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O que são NFTs e como impulsionarão o e-commerce no futuro

  • Categoria do post:E-Commerce

Tenho certeza que você já ouviu falar que o mercado de NFTs está decolando. Mas, do que se trata esse fenômeno recente? NFT significa “token não fungível”, ou seja, algo único. Isso significa que você não pode trocar um item por outro de igual valor. Por exemplo: uma nota de R$ 10 pode ser trocada por duas notas de R$ 5, porém, um NFT não, pois é um item digital que não é intercambiável.

Muitas empresas de e-commerce têm prestado atenção nessa tecnologia para entender como ela poderá afetar as vendas online. É provável que ajude a otimizar as vendas digitais e permita o rastreamento dos dados do produto. Os NFTs também podem tornar mais transparente o ecossistema de comércio eletrônico.

Como os NFTs impulsionarão o e-commerce no futuro

Os NFTs podem ter o potencial de substituir SKUs (código identificador) por comunicações baseadas em blockchain. O modelo também pode apoiar um sistema de participação nos lucros mais equitativo, especialmente para marcas emergentes que buscam estabelecer-se no comércio eletrônico. 

Além disso, os NFTs têm o potencial de tornar extremamente fácil para os usuários ver todo o histórico da cadeia de suprimentos de um produto que compraram, bem como rastrear o ciclo de vida da transação de um produto.

A não fungibilidade permite novos tipos de transações

Aproveitando os avanços acumulados dos anos anteriores, o cenário dos NFTs parece estar maduro o suficiente para passar por um boom em 2022. O próprio conceito de não fungibilidade permite novos tipos de transações, onde os usuários não se limitam às trocas monetárias, pois podem também usufruir da troca de ativos, sejam eles digitais ou físicos.

Os dados das transações também são preservados para as partes envolvidas, enquanto os royalties do ativo ficam registrados para sempre no próprio contrato inteligente. Em outras palavras, os NFTs estão em posição de impulsionar a próxima geração de comércio eletrônico, ou seja, comércio descentralizado (dCommerce).

Ao usar NFTs para eliminar intermediários de comércio eletrônico, os consumidores podem desfrutar de uma nova era de comércio ponto a ponto (P2P). Também permitirá que varejistas menores recuperem sua posição em meio ao domínio crescente dos gigantes do comércio eletrônico.

Desafios a serem enfrentados

Embora o comércio eletrônico tenha revolucionado o status quo do comércio físico tradicional, ele capitalizou o conceito de transações comerciais P2P. Algumas empresas rapidamente conseguiram se tornar oligarcas do comércio eletrônico, controlando uma grande quantidade de atividades comerciais em escala global.

Na verdade, vários projetos baseados em blockchain tentaram interromper esse esquema, capacitando os usuários, oferecendo alternativas para o gerenciamento de dados e os processos de transação atuais.

No entanto, apesar de tais iniciativas, algumas necessidades do consumidor (por exemplo, confiança, descentralização e transparência de dados) ainda precisam ser abordadas. Consequentemente, uma adoção em massa de tais serviços ainda não está madura.

Conclusão

Como o e-commerce e a criptomoeda são setores que se movem rapidamente, para ficar à frente do jogo, as marcas devem permanecer abertas a novas ideias e projetos. Ainda mais aqueles capazes de impactar todo o mercado de vendas online. 

Provavelmente haverá muitas mudanças e desafios ao longo do caminho, o que inclui orientar os consumidores sobre essa nova tecnologia. Portanto, se você trabalha com comércio eletrônico e está pensando em explorar os NFTs, faça sua pesquisa em fontes confiáveis.