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Influenciadores digitais para lojas virtuais

O marketing de influência explodiu nos últimos anos e existe uma razão para isso: ele pode gerar um ROI 11 vezes maior comparado à banners . É por isso que nós da B2 Rocket trabalhamos duro para escrever este guia, que fala tudo o que você precisa saber. Abordaremos:

  • Quem é um influenciador
  • A indústria de influenciadores
  • Como encontrar influenciadores
  • Práticas recomendadas para o marketing de influência

Quem é um influenciador?

Vamos começar com o básico – quem se qualifica como influenciador e quais são os diferentes tipos de influenciadores?

Os influenciadores são usuários de mídia social com um público estabelecido que publicam conteúdos específicos. Os influenciadores construíram seu público tornando-se uma autoridade reconhecida em um nicho específico, como maquiagem, alimentos, bebidas ou viagens.

Não queremos dizer que os influenciadores têm doutorado no que estão publicando. Em vez disso, queremos dizer que sua paixão, compromisso com a produção de conteúdo e atenção ao público os tornaram um recurso em que as pessoas confiam para obter informações e inspiração.

É um equívoco comum que um influenciador digital precise ter uma audiência massiva de milhões. Na verdade, os influenciadores são um grupo diversificado de indivíduos que acompanham todos os tamanhos de seguidores, e contas com milhões de seguidores formam apenas uma pequena parte do ecossistema.

Existem três grandes categorias de influenciadores digitais:

  • Micro Influenciadores : Como o nome indica, essas contas têm um número relativamente pequeno de seguidores, começando em alguns milhares. Apesar do tamanho pequeno, eles são cada vez mais populares devido à sua autenticidade e ao relacionamento íntimo com o público. Você provavelmente já segue uma conta de nicho que possui alguns milhares de seguidores.
  • Médio influenciadores : essas contas de tamanho médio variam de dezenas de milhares a centenas de milhares. São as contas mais populares para trabalhar, porque têm um alcance maior, mas ainda mantêm a autenticidade.
  • Influenciadores celebridades : essas contas alcançam milhões de seguidores. Para certos casos, seu alcance e capacidade maciços de gerar conteúdo viral podem ser incrivelmente úteis. No entanto, eles também são os mais caros de se trabalhar, e algumas contas podem parecer altamente comercializadas, minimizando a autenticidade e as interações genuínas que são tão importantes para o sucesso do marketing de influência.

Independentemente da categoria, todos os influenciadores compartilham uma base comum: um público envolvido e interessado.

E com isso, parcerias bem-sucedidas entre marcas e influenciadores se baseiam em garantir que ambas as partes compartilhem uma visão / estética semelhante e promovam um relacionamento de longo prazo. Publicações pontuais que não se alinham parecem falsas e prejudicam apenas a sua marca – por exemplo, um blogueiro de comida vegana postando sobre produtos de couro seria na melhor das hipóteses contraproducente.

A Indústria de Influenciadores

O marketing de influência é um ramo relativamente novo do marketing de mídia social, mas está crescendo muito. A indústria triplicou em três anos, passando de US $ 1,7 bilhão em 2016 para US $ 6,5 bilhões em 2019 . Da mesma forma, as pesquisas do Google para a frase “marketing de influência” dispararam nos últimos anos.

Espera-se que o setor cresça ainda mais à medida que mais marcas descobrem o valor que pode ser gerado por esse canal. No ano passado, 63% das marcas planejavam aumentar seu orçamento de marketing de influência nos próximos anos.

Por que todo esse crescimento? Porque o marketing de influência funciona. As pessoas seguem influenciadores porque confiam em suas opiniões e querem imitar seu estilo de vida. Portanto, quando recomendam produtos ou serviços, as pessoas ouvem.

Como já foi mencionado, autenticidade e confiança são um dos principais valores do marketing de influência, e há um enorme valor nisso. De fato, a confiança é tão importante quanto o preço para os consumidores ao tomar decisões de compra.

Os influenciadores desempenham um papel essencial na ponte entre consumidores e marcas e podem ser considerados os melhores dos dois mundos. Eles são acessíveis e têm um relacionamento próximo com seu público, o que gera confiança. Ao mesmo tempo, eles são respeitados em seu nicho e incorporam um estilo de vida desejado que torna os seguidores mais propensos a prestar atenção e agir de acordo com suas recomendações.

