que eles esperam. Tire proveiro disso para evoluir sempre.
2) Alguns distribuidores e atacadistas trabalham também com venda B2C. Considere também esta modalidade de negócio.
3) Conte sempre com a B2 Rocket E-commerce para criar o seu projeto de vendas online.