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Psicologia dos Preços no E-commerce: aprenda truques para converter mais

Encontrar a estratégia de preços mais adequada para o seu e-commerce é fundamental, já que o preço influencia na probabilidade de compra do consumidor. Quando você oferece produtos a preços muito baixos corre o risco de perder um lucro significativo. 

Por outro lado, quando o preço de seus itens é muito alto, aumenta a possibilidade de espantar seus clientes. Você pode ter um produto de alta qualidade, mas isso não significa nada se você não conseguir convencer alguém a comprá-lo.

Então, saiba que existem alguns truques baseados na psicologia dos preços que você pode usar em sua loja virtual para incentivar as pessoas a fazerem uma compra. Neste artigo, mostraremos algumas estratégias de preços para aumentar suas vendas e seus lucros.

O que é Psicologia dos Preços?

A psicologia dos preços no e-commerce é uma abordagem que usa os preços para influenciar as pessoas na hora de tomar uma decisão de compra. Isso ajuda a definir o preço na medida certa para persuadir o cliente a adquirir determinado produto. A prática já existe há algum tempo em lojas físicas, mas também é altamente aplicável em lojas virtuais.

Preço com final “99”

Se você ainda não pensou em usar o “99” em seus preços, considere essa possibilidade. Saiba que esse número é importante porque costuma ser associado a descontos e promoções.

Afinal, R$ 49,99 parece muito mais barato do que R$ 50,00. Embora a diferença seja de apenas R$ 0,01, para muitas pessoas faz diferença.

Essa abordagem é mais atraente para pessoas que procuram um desconto. O ideal é equilibrar diferentes estratégias de preços para ampliar suas vendas.

Comparação de preços

Às vezes, a psicologia dos preços não se trata apenas de alterar os valores de seus produtos, mas sim de como você posiciona o valor de um produto em comparação com outro.

Isso é frequentemente visto em lojas físicas, onde os lojistas colocam dois produtos semelhantes juntos, por exemplo, um mouse com fio por R$ 20 e um mouse sem fio por R$ 50.

Quer você goste ou não, a maioria de seus clientes comparará os preços antes de comprar. Às vezes, nos sites dos seus concorrentes e às vezes apenas no seu site.

Então, se você está tendo dificuldade em vender certo produto, posicione as opções premium ao lado dos produtos com preços “normais” para ver se o mais barato vende mais.

Ao forçar os compradores a comparar ofertas, você permite que eles criem uma imagem ideal do produto que desejam e do preço que pretendem pagar por isso. Nesse cenário, os clientes sentem que estão fazendo um bom negócio por causa do valor. 

Para eles comprarem, a opção premium vai parecer muito além do orçamento, em comparação, os itens padrão parecerão uma pechincha.

Senso de urgência

Ninguém gosta de perder, portanto, os consumidores são muito mais propensos a comprar um produto que está preste a acabar. Pense em lojas físicas, quantas vezes você viu “desconto enquanto durarem os estoques?”. Dessa forma você pode influenciar um comprador indeciso a comprar rapidamente.

Ofereça kits

Ao comprar um celular, é possível que o cliente tenha interesse também em comprar uma capinha ou uma película de vidro por um custo adicional. Então, ofereça kits.

Sem dúvida, o comprador ao adquirir o produto desejado pensará em mantê-lo em boas condições por mais tempo. É por isso que oferecer itens complementares é uma ótima maneira de aumentar as vendas.

Além do mais, o cliente pensa o seguinte: “é mais barato comprar este kit completo, do que os itens individualmente”. Portanto, agrupar produtos reduz o atrito de fazer uma compra. 

Mais dinheiro = mais valor

Quantas vezes você viu uma peça de roupa por R$ 300 e pensou: “isso é um absurdo, como eles podem justificar a cobrança desse preço por aquele item?” Outros, porém, dirão “isso é caro, mas dá para entender, afinal é da marca tal”.

Quando se trata de preços, às vezes valores altos são a melhor opção, se você puder garantir que está oferecendo um item de valor. Isso geralmente é feito por meio das mensagens das marcas. Saiba que as pessoas associam preços altos a produtos premium.

Por fim, levando em consideração as tendências psicológicas do comprador e usando diferentes táticas de preços, você poderá melhorar suas vendas.