O processo de cadastro de produtos nas lojas virtuais é uma tarefa que não deve ser ignorada. Isso porque alguns erros podem comprometer as operações de venda online. Sem dúvida, essa é uma demanda complexa, mas é de suma importância para o sucesso de um e-commerce.
Por exemplo, ao acessar a loja virtual de um grande varejista, como a Lojas Americanas, é possível observar que há uma enorme quantidade de produtos a venda. Todos os itens são listados por uma equipe designada para essa função.
Assim sendo, títulos, descrições e imagens devem ser definidas de modo que atraia a atenção do consumidor, não se esquecendo de aplicar estratégias de SEO. De fato, manter todas essas informações dentro de um padrão de qualidade é uma tarefa complicada, mas fundamental para os varejistas de qualquer segmento de mercado.
Por que o cadastro do produto é importante para as lojas virtuais?
Muitos consumidores desistem da compra por não obterem as informações desejadas sobre determinado produto. Por essa e outras razões ocorre o abandono do carrinho. Saiba que os dados contidos no cadastro estão diretamente ligados à conversão das vendas.
Afinal, é através da página do produto que o comprador tem todo o conhecimento do que está comprando. Diferente da loja física, na loja virtual não há um vendedor disponível para esclarecer as dúvidas dos clientes. Portanto, é importante garantir que o cadastro do produto possa antecipar as possíveis dúvidas dos consumidores.
Melhore a experiência de compra
Outra questão que deve ser considerada é a atualização do cadastro dos produtos. Em muitos casos, o cliente compra um produto que não corresponde à descrição. Isso gera insatisfação e possivelmente a devolução ou pedido de troca.
Para garantir uma boa experiência de compra mantenha os dados do produto atualizado. Os clientes devem encontrar com facilidade os produtos que procuram e acessar todas as informações sem nenhuma dificuldade. Dessa forma, se sentirão mais confiantes em fazer a compra.
Portanto, o ideal é otimizar o cadastro para manter a credibilidade da sua loja virtual. Geralmente os consumidores realizam pesquisas de preço antes de fazer a compra de um produto.
É comum também fazerem comparações entre os itens de acordo com as informações da descrição. Assim sendo, se torna muito importante encantar os clientes com imagens, vídeos e conteúdo de qualidade.
Categorização das páginas do produto
A opção de categorias do produto que o cliente encontra no menu da sua loja virtual é o meio pelo qual ele acessa diversos setores da loja. Saiba que esse mecanismo de pesquisa pode gerar um grande aumento no ticket médio da compra. Portanto, ao cadastrar um produto não se esqueça de inseri-lo nas categorias relacionadas. Assim será encontrado com mais facilidade pelo cliente.
Título e descrição
Quando o cliente pesquisa um produto em sua loja virtual, certamente a primeira coisa que vê é o título. Por isso, mantê-los otimizados é fundamental para garantir o equilibro nas taxas de rejeição do seu e-commerce.
Você também não deve descuidar das informações contidas na descrição do produto. Os dados devem ser claros o suficiente para que o comprador conheça todas as características do item pretendido.
Imagens
A qualidade das imagens é um fator essencial em qualquer loja virtual. Isso porque o apelo visual ajuda a estimular o consumidor a efetuar a compra. Então, a dica é diversificar os ângulos, oferecendo imagens que transmitam toda a essência do produto.
Afinal, como saber se faltam informações no cadastro do produto?
Ao conhecer todas as etapas de otimização do cadastro de produtos em sua loja virtual e aplicar os ajustes necessários, será possível reduzir os erros. De fato, para sua equipe de trabalho essa atividade pode ser exaustiva.
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