Como encontrar influenciadores

Então, como você encontra influenciadores para fazer parceria? Existem algumas opções.

1) Manualmente

Essa é a maneira mais simples e direta de começar a trabalhar com influenciadores. Você pode encontrar contas específicas pesquisando hashtags, palavras-chave ou até mesmo pesquisando seguidores de contas populares que se alinham à sua marca. Quanto mais específica a hashtag ou a conta que você estiver pesquisando, maiores serão as chances de encontrar uma conta que se alinhe bem à sua marca.

Depois de encontrar a conta dos seus sonhos, você precisa chamar a atenção deles. Você pode conseguir isso enviando um DM e deixando comentários em suas postagens apresentando-se brevemente e explicando que gostaria de trabalhar com eles.

Embora essa abordagem seja simples e direta, também pode tornar-se muito demorada e apresentar baixos retornos. Pode levar muito tempo para filtrar os milhões de contas no Instagram para encontrar as que se alinham e não há garantia de que elas responderão. 

2) Através da Agência B2 Rocket

Através da nossa base de dados, temos acesso a centenas de milhares de influenciadores digitais, cadastrados por segmento, idade, gênero, local etc, e dispostos a trabalhar com a sua marca. É uma abordagem mais sofisticadas e inteligente, e normalmente gera resultados bem mais rápidos.

Outro benefício importante é que, através da seleção B2 Rocket , os influenciadores se candidatam a divulgar a sua marca, já determinam uma ideia de custo e o tipo de trabalho que podem realizar. Isso significa que não precisamos entrar em contato com cada influenciador, evitando burocracias e o longo tempo na seleção e negociação.

Quanto custam os influenciadores?

Então, quanto isso tudo custa? Bem, isso depende, pois cada ação de marketing de influência tem seu preço. 😛

Primeiro, se sua marca pretende enviar produtos ou disponibilizar serviços ao influenciador, você precisa saber que isso envolve um custo. Nestes casos o influenciador pode ser beneficiado com o uso próprio dos “recebidos” ou sortear para os seus seguidores.

Segundo, cada influenciador cobra um cachê para uma ação pontual ou para uma ação recorrente. Na recorrência é possível negociar este valor, pois o ganho está no volume.

Terceiro, como já foi dito, quanto mais seguidores e mais engajamento (likes e comentários) o influenciador tiver, maior será o seu preço. Isso é uma regra básica de audiência.

Práticas recomendadas para o marketing de influência

Configurar diretrizes claras

A primeira e mais importante coisa a fazer ao executar uma campanha com influenciadores é estabelecer diretrizes claras e concisas. Para garantir uma campanha bem-sucedida, é importante que todos estejam de acordo e em sintonia.

Isso significa comunicar o que você está procurando desde o início e não mudar quando a campanha estiver em andamento. Antes de entrar em uma parceria com um influenciador, certifique-se de explicar claramente a campanha a eles. Isso inclui uma visão geral (objetivos da campanha, o tipo de imagens que você está procurando, o produto que eles receberão) e os detalhes (hashtags necessárias, palavras-chave, marcações @ a serem mencionados na legenda). A B2 Rocket realizar a Gestão de Marketing de Influência para que a marca tenha mais comodidade e resultados mais profissionais.

Trabalho em Escala

O Instagram tem mais de um bilhão de usuários. Para alcançar resultados significativos, sua campanha de marketing de influência deve ativar alguns influenciadores por vez, e se possível, gerar ações recorrentes. A execução de campanhas pontuais e esporádicas, com apenas um influenciador, levará a um resultado de baixa escala.

Basicamente, se você se comprometer com o marketing de influência, vá em frente ou vá para casa.

Criar um CTA atraente

Como em todo marketing, as postagens dos influenciadores devem ter um call to action (CTA) convincente para gerar resultados. Os CTAs bons incluem tirar proveito de promoções sensíveis ao tempo, deslizar sobre histórias para saber mais, concursos etc.

Elementos da campanha

Em um nível prático, a execução de uma campanha de marketing de influência fornece às marcas 4 benefícios principais: conteúdo, branding, tráfego e vendas.

O marketing de influência não é o futuro – é o presente. Marcas totalmente novas chegaram ao topo de sua indústria aperfeiçoando essa estratégia. A boa notícia é que existem vários serviços para ajudá-lo a alavancar eficientemente sua marca. Por isso, conte com a B2 Rocket!