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Pix cresce no e-commerce e é cada vez mais utilizado pelos consumidores

  • Categoria do post:E-Commerce

Há mais de um ano operando no Brasil, o PIX já apresenta resultados acima das expectativas para o segmento de e-commerce. Os consumidores online estão usando cada vez mais esse sistema de pagamentos instantâneo para pagar suas compras nas lojas virtuais.

São mais de 40 milhões de brasileiros usando o Pix diariamente. No que se refere a transferências de valores, já ultrapassou a quantidade de TEDs e DOCs realizados no país. Atualmente, o Pix é aceito em mais de 70% das lojas online, de acordo com pesquisas realizadas.

Dentre os e-commerces que aderiram ao Pix estão grandes empresas como Magalu, Americanas, Carrefour e Mercado Livre. A pesquisa também apontou que as lojas virtuais têm oferecido descontos para os clientes que usarem o Pix como forma de pagamento.

Pix é a escolha de pagamento em 40% das compras

Hoje, os pagamentos com Pix representam 6% do valor total de pagamentos feitos no comércio eletrônico brasileiro. Segundo um estudo realizado pela Beyond Borders, essa porcentagem deve crescer e chegar a 9% em 2024.

O estudo também aponta que os consumidores online têm escolhido o Pix como forma de pagamento em 40% de seus pedidos online. Além disso, o valor médio das compras pagas com Pix é 38% maior que as pagas com boleto e cartões de crédito.

No entanto, a primeira opção dos consumidores ainda é o cartão de crédito como meio de pagamento. À frente do PIX está o boleto como o segundo meio de pagamento mais usado. Porém, a tendência é que ambos alcancem o mesmo patamar em 2022.

Desempenho do varejo online

Não é surpresa que as lojas de varejo online estejam crescendo ano após ano. Em 2021, o setor registrou alta de 52% no Brasil, sendo que gigantes nacionais como Mercado Livre e Americanas, estão alcançando grandes empresas globais como Amazon e AliExpress.

Isso tem ocorrido a partir do aumento da oferta de produtos por meio de pequenas e médias empresas conveniadas aos seus marketplaces. O ritmo de crescimento deve se manter em dois dígitos até 2025. No país, o varejista internacional que mais cresce é a Shopee. Estimasse que os acessos à sua plataforma aumentaram quase 900% em 2021.

Outro dado importante é que as compras realizadas por meio de dispositivos móveis ultrapassaram as feitas pelo desktop. Em 2021, cerca de 59% das compras no e-commerce brasileiro foram pagas pelo celular, um aumento de 15% em relação a 2019 (período pré-pandemia).

Pix pode se tornar referência para toda a América Latina

Conforme o estudo da Beyond Borders, a previsão é de que o Pix se torne um ecossistema de soluções no Brasil, sendo referência em toda a América Latina. Portanto, devido ao seu forte potencial, existe a possibilidade do Pix se tornar um centro de pagamentos transfronteiriços. Isso deve mudar a maneira como os latino-americanos pagam por produtos e serviços.