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Qual o papel da autoridade de domínio?

Qual o papel da Autoridade de Domínio na performance de um site?

  • Categoria do post:SEO

A Autoridade de Domínio desempenha cada vez mais um papel essencial no SEO e também quanto à classificação do seu site nos motores de busca no ambiente digital. É preciso entender como essa métrica realmente funciona e como torná-la efetiva para a melhoria da sua visibilidade online.

Neste artigo, apresentamos a Autoridade de Domínio em seus mínimos detalhes, explicando o que é, qual a sua importância e, principalmente, como otimizar o seu domínio na classificação para os resultados de pesquisa (seja você iniciante ou experiente em SEO).

O que é Autoridade de Domínio?

A Autoridade de Domínio (“Domain Authority”, em inglês) é uma métrica desenvolvida pela Moz que traz como principal finalidade avaliar a credibilidade e relevância de um site aos olhos dos motores de busca (como o Google).

Representada por uma pontuação que varia de 0 a 100 (sendo que quanto maior a pontuação, maior é a Autoridade de Domínio na web), ela não é diretamente utilizada pelos mecanismos de busca em seus algoritmos. Mas, serve como um importante indicador que ajuda a prever como o seu site será classificado nas páginas de resultados de pesquisa (as SERPs). Ou seja, quanto mais alta for a pontuação alcançada pelo seu site, maior então será a probabilidade de você conquistar melhores posições.

O que influencia na Autoridade de Domínio?

Existem algumas variáveis que entram em jogo quando se trata de determinar a Autoridade de Domínio de um site. Veja, abaixo, algumas delas que precisam ser analisadas:

– Qualidade e Quantidade de Backlinks apontando para o seu site:

Backlinks de sites com boa reputação e relacionados ao seu nicho tendem a impulsionar a sua credibilidade online.

– Qualidade do Conteúdo Apresentado:

Um conteúdo de qualidade, relevante e atualizado continuamente contribui bastante para atrair mais links e, consequentemente, levam a uma Autoridade de Domínio mais alta.

– A Experiência do Usuário:

A navegabilidade do seu site (velocidade de carregamento, design responsivo, relevância do conteúdo etc.) desempenha um papel fundamental para a obtenção de uma boa classificação. A excelente experiência do usuário certamente traz maiores chances para atrair visitantes e links.

– Antiguidade de Domínio:

Os sites mais antigos tendem a possuir uma Autoridade de Domínio mais alta que os recém-criados (o seu histórico de domínio tende a ser mais valorizado pelos mecanismos de busca), pois já estão  há mais tempo na internet e conseguiram construir a sua reputação dentro dela.

– Redes Sociais:

A presença e o engajamento das Redes Sociais também afetam diretamente a sua Autoridade de Domínio (os compartilhamentos sociais e as menções podem indicar relevância e popularidade do seu conteúdo).

Quais são os passos para você verificar a Autoridade de Domínio?

– Vá para o site da Moz e faça login na sua conta ou crie uma (se ainda não tiver).

– Na barra de navegação, vá até a seção “Research Tools” (Ferramentas de Pesquisa) e clique em “Link Explorer” (Explorador de Links).

– Na página do “Link Explorer”, você verá um campo para inserir o URL do seu site. Digite o URL e clique em “Analyze” (Analisar).

– Aguarde enquanto a Moz coleta os dados sobre o seu site. A seguir, veja a pontuação da Autoridade de Domínio exibida na página (juntamente com outras informações relevantes).

Como saber se a sua Autoridade de Domínio é boa?

Os domínios que já possuem uma Autoridade de Domínio próximo de 100 são os grandes sites que conhecemos (Google, Wikipédia e Facebook entre outros). Os sites novos começam, geralmente, com a Autoridade de Domínio em 1.

Então, para saber se a sua Autoridade de Domínio é boa, busque a autoridade dos seus concorrentes na busca orgânica (essa métrica varia conforme o nicho e o volume de busca). A extensão MozBar pode ser uma excelente ajuda na hora de fazer essa análise.

Você também pode analisar os links que esses sites recebem e identificar quais são as práticas que estão sendo feitas (principalmente por aqueles sites que ocupam os primeiros resultados de pesquisa). Dessa forma, você pode reproduzir para o seu domínio e melhorar ainda mais a sua posição dentro da busca orgânica.

Como melhorar a sua Autoridade de Domínio?

1. Construa Backlinks de Qualidade: 

Crie uma estratégia de construção de links (buscando links de sites confiáveis e relacionados ao seu nicho de mercado).

2. Produza Conteúdo de Qualidade: 

Invista na construção de um conteúdo que seja relevante, informativo e valioso para o seu público-alvo (isso incentiva outros sites a se vincularem ao seu conteúdo).

3. Otimize a Experiência do Usuário: 

Certifique-se de que seu site seja ágil, seguro e responsivo em dispositivos móveis (uma experiência de usuário agradável atrai mais visitantes e melhora significativamente a sua Autoridade de Domínio).

4. Participe das Redes Sociais: 

Mantenha-se ativo nas redes sociais e compartilhe sempre o seu conteúdo (o engajamento social pode aumentar a visibilidade do seu site e atrair tráfego).

5. Mantenha-se Atualizado: 

Esteja sempre atualizado com as melhores práticas de SEO e adapte sua estratégia conforme as mudanças nos algoritmos de busca.

Se você é um profissional de marketing ou gestor de uma empresa, invista agora mesmo na sua reputação dentro da web para melhorar o seu posicionamento nas SERPs, contribuir para a atração de um tráfego mais qualificado e aumentar ainda mais as suas conversões.