Na era da transformação digital, os negócios evoluíram rapidamente em resposta às novas tecnologias. Uma das tendências mais impactantes foi o surgimento de marketplace para franquias. Isso porque oferece recursos que simplificam processos complexos, aumentando a eficiência.
Um desafio comum que muitas franquias enfrentam é gerenciar os relacionamentos entre todos seus franqueados. Isso envolve monitorar todas as etapas das vendas como pedidos, prazo de entrega e estoque, por exemplo. Felizmente, por meio de uma plataforma de marketplace, o franqueador pode reunir seus franqueados em um mesmo canal de venda.
A seguir, conheça outros benefícios do marketplace para franquias.
Tudo em um só lugar
Na plataforma de marketplace você pode cadastrar todos os seus franqueados. Além de não haver limites de loja e produtos, não há percentual sobre as vendas.
Localização da loja mais próxima
Para otimizar prazos e custos de entrega, o marketplace para franquias identifica a loja mais próxima do local do pedido através da tecnologia de geolocalização, assim facilita a entrega para o cliente. Além disso, atribui esta venda a loja em questão. A plataforma também oferece a possibilidade do cliente visualizar todos os canais que oferecem o produto desejado para que selecione de qual prefere receber.
O franqueador controla a base de clientes
O franqueador tem amplo domínio sobre a base de clientes cadastrados na plataforma, reservando aos franqueados apenas o acesso aos dados dos clientes que compraram em sua loja. Dessa forma eles podem atender aos pedidos realizados.
Total controle de estoque
Para reduzir erros e aumentar as conversões, é importante ter total controle do estoque para oferecer dados precisos aos clientes. Um marketplace para franquias permite ao franqueador visualizar a disponibilidade de produtos em cada franqueado. Isso permite não só vender produtos com estoque ilimitado, mas também aqueles com estoque inteiro ou fracionado, localizados em uma ou mais franquias.
Pick Up Store e Ship From Store
No modelo pick up store, o cliente pode ir até a loja retirar o produto, caso não queira receber em seu endereço. Mas, se o franqueado selecionado não tiver o produto disponível, o marketplace fará uma busca pela loja mais próxima com o objetivo de completar o pedido (ship from store).
Split de pagamentos
O gateway de pagamento integrado ao marketplace realizará a divisão dos valores (split de pagamento) e a análise antifraude para transferir ao franqueado o valor dos produtos vendidos, e para a franquia os royalties.
Experiência Omnichannel
O marketplace para franquias oferece uma experiência omnichannel completa aos clientes, independentemente do meio utilizado. O cliente pode realizar a compra através do smartphone e retirar na loja de sua preferência ou com o estoque da loja mais próxima completar seu pedido. Além disso, o cliente pode recuperar carrinhos abandonados, bem como ter acesso ao seu histórico de compras para comprar novamente.