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Qual o papel da Consultoria de Ecommerce?

Quando você opta por destacar e vender o seu produto pela internet, tenha em mente que não basta apenas possuir uma loja virtual para alavancar as vendas do seu negócio. Para atrair um número expressivo de clientes potenciais, convertê-los de fato e se diferenciar dos seus concorrentes, é preciso estabelecer, antes de mais nada, uma estratégia muito bem definida.

É por isso as que empresas bem-sucedidas na web partem para a contratação de uma consultoria especializada em ecommerce. Esse tipo de trabalho personalizado é fundamental para o sucesso das vendas de qualquer negócio no ambiente digital e, para que isso se torne realmente algo mais plausível e efetivo, especialistas desse setor analisam um determinado site de vendas e indicam os pontos de melhoria que precisam ser aperfeiçoados.

Neste artigo, mostramos as principais vantagens que a sua empresa tem ao contratar um consultor de ecommerce e como você pode contratá-lo. 

O que é um Consultor de Ecommerce?

O consultor de ecommerce é um profissional especializado em comércio eletrônico que possui a experiência necessária para oferecer uma boa orientação para a sua loja virtual crescer e prosperar, ajudando você a estruturar e executar as fases de estratégia, implementação e aprimoramento do seu negócio online com assertividade.

Ele é um profissional analítico e com grande capacidade para a resolução de problemas, definição de prioridades e gerar insights valiosos, com soluções personalizadas, para ajudar os seus clientes a alcançar seus objetivos no ambiente digital. Esse trabalho ocorre de forma bem próxima os lojistas, entendendo suas metas/desafios específicos, criando estratégias de crescimento (a curto, médio e longo prazo) e implementando soluções adequadas ao contexto do seu negócio.  

O seu campo de atuação se estende para diversas áreas, como: marketing digital, desenvolvimento e otimização de sites/plataformas de ecommerce, área de logística e gestão de estoque, atendimento ao cliente e análise de dados.

Como o Consultor pode ajudar o seu Ecommerce a crescer?

As mudanças ocorrem com muita rapidez no mercado digital e podem se tornar fatais para a sobrevivência do seu negócio, caso você não esteja bem preparado para lidar com elas. Nesse sentido, o consultor de ecommerce é um especialista que identifica as melhores oportunidades de crescimento, acompanha as tendências do mercado e antecipa as mudanças no cenário digital.

As suas recomendações são embasadas em análises e pesquisas, ajudando na tomada de decisões estratégicas para impulsionar ainda mais o sucesso das operações online. O primeiro passo para atingir esse objetivo ser alcançado é estudar o cenário em que sua empresa se encontra, analisando os pontos fortes e fracos da sua loja (bem como dos seus concorrentes), além do mercado em que você atua.

Quais são as ações que o Consultor pode sugerir para o seu Ecommerce?

Dependendo do momento atual do seu negócio, algumas ações podem ser definidas pelo consultor de ecommerce para que a sua loja virtual alcance, atraia e fidelize os seus clientes:

– Criação e análise de campanhas e promoções:

Campanhas online são importantes para a atração de clientes e a divulgação da sua loja virtual. Por isso, é fundamental o desenvolvimento de ações adequadas à sua marca e que estejam dentro do calendário comercial do seu nicho de atuação. O seu consultor de ecommerce pode indicar quais as melhores redes sociais para o seu negócio, realizando campanhas de anúncios e apresentando a melhor forma de administrar a sua imagem nessas plataformas.

– Desenvolvimento de planos de ação:

Caso o seu ecommerce não tenha uma boa taxa de conversão (problemas como baixo ticket médio e alto índice de carrinhos abandonados), será necessária a adoção de um plano de ação e estratégias que solucionem esse cenário. Aqui o consultor de ecommerce irá monitorar resultados, indicar ferramentas e estratégias comprovadas por outros lojistas (do mesmo nicho) para impulsionar o seu negócio online.

– Escolha da melhor plataforma e insights para sua loja virtual:

O consultor de ecommerce indicará os melhores canais virtuais para você alcançar e fidelizar os seus clientes, atuando ativamente em aspectos importantes, como escolher a melhor plataforma de comércio eletrônico para o seu negócio, apontar melhorias no design da sua loja (aprimorando a experiência de compra do seu público), fazer a coleta e análise de dados estratégicos e definir o posicionamento de SEO da sua marca.

– Seleção de produtos para vender e busca por fornecedores:

Se você está começando o seu ecommerce do zero, um consultor desse segmento pode ajudá-lo  a definir pontos essenciais do seu negócio, como o nicho de mercado de atuação e quais são os produtos a vender na loja virtual. Além disso, a busca por um fornecedor que atenda as suas necessidades exige sempre muito cuidado, já que a qualidade do seu produto interfere diretamente na satisfação do seu cliente (o consultor de ecommerce sabe encontrar os melhores parceiros para você, utilizando critérios como: preço, qualidade do produto, área de cobertura da entrega e compromisso com o prazo).

– Auxílio com questões burocráticas:

Uma consultoria de ecommerce eficiente consegue dar todo o apoio para a formalização do seu negócio, orientando você sobre como abrir um CNPJ e qual o modo de tributação mais adequado para a sua empresa.

Quais são os tipos de Consultoria de Ecommerce?

1. Consultoria Estratégica:

A consultoria estratégica é focada em dar suporte para ecommerces que desejam atingir objetivos específicos, como: aumentar as vendas, abrir uma loja virtual, melhorar a conversão e atrair clientes.

2. Consultoria para marketplaces:

O marketplace é uma plataforma de vendas que reúne diferentes vendedores com diversas ofertas. Aqui, a consultoria de ecommerce para marketplaces é relacionada às estratégias de gestão e posicionamento das lojas que vendem os produtos nesse canal (onde o consultor também ajuda a fazer a curadoria de produtos para o site de vendas). 

3. Consultoria para redes sociais:

Esse tipo de consultoria para ecommerce auxilia você a entender quais redes sociais são importantes para divulgar o seu negócio, além de ajudá-lo no uso e gestão dessas plataformas.

4. Consultoria para negócio local:

Existem lojas virtuais que têm pontos de lojas físicas. Dessa forma, a consultoria de ecommerce para negócio local ajuda a posicionar o seu estabelecimento nas buscas do Google Meu Negócio (plataforma do Google onde é possível cadastrar inúmeras informações sobre um negócio para ser facilmente encontrado pelo usuário).

Como contratar uma Consultoria para Ecommerce?

Conte com um consultor de e-commerce para atuar como seu parceiro estratégico para maximizar o potencial de seus negócios na internet:

– Realize uma ampla pesquisa na internet sobre empresas que fazem esse tipo de serviço;

– Procure as avaliações dos clientes, pesquise os melhores preços, certifique-se sobre como é o atendimento e verifique se o serviço prestado atende às necessidades do seu negócio;

– Confira qual é a duração do contrato desse especialista para que tudo esteja de acordo com as necessidades e exigências do seu tipo de negócio.