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Pequenas mudanças na loja virtual podem triplicar o faturamento

As vendas da sua loja virtual estão abaixo do esperado? Em muitos casos, o que falta são pequenos ajustes no site para permitir que os visitantes se convertam em clientes. Da navegação e design ao conteúdo e descrições do produto, tudo em sua loja virtual deve levar os usuários intencionalmente para o objetivo final: comprar seus produtos.

Para isso, é preciso implementar a otimização para motores de busca (SEO), dentre outras ações. Essa é uma estratégia de marketing fundamental para melhorar as conversões. Otimizar suas páginas ajuda os visitantes a encontrarem seus produtos online ao pesquisar termos relacionados no Google. 

Design personalizado

Sem dúvida, uma loja virtual com design personalizado é essencial para sua empresa se diferenciar da concorrência. Saiba que um visual genérico, pouco inspirador ou desatualizado tem muito menos probabilidade de impulsionar as vendas e, ao mesmo tempo, aumentar a taxa de conversão. 

Por outro lado, um design de site personalizado deixa uma primeira impressão positiva e duradoura nos visitantes. Portanto, escolher um esquema de cores e implementar a estética da sua marca de forma adequada deve garantir uma melhor presença online. Outra opção é construir um layout do zero para sua loja virtual.

Melhore as páginas dos produtos

É importante se certificar de que as páginas de seus produtos estão convencendo os visitantes a comprar. Além disso, para que os compradores possam localizar os produtos que procuram é preciso facilitar a navegação em sua loja virtual.

Você pode melhorar o desempenho das páginas de seus produtos com títulos atraentes e amigáveis ​​ao SEO. Isso ajudará sua loja virtual a conquistar uma classificação melhor na busca no Google e ainda facilitará para os compradores encontrarem o que precisam.

Também é importante não descuidar das descrições dos produtos, imagens de vários ângulos, ficha técnica e outras informações relevantes. O tempo de carregamento das páginas também deve ser observado. Quando o site é muito lento tende a fazer com que o cliente desista da compra.

Otimize sua loja virtual para pesquisa móvel

Outra otimização que você não pode ignorar é a mobilidade. Cada vez mais pessoas usam dispositivos móveis para fazer pesquisa e comprar produtos. Portanto, você definitivamente precisa melhorar sua taxa de conversão para celular. 

SEO móvel deve ser uma parte importante da sua estratégia para ganhar conversões. A dica é otimizar títulos e descrições de páginas para pesquisas em smartphones. Identifique as palavras-chave que os visitantes mais usam e integre-as ao seu conteúdo. Cuide também da experiência do usuário (UX) móvel porque isso afeta a sua classificação no Google.

E-mail marketing

Usar a automação no marketing por e-mail é uma forma comprovada de impulsionar as vendas e obter mais clientes recorrentes sem ter que gastar muito dinheiro em promoções pagas. Comprovou-se que o e-mail marketing tem um ótimo retorno sobre o investimento, o que significa mais vendas.

Então, a dica é integrar a ferramenta de e-mail marketing à loja virtual, permitindo que todos os contatos entrem na régua de comunicação de forma automática, sem ter que ficar exportando e importando planilhas.

Também é possível utilizar inteligência artificial e identificar e se comunicar através de e-mail com visitantes que não fizeram compras, que não se cadastraram, que não fizeram login, revertendo uma venda perdida.

Teste de usabilidade

Uma ótima experiência do cliente é essencial para uma loja virtual ter sucesso. Os testes de usabilidade podem ajudá-lo a identificar problemas que não seriam descobertos de outra forma, como links quebrados e erros gramaticais, por exemplo. 

Individualmente, esses detalhes incorretos podem não importar muito, mas, coletivamente, eles contribuem para a percepção de que seu site não é confiável. Aliás, sua loja virtual também deve passar por uma análise de segurança e privacidade.  

Outro motivo de atenção são as funções que exigem que os usuários sigam várias etapas como o processo de pagamento. Ao fazer uso de um teste de usabilidade é possível garantir que essa operação seja direta e intuitiva para oferecer uma boa experiência de compra ao cliente.

Conclusão

Por fim, realizar mudanças em sua loja virtual para triplicar o faturamento é um processo detalhado, por isso é difícil saber o que precisa ser alterado ou adicionado sem realizar um diagnóstico completo. 

Com mais de 20 anos de experiência em E-commerce e Marketing Digital, a equipe da B2 Rocket possui um serviço chamado Diagnóstico de E-commerce para realizar um mapeamento de todos os fatores que estão atrapalhando suas vendas.