Você já pensou em contar com a colaboração de um influenciador digital para ampliar suas vendas? Essa pode ser uma boa estratégia para alavancar seu negócio, mas é importante entender a diferença entre um influenciador e um vendedor.
Atualmente, muitas empresas têm esperado dos influenciadores digitais resultados superiores daqueles obtidos com o trabalho de um profissional de vendas. Na verdade, esperam resultados imediatos, como se eles fossem um vendedor dos seus produtos.
No entanto, é fundamental esclarecer que um influenciador não é um vendedor. Mas isso não significa que você não possa aproveitar a influência deles na internet para obter uma vantagem competitiva em seu negócio.
Afinal, o que é um influenciador digital?
Basicamente, um influenciador digital é um criador de conteúdo com seguidores nas redes sociais. Seja no YouTube, Instagram ou Facebook, esses canais oferecem aos influenciadores diferentes maneiras de envolver o público.
Eles compartilham conteúdo que inspira as pessoas, as entretém, informa e as mantêm leais. Essa linha direta de comunicação capacita os influenciadores a gerar engajamento e, por fim, definir tendências. Essas características os posicionam para trabalhar realizando publicidade para diferentes marcas.
Influenciadores digitais geralmente são categorizadas como micro ou macro influenciadores. Enquanto os micro influenciadores têm seguidores entre 10.000 a 50.000, os macro ostentam um público entre 500.000 a 1 milhão.
Mas essas categorias ainda podem ser divididas para abranger a ampla gama de influenciadores existentes. Cada camada de influenciador tem suas próprias vantagens e desvantagens para as empresas, dependendo dos objetivos de uma determinada iniciativa ou campanha.
Por exemplo, macro influenciadores são capazes de atingir públicos mais amplos em uma única postagem. Enquanto micro influenciadores podem ajudar as campanhas a atingirem públicos de nicho. Já os influenciadores de nível intermediário representam uma opção de meio termo.
Por que influenciadores digitais não são vendedores?
Os influenciadores não podem ser considerados vendedores, mas sim fortalecedores da sua marca. Portanto, eles não são responsáveis pela venda direta do seu produto. A ideia é que por meio deles sua empresa possa ganhar mais visibilidade na internet.
Isso porque os benefícios do seu produto serão divulgados para uma grande quantidade de pessoas que seguem o influenciador. Como resultado, ocorrerá o aumento das vendas.
Além disso, a empresa não emprega diretamente o influenciador como ocorre com o vendedor. O influenciador é pago apenas para promover os produtos da empresa em várias plataformas de mídia social, onde eles têm um grande número de seguidores.
Geralmente, um influenciador digital é considerado um formador de opinião que conquistou a confiança do seu público. Dessa forma, o que ele sugerir será bem aceito. Porém, um vendedor não tem essa mesma capacidade de influenciar as pessoas. Além dos mais, não tem acesso a um grande público.
Portanto, contar com a forte imagem de um influenciador digital em suas campanhas de marketing pode aumentar de forma significativa a exposição dos seus produtos e a receita da sua empresa.
Por onde começar?
Para ajudar você a aproveitar melhor o potencial que influenciadores digitais têm para tornar sua marca mais reconhecida no mercado, separamos algumas dicas. Confira!
– Você está trabalhando no fortalecimento da sua marca nas redes sociais? Então escolha um influenciador digital que esteja alinhado ao seu discurso.
– Seus perfis em redes sociais estão preparados para atender a demanda de visitas que ocorrerão depois da promoção de seus produtos por um influenciador digital? A dica é manter sua página com publicações relevantes e atualizadas.
– Procure se informar sobre as principais tendências do momento em termos de aplicativos móveis, estilos de vídeos, filtros e até mesmo memes. A ideia é inserir seu produto em um contexto moderno, conectado com as tendências da atualidade para obter maior alcance na internet.
– Ao definir o influenciador digital que irá apoiar sua marca, esteja aberto a ouvir sua opinião em relação à campanha, já que ele conhece bem seus seguidores e suas preferências.
– Para obter uma boa resposta do publico do influenciador, o melhor a fazer é inserir seu produto de forma natural nas postagens dele.