A tendência atual mostra que os marketplaces estão em ascensão. Sem dúvida, é um modelo de negócios lucrativo que tem atraído muitas empresas. Então, o que acha de conectar compradores e vendedores em uma única plataforma de comércio eletrônico?
A principal vantagem de ter seu próprio marketplace é que não será preciso investir em estoque. Portanto, oferece menos risco financeiro do que uma loja virtual. Saiba que existem plataformas com todos os recursos necessários para a criação e gestão do seu marketplace.
O que é um marketplace?
Um marketplace é um site ou aplicativo que atua como mediador entre clientes e empresas que oferecem produtos ou serviços nos setores B2B e B2C. O proprietário de um marketplace geralmente não oferece nenhum produto ou serviço. Sua tarefa é fornecer uma plataforma onde os participantes do mercado interajam.
Existem quatro tipos principais de marketplaces:
Verticais: oferecem produtos do mesmo tipo de fornecedores diferentes.
Horizontais: oferecem produtos diferentes com características semelhantes.
Globais: não têm limitações e vendem todos os tipos de produtos de diferentes fornecedores.
Híbridos: oferecem seus próprios produtos, bem como produtos de outras empresas.
Fluxo de receita
Você pode escolher o fluxo de receita que melhor se adapte a seu nicho de mercado e se alinhe aos seus objetivos de negócios. A maneira como você obtêm receita deve determinar o sucesso de sua plataforma. Uma das formas mais populares de monetizar um marketplace é introduzir uma taxa ou comissão por transação.
Isso exige uma plataforma que forneça um alto grau de automação dos processos. As comissões são normalmente o fluxo de receita mais lucrativo para os marketplaces, especialmente à medida que crescem e mais transações acontecem.
Você pode usar uma combinação de vários esquemas de monetização, mas é melhor implementar apenas um se estiver começando.
O que oferece uma plataforma de marketplace?
Os marketplaces são uma poderosa ferramenta de vendas. Mas para obter sucesso nesse mercado, é preciso contar com uma plataforma que ofereça um sistema eficiente e fácil de usar. A seguir, alguns recursos importantes que devem ser considerados.
– Inserção ilimitada de lojistas e produtos;
– Carrinho compartilhado com pagamento único;
– Cálculo do valor do frete;
– Fornecer as melhores opções de pagamento (cartão de crédito, boleto, etc)
– Possibilidade de agrupar clientes por perfil para direcionar promoções, preços específicos, etc.
Mais autonomia para o gestor e o lojista
Rastrear as vendas com métricas precisas é fundamental. Portanto, uma boa plataforma de marketplace deve oferecer ao lojista um painel exclusivo de acompanhamento para que possa medir o desempenho da venda de seus produtos.
Além disso, deve garantir autonomia na escolha dos meios de entrega. Recursos para aprovar, bloquear e excluir vendedores também são importantes, bem como o controle do catálogo de produtos.
Um proprietário de marketplace deve fazer a curadoria dos produtos de seus lojistas. Assim, pode optar em permitir somente a publicação de itens com imagens e descrições detalhadas, de acordo com seu padrão de qualidade.
Entenda as expectativas dos lojistas e clientes
Pesquise o público de seu interesse para entender melhor suas expectativas. Isso ajudará você a segmentá-lo e a ajustar sua proposta de valor. Os lojistas devem se beneficiar da possibilidade de usar sua infraestrutura e funcionalidades para ampliar seu mercado atual, em vez de estabelecerem sua própria loja virtual.
Por outro lado, os clientes procuram ter acesso a uma ampla gama de produtos com preços atrativos, bem como realizar transações de pagamento em um ambiente digital totalmente seguro. Por isso, é fundamental que seu marketplace seja construído em uma plataforma confiável.
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