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Marketplace: destaque-se e venda muito mais

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À medida que aumenta a popularidade dos marketplaces, os lojistas podem ter mais dificuldade para se destacar e vencer a concorrência. Para superar esse desafio, existem alguns caminhos que sua empresa pode seguir para criar um diferencial de mercado e impulsionar as vendas.

Conheça agora algumas práticas recomendadas para fazer com que seus produtos se destaquem em um ambiente competitivo de marketplace.

Cumpra as orientações da plataforma

Cada plataforma de marketplace estabelece certas exigências no que se refere aos anúncios publicados. O ideal é que você siga todas as orientações para garantir a devida visibilidade aos seus produtos, tais como:

– Imagens nítidas, de boa qualidade e variadas;

– Títulos e descrições bem elaboradas;

– Classificar o item na categoria adequada;

– Cumprir os prazos de entrega, entre outros.

Atenção a categorização e descrição dos produtos

Para facilitar a busca por seus produtos na plataforma é preciso inseri-los na categoria certa. Isso ajuda o usuário a encontrar seu anúncio nos resultados de busca do marketplace. Como resultado, aumenta suas chances de realizar a venda.

Quanto à descrição dos produtos, é importante apresentar seus benefícios e outras informações de forma completa. No entanto, o conteúdo deve ser original, capaz de atrair o cliente e ampliar as chances dele se interessar pela compra.

Um anúncio com boa descrição começa pelo título focado em SEO, com palavras-chave relacionadas ao item em questão. No decorrer do texto procure deixar claro todas as características do produto, seu tamanho, maneiras de usá-lo, etc.

Melhore as imagens, prazo de entrega e o valor do frete

Um ponto crítico para muitos lojistas se refere à escolha das imagens que serão usadas na apresentação dos produtos. É indicado usar mais de uma imagem, com a resolução indicada pelo marketplace.

Quanto ao prazo estipulado para a entrega do pedido, muitos consumidores preferem adquirir um produto de uma empresa nacional, já que remessas internacionais são mais demoradas. Além disso, o preço do frete também influencia na hora da compra. Certamente o consumidor escolherá o vendedor que entrega mais rápido.

Para isso, o ideal é contar com a cooperação de parceiros logísticos que possam atender sua demanda com eficiência. Em relação ao valor do frete, procure oferecer preços competitivos, já que a opção de frete grátis nem sempre é vantajosa para o lojista.

Como definir os preços

O preço de um produto é um dos fatores decisivos para a compra. Para precificar seus itens de forma correta sem prejudicar sua margem de lucro, é preciso estabelecer um equilíbrio nos preços.

Para isso, considere os custos e sua margem de lucro, antes de precificar os produtos. Também é uma boa ideia analisar os preços oferecidos pela concorrência. De qualquer forma, defina um valor que garanta uma vantagem competitiva.

Defina uma estratégia para obter boas avaliações

Os consumidores de marketplaces estão sempre atentos as avaliações dos produtos. Sem dúvida, a opinião de outros compradores pode ser determinante para a decisão de compra. Portanto, seu negócio precisa ser bem avaliado pelos clientes. Isso deve contribuir para melhorar sua reputação.

Uma maneira de conquistar esse objetivo é prestando um bom atendimento, o que inclui responder de forma rápida as dúvidas e reclamações, bem como oferecer produtos de qualidade no menor prazo de entrega possível. E não se esqueça de incentivar os compradores a avaliar positivamente a compra.