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O Tik Tok é para as empresas?

“Desenrola, bate, joga de ladinho”. Inúmeras vezes você já se pegou vendo uma dessas inúmeras coreografias ou memes que fazem bastante sucesso junto a milhares de seguidores pelas redes sociais do mundo inteiro.

Você sabia que aproveitar o poder do TikTok para empresas pode uma boa ideia para quem está pensando em encontrar mais possíveis clientes e até mesmo aumentar as suas vendas? Só para contextualizar melhor, no Brasil já são mais de 70 milhões de usuários ativos na plataforma.

Pois neste artigo, mostraremos que a sua empresa pode utilizar o TikTok para aumentar significativamente as suas vendas, captar/prospectar novos leads e se relacionar com os seus clientes, de uma forma simples e sem precisar de coreografia.

TiK Tok: Uma ferramenta que vai muito além da dancinha

No auge do uso de smartphones e redes sociais no Brasil, principalmente durante o período da pandemia, diversas marcas passaram a utilizar em suas estratégias de marketing  o TikTok para empresas (ou Tik Tok for Business, como é conhecido).

O Tik Tok é uma ferramenta que mostrou grande capacidade de viralizar músicas, danças e também memes. Esse “poder” de comunicação se dá muito por conta do seu formato em vídeos curtos, mas também por estar diretamente atrelada ao entretenimento, informações e novidades.

Portanto, é possível explorar diversas possibilidades no relacionamento com seu cliente, nas vendas da sua empresa e em diversas outras questões relevantes para o seu negócio. Segundo dados da Hootsuit, o Brasil é o terceiro país que mais acessa o Tik Tok atualmente, com 74.069 milhões de usuários acima de 18 anos. Um espaço perfeito para a observação de tendências (para realizar ações em cima delas), ter um ambiente completo com métricas e insights sobre clientes, leads e audiência e acessar a recursos que somente contas profissionais possuem.

Crescimento substancial e progressivo junto a milhões de pessoas

O Tik Tok é uma rede social com foco em vídeos curtos e que viralizou rapidamente no ano de 2019, quando foi baixado 750 milhões de vezes, segundo a Sensor Tower. Desde então, segue em alta no mundo todo e, só no primeiro trimestre de 2020, recebeu 67 milhões de downloads

A proposta do app é bem simples: produção e publicação de vídeos de diversos segmentos. A ideia principal está nos conteúdos cada vez mais interativos e dinâmicos. Recentemente, o Tik Tok anunciou um aumento no limite de duração dos vídeos para 3 minutos, abrindo diversas outras possibilidades de criação de conteúdo (o que tem atraído muitas empresas a apostar na sua utilização para incrementar os seus negócios).

Contas comerciais no Tik Tok: será que vale a pena?

Além da sua óbvia utilização e vocação para o entretenimento, é possível também criar uma conta comercial para negócios que queiram investir na rede social. Essa é também uma forma de construir uma maior aproximação com o público que usa a plataforma e alcançar novos perfis com uma estratégia de marketing digital

TikTok para empresas vem sendo pensado como uma ótima ferramenta de abordagem para interação, engajamento e divulgação da marca. Segundo a própria rede social, as contas comerciais apresentam métricas de desempenho, insights da audiência e ferramentas de criação profissional.

Entre as suas principais vantagens, estão:

– Descoberta de novas culturas e perfis de usuários;

– Acompanhamento das novas tendências da rede;

– Acesso a recursos exclusivos para profissionais;

– Obtenção de insights para criação de novas ações;

– Uso da biblioteca de músicas comerciais com isenção de royalties.

Conforme estudo realizado pela Opinion Box (em 2021), os usuários veem como bastante positiva a presença corporativa no TikTok para empresas: 56% afirmaram seguir alguma marca e 66% acreditam que é um espaço capaz de aproximar as pessoas das empresas.

Vale ainda ressaltar que 33% dos que participaram da pesquisa afirmaram já ter deixado de comprar um produto ou serviço quando viram alguém falando mal dele no TikTok (isso só comprova a necessidade das marcas se posicionarem na rede social).

O que a sua empresa precisa avaliar sobre a sua presença no Tik Tok?

Apesar dos números serem bem interessantes, é preciso que a sua empresa avalie se vale mesmo a pena investir no TikTok para empresas. Por isso, é fundamental que toda a sua ação de marketing digital seja bem definida (incluindo um bom planejamento e monitoramento). É necessário que sejam consideradas aqui algumas questões, como:

– Faixa etária dos seus clientes e o público-alvo da plataforma (que gira em torno de 41% com idades entre 16 e 24 anos);

– Interesse na produção de vídeos mais descontraídos e divertidos (essa é a principal marca da plataforma);

– Possibilidade de investir em anúncios dentro da rede social;

– Investimento em produções de vídeos criativos e que passem sua mensagem de maneira curta (pode ser com a utilização de influencers ou personalidades digitais).

Como anunciar no Tik Tok para as empresas?

Hoje, a rede social disponibiliza um sistema de anúncios, o Ads Manager do TikTok, que oferece a possibilidade de criar e gerenciar campanhas de divulgação dentro do app. Você só precisa apenas selecionar o seu objetivo, definir o orçamento e método de lance para enviar então a sua campanha.

1. Marketing de influência:

Conforme pesquisa do Opinion Box, 73% dos usuários brasileiros seguem influenciadores, o que amplia as oportunidades do marketing de influência no TikTok para empresas. Se você deseja investir na plataforma, aposte em influenciadores e micro influenciadores para divulgar a sua empresa.

2. Marketing de conteúdo:

Aposte na criação de um conteúdo original, pensando nas várias oportunidades de divulgação de produtos e serviços de uma forma mais dinâmica e até divertida. Acompanhe as tendências do TikTok para empresas e elabore sempre um bom planejamento de conteúdo (as famosas hashtags podem ajudar explorando a ferramenta, conhecendo novos perfis de usuários e observando as postagens com maior engajamento).

Faça uma pesquisa de mercado, encontre o diferencial da sua marca e invista no Tik Tok para atrair cada vez mais o seu público-alvo e gerar mais engajamento junto à sua marca!