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Invista nos maiores marketplaces do Brasil

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Nos últimos anos, o mercado de marketplaces cresceu de forma significativa no Brasil. Isso também se deve a adesão dos maiores varejistas brasileiros a esse modelo de negócio que ocupa um grande espaço no cenário do e-commerce. A Magazine Luiza, Americanas e Mercado Livre, são exemplos de marketplaces.  

De acordo com dados do mercado, entre os anos de 2019 e 2020, mais de 100 mil lojas aderiram a essas plataformas online que permitem que terceiros comercializem seus produtos. Assim, aumentou para 242 mil o número de negócios nesse modelo. 

Benefícios dos marketplaces 

Os consumidores são atraídos pela conveniência dos marketplaces, onde podem pesquisar, comparar preços e comprar inúmeros produtos de diferentes marcas. Os vendedores costumam oferecer o melhor preço para ganhar a conversão. 

As empresas de marketplaces recebem uma porcentagem das vendas de qualquer produto vendido em sua plataforma. Geralmente, as empresas aderem a esse sistema de vendas devido aos inúmeros benefícios que proporcionam, por exemplo: 

Alcance: pequenas empresas ou fornecedores que podem não ter os recursos necessários para estabelecer seu próprio site de e-commerce podem se alinhar com um marketplace para ganhar visibilidade e aumentar seu alcance por meio de um novo canal de vendas.

Receita: um marketplace serve como um meio adicional para vender produtos, proporcionando um nível de receita maior para vários tipos de negócios.

Aquisição de clientes: operar em um marketplace estabelecido coloca sua marca e seus produtos diante de um vasto público de compradores que já frequentam a plataforma para fazer compras. 

Entrega rápida: para marcas e vendedores que não têm seus próprios recursos de atendimento e armazenamento, eles podem aproveitar os serviços de atendimento de um marketplace para armazenar, embalar e enviar seus produtos, muitas vezes com opções de entrega rápida que atraem compradores e a fidelidade do consumidor.

Os 9 maiores marketplaces do Brasil para você investir

B2W: considerada uma das maiores plataformas digitais da América Latina, permite aos comerciantes criar uma loja dentro das principais lojas virtuais do país.

Mercado Livre: atualmente é um dos canais de venda mais usados por comerciantes e lojistas para fazer vendas online.

Magazine Luiza: no Brasil, o Magazine Luiza é um dos maiores marketplaces, sendo destaque no primeiro semestre de 2020, com 214% de crescimento. A plataforma digital da empresa é composta por mais de 32 mil vendedores.

Amazon: criadora do conceito de marketplace na década de 90, a Amazon disponibiliza ferramentas para ajudar os comerciantes a vender em sua plataforma online.

Extra: qualquer loja pode vender no Extra com facilidade. A plataforma digital da empresa recebe atualmente mais de 26 milhões de visitas mensais.

Netshoes: famosa loja de artigos esportivos, a Netshoes é líder em vendas nesse segmento, oferecendo a muitas empresas a oportunidade de vender seus produtos em seu marketplace.

Carrefour: com o objetivo de dar a qualquer loja a oportunidade de aumentar seu faturamento, o Carrefour oferece parceria em seu marketplace, oferecendo uma ampla gama de categorias de produtos, que incluem eletrônicos, saúde e beleza, artigos esportivos, materiais de escritório, peças automotivas, artigos de decoração e vestuário.

Mobly: considerado uma das maiores lojas virtuais no seguimento de móveis e artigos de decoração, conta com mais de 650 marcas em seu marketplace.

Madeira Madeira: líder na venda online de materiais de construção, a Madeira Madeira está aberta as empresas que queiram aderir ao seu marketplace.

Conclusão

Para realizar uma operação bem-sucedida em um marketplace, é necessária uma plataforma de tecnologia avançada para automatizar processos operacionais e otimizar o desempenho de marketing para garantir que seus preços sejam competitivos.

Além disso, o estoque deve ser reabastecido com frequência e o marketing otimizado para manter a participação no mercado, aumentar a visibilidade e gerar conversões a preços lucrativos. É importante analisar diferentes marketplaces para encontrar o canal de vendas mais adequado para comercializar seus produtos. A dica é optar pela venda em multicanais para ampliar seu negócio!

Portanto, não tenha medo de investir em novos mercados de comércio eletrônico. Esteja você trabalhando em um negócio recém-estabelecido ou já vendendo há mais tempo, os marketplaces devem ser a parte mais focada de sua estratégia. Sem dúvida, a plataforma certa será o principal fator para o sucesso do seu negócio.