Quando se trata de vender online, encontramos um cenário repleto de oportunidades. O problema é decidir qual plataforma usar. Atualmente, alguns dos canais de compras mais populares entre os consumidores são o Mercado Livre e Shopee.
A principal vantagem para os lojistas é que esses grandes centros comerciais online são visitados diariamente por milhões de usuários brasileiros, o que aumenta a possibilidade de um negócio vender mais.
Para fazer a escolha certa, você deve explorar em profundidade tanto o Mercado Livre quanto a Shopee antes de tomar qualquer decisão. Embora ambas as plataformas possam contribuir para o sucesso do seu negócio, você deve considerá-las um canal online de apoio e não o principal para adquirir novos clientes.
Taxas: Mercado Livre ou Shopee?
Para vender na Shopee a empresa cobra de 12% a 18%. Enquanto a taxa do Mercado Livre é de 11% a 19%. Então, o primeiro fator que você deve considerar na hora de escolher a melhor plataforma para anunciar seus produtos é a taxa de comissão. Atualmente estes dois players estão equilibrados nas taxas. (Dados de set/2021).
Benefícios para o comprador
As empresas também devem considerar os benefícios que ambas as plataformas proporcionam aos consumidores. Por exemplo: cupom de desconto e frete grátis. No embate com o Mercado Livre, a Shopee vence nesse aspecto.
A plataforma asiática oferece diariamente cupons de desconto e até mesmo frete grátis para compras a partir de R$ 20, o que, sem dúvida, motiva os consumidores a comprar. Já no Mercado Livre, o cliente recebe esse benefício apenas quando faz uma compra acima de R$ 79.
No caso da entrega, comprando na Shopee o cliente pode ter que esperar mais tempo para receber a encomenda. Por outro lado, os pedidos do Mercado Livre são entregues de forma mais rápida, o que pode compensar principalmente na compra de itens de maior valor.
Isso ocorre porque a plataforma conta com o sistema de entrega full, no qual os produtos são entregues em poucos dias. Em comparação com a Shopee, o Mercado Livre oferece um suporte operacional e sistema logístico mais eficiente.
Outro dado importante, o Mercado Livre ainda é mais procurado por consumidores no Google. Veja este gráfico:
Conclusão
Para decidir em qual plataforma investir é preciso analisar todos os prós e contras para o seu negócio e assim escolher aquela que atenda melhor suas necessidades. Tanto o Mercado Livre quanto a Shoppe são empresas sérias que podem proporcionar uma grande visibilidade aos lojistas.