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Inteligência Artificial: use para impulsionar as vendas na loja virtual

Você está tendo dificuldade para aumentar as vendas da sua loja virtual, apesar das estratégias que vem implementando? Se você respondeu “sim”, então talvez queira considerar o uso de uma tecnologia moderna que a maioria dos e-commerces está adotando. É a chamada Inteligência Artificial (IA). Mas, como a IA pode impulsionar seu e-commerce? Com a introdução de algoritmos inteligentes, as lojas virtuais agora podem resolver os desafios de segmentação e personalização de clientes. Os varejistas têm aproveitado as seguintes tendências de tecnologia:

Chatbots

Os varejistas de e-commerces estão cada vez mais se voltando para os chatbots para fornecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana aos seus compradores online. Construídos com tecnologias de IA, os chatbots estão ficando mais intuitivos. Eles interagem automaticamente com os clientes com base em uma série de condições predefinidas. Assim, entre outras funções, podem negociar preços em tempo real com cada visitante do seu site.

Vitrines inteligentes

Entre as principais aplicações da Inteligência Artificial no e-commerce estão as recomendações personalizadas de produtos. Sem dúvida, isso aumenta as taxas de conversão e o ticket médio dos pedidos. Com o uso do Big Data, a IA está impactando as escolhas dos clientes graças aos dados coletados de compras anteriores, produtos pesquisados ​​e hábitos de navegação online.

Overlay

Overlay é uma sobreposição modal ou lightbox que é ativada na mesma janela em que o usuário está navegando, e não em uma nova janela como um pop-up tradicional. Este sistema é ativado quando o site detecta que o usuário está prestes a sair da página. Essa é uma ferramenta de marketing projetada para converter visitantes em leads, vendas ou inscrições. A overlay esmaece o resto do site para chamar a atenção para uma oferta específica. Para os e-commerces, isso normalmente significa um cupom ou alguma outra forma de desconto, como frete grátis ou um e-book em troca do endereço de e-mail do visitante. As overlays usam um algoritmo para rastrear gestos do mouse, momentos de descanso e outros movimentos do usuário. O algoritmo é então capaz de detectar quando um usuário está prestes a abandonar a loja virtual, disparando um pop-up que lhe dá uma chance de reconsiderar o abandono do site.

Buscas inteligentes

Em uma loja virtual, além de otimizar a busca de produtos por palavras-chave, é preciso também considerar a atividade do usuário e as atuais tendências de vendas. Além disso, mesmo que o cliente digite uma palavra errada, o sistema irá sugerir o melhor resultado. Os resultados de pesquisas também são filtrados de maneira inteligente para que o usuário encontre o produto que corresponda a um critério específico. Portanto, ao aplicar a tecnologia de Inteligência Artificial o desempenho do sistema de busca será superior.

E-mail Retargeting

Nada é mais frustrante do que ver um grande número de pessoas acessarem seu site e saíram sem comprar nada. Saiba que os visitantes não compram por muitos motivos. Talvez eles estejam apenas navegando e não tenham a intenção de comprar. Talvez o preço fosse alto demais. Ou talvez planejem comprar em outro momento. Seja qual for o caso, você perdeu uma venda. No entanto, esses visitantes ainda representam uma oportunidade para o seu negócio, sendo que a tecnologia de Inteligência Artificial pode lidar com essa situação. Uma tática conhecida como e-mail retargeting pode ajudá-lo a capturar os clientes que visitaram seu site, mesmo que eles não tenham feito login. Essa estratégia ajuda a aumentar suas vendas personalizando mensagens de marketing para pessoas que demonstraram interesse em seus produtos.

Conclusão

Para sobreviver no mercado, os varejistas têm adotado as mais modernas tecnologias para atender e superar as expectativas dos clientes. Se você não está aproveitando a Inteligência Artificial para ampliar as vendas do seu e-commerce, está perdendo uma grande vantagem competitiva. A B2 Rocket implementa a tecnologia de Inteligência Artificial nas lojas virtuais, em todas as plataformas. Com mais de 20 anos de experiência em E-commerce e Marketing Digital, contamos com profissionais dedicados em planejar uma estratégia exclusiva para o seu negócio.