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Marketplace: descubra o que há de novo neste canal

Marketplace: descubra o que há de novo neste canal

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Nos últimos anos, o mercado de varejo se viu forçado a passar por uma grande transformação digital. E uma modalidade de comércio eletrônico que vem se destacando bastante junto às empresas e seus consumidores é o marketplace. O seu funcionamento é bem similar ao de um shopping center, onde diversos tipos de produtos, de várias lojas, são vendidos em um único lugar.

No Brasil, os principais marketplaces do mercado são encabeçados pelas grandes lojas virtuais (Amazon, Americanas, Magazine Luiza e Mercado Livre entre outras) que dão para as mercadorias uma grande visibilidade junto ao seu público, potencializando ainda mais as suas vendas.

De acordo com um relatório divulgado pela empresa de tecnologia financeira (FIS), o comércio eletrônico deverá crescer mais de 55,3% até 2025 e atingir mais de US$8 trilhões em valor de transação e, no contexto brasileiro, a mesma pesquisa aponta que o aumento poderá ser de 95% até 2025 (com valor de operações chegando a US$ 79 bilhões).Por isso, é inegável o poder dos marketplaces na economia atual.

Neste artigo, apontamos algumas tendências dessa modalidade para o impulsionamento do planejamento estratégico da sua loja on-line.

Quais são as principais novidades e tendências para o marketplace em 2024?

1. Aumento na quantidade de canais:

Uma tendência que vem sendo observada neste setor é a entrada maciça de outras empresas que, aproveitando a força que já têm no mercado offline, estão formando novas e importantes parcerias para aumentar cada vez mais o seu fluxo de vendas.

2. Crescimento do número de parceiros:

Os marketplaces cresceram muito em tamanho e em quantidade, devido à popularização deste tipo de negócio entre os lojistas virtuais (inclusive de lojas menores que desejam vender mais, contando com esse aumento de canais para viabilizar suas vendas on-line e aumentar a visibilidade de seus produtos junto ao consumidor).

3. Entregas mais ágeis:

Sabendo que a logística tem sido um fator essencial nas decisões de compras na internet, os lojistas virtuais dos marketplaces têm buscado novas alternativas para entregar suas mercadorias e pensado também em novas opções de vendas pelos seus sites (possibilitando a retirada de seus produtos nas lojas físicas).  Hoje, o comprador não quer mais espera dias para receber aquilo que comprou. Por isso, essa é uma necessidade urgente e que vem sendo aplicada para facilitar e agilizar o envio.

4. Compras multicanal ou omnichannel:

A ideia de integrar lojas físicas, virtuais e compradores é uma inovação que traz a possibilidade de eliminar a barreira entre o on-line e o offline. A utilização de vários canais pelas empresas permite que o consumidor não encontre mais restrições de horário e local para a retirada do seu produto escolhido. Essa nova experiência de compra (quando eficientemente aplicada) pode gerar uma fidelização de clientes.

5. Otimização de atendimento:

Conforme um marketplace cresce, maior é a necessidade de crescimento da demanda em relação ao atendimento do consumidor, exigindo que essas plataformas invistam continuamente em soluções que otimizem e melhorem o atendimento ao público.

6. Marketplaces especializados:

Um campo que continuará crescendo é o dos marketplaces especializados (ou de nicho como são chamados), onde o consumidor tem acesso a uma variedade enorme de produtos dentro de um mercado específico. Este é o tipo de loja que conhece bem o seu comprador, estabelecendo uma relação de especialista para especialista (onde o público é mais consciente sobre quais são as suas escolhas).

7. Phygital (uma combinação do físico com o digital):

Essa é uma tendência que vem se tornando cada vez mais forte no marketplace. Uma ideia interessante que vem sendo adotada são os showrooms em espaços físicos, onde os consumidores podem conhecer e manusear produtos que convidam para a compra on-line (definindo se desejam receber o produto em casa ou buscá-lo em uma loja).

8. Flexibilidade de pagamento:

Essa é uma tendência que vem norteando o bom funcionamento dos marketplaces. A variedade das formas de pagamento é um elemento crucial em um momento crítico da compra: o carrinho. A frustração de não encontrar o tipo de pagamento preferido pode significar o abandono do carrinho de compras, por isso é fundamental estar atento às inovações.

Como você pode notar, o mundo dos marketplaces é muito dinâmico. Todas essas novidades/tendências exigem um olhar mais atento ao mercado e às novas tecnologias para a contínua melhoria dos seus negócios!