O comércio eletrônico está crescendo de forma acelerada em razão da pandemia da Covid-19. Diante disso, muitos varejistas estão aderindo aos marketplaces para aproveitar esse bom momento.
De acordo com dados da ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2020, foi registrada alta de 68% nas vendas online, o que levou ao faturamento de R$ 126,3 bilhões. Além disso, a participação de mercado foi de 11%.
Sem dúvida, em tempos de pandemia, os marketplaces têm se mostrado fundamental para alavancar os negócios de milhares de pequenas empresas que ainda não comercializam seus produtos pela Internet.
Conforme dados da Ebit|Nielsen, os marketplaces ocupam 78% de participação no comércio eletrônico B2C (Business-to-Consumer). Portanto, deve continuar em alta em 2021. A seguir, confira os 5 marketplaces que tem mais força no Brasil.
1 – Mercado Livre
2 – Lojas Americanas
3 – Amazon Brasil
4 – Casas Bahia
5 – Magazine Luiza
Criar loja virtual ou vender em marketplaces?
Se você também pretende aproveitar a modalidade de vendas online, é indicado criar uma loja virtual e ainda marcar presença nos principais marketplaces. Atualmente, qualquer empresa que tem o objetivo de expandir seu negócio e ampliar seus lucros, precisa vender pela Internet.
Se você já possui uma loja virtual, mas acredita que não seja necessário vender em marketplaces, está enganado! E se você vende em marketplaces, mas não tem uma loja virtual, também está cometendo um grande erro que pode prejudicar seriamente seus negócios.
Tenha em mente que, independentemente de vender em marketplaces, é importante ter uma loja virtual própria pelos seguintes motivos:
– Muitos marketplaces só aceitam vendedores que tenham uma loja virtual ativa e bem estruturada. Portanto, as empresas que não tem um canal próprio de vendas online terão mais dificuldades para entrar nesse mercado.
– Os proprietários de lojas virtuais podem personalizar o design do seu site da forma que quiserem e assim projetar a imagem do seu negócio sem depender de terceiros.
– Ter uma loja virtual aumenta o potencial de crescimento da marca e ajuda a consolidar o nome da empresa no mercado digital. Além disso, ter um e-commerce próprio facilita a criação de estratégias de divulgação para atrair e fidelizar clientes.
– A margem de lucro de uma loja virtual é maior do que em um marketplace, já que você estará comercializando produtos em seu próprio canal de vendas, sem a necessidade de pagar comissões para vender em marketplaces.
Conclusão
Por fim, é importante investir em ambas as modalidades de venda online, já que as duas soluções se complementam. Então, crie sua loja virtual e também venda em marketplaces. A dica é encontrar o equilíbrio nos investimentos. Ampliar seus canais de venda é fundamental para o crescimento da sua empresa.
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