Você já deve ter ouvido falar que os marketplaces oferecem uma boa oportunidade para lojistas venderem mais. Talvez esteja até pensando em aderir a esse mercado para expandir seus negócios. No entanto, é importante saber que lojas virtuais e marketplaces não significam a mesma coisa.
Embora ambos sejam usados para fins de comércio online, existem algumas diferenças básicas entre eles. Um marketplace é um e-commerce pertencente a uma empresa, onde vários lojistas/sellers comercializam seus produtos.
Dessa forma os consumidores têm a possibilidade de comprar produtos de diferentes marcas e empresas. Como exemplo podemos citar a Magazine Luiza, a Lojas Americanas e Mercado Livre. Por outro lado, uma loja virtual é de uma empresa específica que vende seus próprios produtos.
Se esse é o seu caso, saiba que já tem um pré-requisito importante para ter seu negócio aprovado em qualquer marketplace. Porém, o comerciante que ainda não tem uma loja virtual poderá ter mais dificuldades para entrar nesse mercado.
A seguir, conheça algumas diferenças entre loja virtual e marketplace.
Abordagem de marketing e escalabilidade
Na loja virtual o foco são os consumidores finais. Já em um marketplace é preciso atrair não apenas consumidores finais, mas também os lojistas que são fundamentais para expor os produtos. Além disso, os marketplaces são mais escaláveis com o poder de investimento, assim permitem que se expandam com mais rapidez do que as lojas virtuais.
Nome de domínio
Uma das principais diferenças entre uma loja virtual e um marketplace é o domínio do site. Ou seja, o vendedor pode colocar um nome personalizado, que se recomenda ser a própria marca. Já em um marketplace, ao exibir produtos de várias empresas, existe apenas um domínio em geral.
Personalização
O dono de uma loja virtual pode modificar o design de acordo com sua preferência para seguir os mesmos padrões da marca, em termos de cores, fontes e imagens. Porém, quando se vende em um marketplace isso é bastante limitado porque o foco maior fica na marca do marketplace.
Visibilidade
Um fator determinante para um lojista escolher vender produtos em um marketplace é o potencial de visibilidade de seus produtos. Isso porque os marketplaces aparecem com grande frequência nos resultados de pesquisa do Google. Então, até mesmo os comerciantes que já têm uma loja virtual podem garantir uma visibilidade superior vendendo em marketplaces.
Ganhos por venda
Outra grande diferença desses meios são os ganhos. No marketplace é cobrado uma porcentagem de comissão por venda, que varia entre 16% e 20%. No entanto, em uma loja virtual, a margem de lucro é maior já que não há intermediários tão caros.
Envio
Em relação às responsabilidades de envio, tradicionalmente o lojista que vendeu através da sua própria loja virtual ou de um maketplace, se responsabiliza pelo Picking and Packing (preparação do pedido, empacotamento, despacho etc).
Mas de uns anos para cá os marketplaces estão oferecendo soluções mais inteligentes baseadas no conceito de fulfillment, onde o próprio marketplace se encarrega de todas as etapas de distribuição dos produtos, inclusive da logística reversa, garantindo uma qualidade e rapidez muito maior.
Crie sua loja virtual e venda também em marketplaces
Como vimos, a diferença entre o marketplace e a loja virtual está mais relacionada aos recursos e à visibilidade que oferecem. É aconselhável marcar presença em ambos. Portanto, se você pretende expandir seu negócio, não deixe de comercializar seus produtos nessas duas modalidades para ampliar os lucros.
Construir confiança tanto em sua loja virtual quanto no marketplace é essencial para você ampliar as vendas. Saiba que a maioria dos consumidores confia mais em um site amplamente conhecido, mesmo que as empresas que vendem os produtos não sejam familiares para eles.
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