Embora o varejo on-line tenha apresentado um aumento bastante expressivo no seu faturamento (em comparação ao período pré-pandêmico), chegando a alcançar incríveis percentuais de crescimento já nos primeiros meses de 2022, o Marketing das empresas B2B precisa se preparar para um ano de 2023 ainda sob o impacto da inflação, taxas de juros mais altas, escassez na cadeia de suprimentos e perspectiva de uma recessão global, conforme estudos da Forrester Research.
De lá para cá, as vendas B2B cresceram exponencialmente, seja através das interações tradicionais ou pelo comércio eletrônico. Mas, precisamos estar atentos quanto aos orçamentos disponibilizados (mais enxutos e disputados) como também em relação à assertividade do Marketing e Vendas em sua busca por faturamento e receita. Nesse sentido, hoje as organizações já entendem que, para processar grandes volumes de informações e aprimorar o seu desempenho junto aos consumidores, a inteligência de dados será o grande diferencial da estratégia de marketing das empresas B2B para este ano.
Essa previsão mostra que será cada vez mais necessário que os gestores estejam abertos às diversas possibilidades de expansão e dinamicidade que o E-commerce pode oferecer (segundo uma pesquisa do Google em parceria com a Euromonitor, este ambiente on-line dos negócios crescerá até 42% em 2025). Dessa forma, para que isso aconteça e traga lucratividade para a sua empresa, apontamos aqui algumas tendências no E-commerce que irão impactar os negócios deste ano.
Conheça as principais tendências de Marketing que marcarão o E-commerce B2B neste ano
1. Hiper personalização da experiência do cliente
Nesse panorama de alta competitividade, a experiência do cliente é um ponto essencial e decisivo para os seus negócios. As vendas no ambiente digital têm facilitado e agilizado cada vez mais a aquisição de produtos e serviços. Hoje, as marcas B2B compreendem melhor o seu público-alvo, coletando regularmente dados do consumidor e utilizando-os para personalizar a sua jornada de compra, atendendo suas expectativas imediatas e garantindo a sua fidelização (77% dos analistas da área concordam que personificar essa experiência ao máximo eleva o relacionamento com os compradores a um patamar difícil de ser alcançado pela concorrência e 55% enxergam nessa estratégia uma forma de aumentar a taxa de conversão e o crescimento).
2. Omnichannel e Conteúdo do usuário
Esta tendência é uma grande aposta para o ano de 2023. O omnichannel refere-se à convergência entre os diferentes canais de uma corporação, proporcionando aos clientes um tom de voz único e alinhado com os objetivos da empresa (independente de qual canal e em que momento eles interagem com a marca), estreitando o seu relacionamento e atendendo as suas expectativas como consumidor. Já o conteúdo gerado pelo usuário está em alta, trazendo uma autenticidade refinada e elevando o posicionamento da marca. Textos, imagens e vídeos criados pelos consumidores finais têm sido até mais eficientes que aqueles gerados pela própria marca.
3. Agilidade e eficiência na entrega dos pedidos
Atender as demandas e entregá-las aos clientes de forma mais rápida e assertiva é uma forma das marcas B2B chamarem mais atenção dos consumidores para o seu negócio. Isso, além de aumentar o seu desejo em comprar novamente com a marca, desperta nele o sentimento de confiança em relação aos seus produtos ou serviços, garantindo uma boa reputação para a sua empresa no mercado (junto a novos clientes e em relação à concorrência).
4. Sustentabilidade
A implementação de práticas sustentáveis e ecológicas entre as marcas B2B é um divisor de águas em como as empresas se relacionam e geram engajamento junto ao seu público. Nesse sentido, é preciso estar atento às novas estratégias e táticas de comercialização que ajudam a dar uma maior visibilidade aos seus negócios. O consumidor contemporâneo está cada vez mais exigente e valoriza essas iniciativas. Com a crescente demanda por responsabilidade social corporativa, as empresas mais bem-sucedidas serão aquelas que apresentarem uma estratégia clara e transparente para comunicar ações nessa direção a clientes, investidores e funcionários (88% dos colaboradores preferem trabalhar para empresas socioambientalmente responsáveis).
5. Realidade Aumentada
O Metaverso como tendência inda não apresentou o crescimento esperado, mas podemos aprender bastante com as suas conquistas até agora. Uma delas é a implementação da Realidade Aumentada (ou AR) que possibilita ao cliente experimentar diversos tipos de produtos sem sair do conforto da sua casa. Quer saber como um certo modelo de óculos vai ficar no seu rosto? Por meio do AR, isso é possível. Assim como escolher a cor do seu próximo carro ou testar uma cor de tinta na parede de casa. O que facilita a disseminação dessa nova tendência é que os modelos de celulares atuais já possuem essa tecnologia para adotá-la (com um público cada vez mais “mobile first”, é só uma questão de tempo para o AR cair no gosto do consumidor).
6. Social Commerce
Mais uma tendência do E-commerce atrelada ao “mobile first”, o Social Commerce consiste na venda de produtos através das redes sociais. Com a disseminação dos pontos de vendas dentro dos aplicativos como Instagram, TikTok e Facebook, a modalidade só tem a crescer. Para participar do Social Commerce, uma alternativa é o Marketing de Influência que consiste na contratação de um(a) influenciador(a) para divulgar seus produtos ou serviços à audiência que ele construiu (o importante é que o perfil do público dele(a) faça sentido para o seu nicho de vendas).
7. Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência Artificial (IA) vem ganhando cada vez mais força e em 2023 tem tudo para ocupar espaço também como tendência do E-commerce. O que podemos destacar na IA em relação a outros meios de automação é a sua grande capacidade de aprender e se aprimorar baseado nas atividades que o sistema exerce. É justamente essa habilidade de retenção de informações e a possibilidade de refinamento eu tornam a IA tão interessante para o E-commerce. Já existem algumas aplicações como o remarketing, que utiliza dados de acessos anteriores e os serviços de recomendação de produtos baseado em compras prévias.
8. Orientação por dados
O Marketing orientado a dados seguira cada vez mais se expandindo em 2023. As empresas que empregam a personalização orientada por dados alcançam de cinco a oito vezes o ROI em marketing (conforme a Invesp) e 57% dos consumidores estão dispostos a compartilhar suas informações em troca de ofertas especiais ou descontos em produtos ou serviços disponibilizados pelas empresas (de acordo com a SalesForce).
9. Storytelling e humanização
As formas tradicionais de Marketing B2B estão evoluindo rapidamente e se adaptando ao mundo digital. O Storytelling (contação de histórias) e a humanização são fundamentais para construir conexões com o cliente potencial. As pessoas adoram conhecer uma história da marca: 55% têm mais probabilidade de adquirir um produto ou serviço no futuro, 44% compartilham os relatos e 15% compram imediatamente quando se sentem motivadas pela narrativa apresentada.
Invista no planejamento de Marketing para 2023 e tenha uma presença mais marcante, dinâmica e personalizada no ambiente digital!
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