No momento, você está visualizando Saiba porque a personalização do e-commerce B2B pode alavancar o seu negócio

Saiba porque a personalização do e-commerce B2B pode alavancar o seu negócio

  • Categoria do post:E-commerce B2B

Com um público-alvo diferente de um e-commerce tradicional (B2C ou Business to Consumer), a plataforma B2B (Business to Business) necessita cada vez mais de investimentos de recursos para o seu melhor funcionamento, de forma a potencializar os seus resultados e ainda criar um serviço único que traga destaque em um mercado extremamente dinâmico e competitivo.

Dessa forma, o e-commerce B2B passa a ter preocupações mais específicas sobre como criar uma relação de confiança e engajamento com outros empresários, além de estabelecer também uma experiência mais personalizada, pois o comprador B2B tem uma expectativa própria ao acessar um portal de vendas do seu negócio, principalmente diante de outras experiências de compras digitais.

Neste momento da tecnologia, em que marketplaces, soluções PWA, composable commerce, headless commerce e automação de marketing avançada estão disponíveis na tela de um smartphone, espera-se, portanto, que a expectativa desse comprador acompanhe essa tendência (exigindo assim ideias inovadoras para a personalização do seu e-commerce B2B).

Qual a importância de optar por uma plataforma B2B personalizável?

Nesse sentido, a personalização permite oferecer o mínimo necessário para o seu e-commerce B2B e realizar melhorias constantes para que você entregue uma experiência cada vez mais relevante e fluida nas suas interações comerciais. Fornecendo uma experiência criada para cada comprador, é possível maximizar oportunidades e desenvolver um relacionamento digital produtivo e relevante com cada cliente.

Chegando a esse nível de atendimento, você tem à sua disposição dados e inteligência artificial para melhorar sensivelmente a experiência de cada comprador que acessa o seu portal de vendas. Essa personalização exige não apenas tecnologia, mas também requer processos que permitam mais agilidade nos seus negócios, gerando aumento de produtividade e das vendas, redução de custos, maior margem e clientes muito mais satisfeitos e leais à sua marca.

Quais são as principais expectativas que um comprador tem com um e-commerce B2B?

– Site disponível 100% do tempo e com bom desempenho de velocidade; – Design para uma navegação mais simplificada e sem erros;
– Informações claras e completas sobre todos os produtos (com fotos, vídeos e outros recursos que agreguem valor ao processo de compra);
– Preços de acordo com os contratos negociados;
– Disponibilidade e localização do estoque em tempo real;
– Estimativa realista de tempo para entrega e acompanhamento do pedido;
Oportunidades ou promoções relevantes para o comprador;
– Processo simples para devoluções, trocas e cancelamentos;
– Disponibilidade de segunda via de boletos, notas fiscais e documentos;
– Entrega profissional, segura e rápida (dentro dos padrões de cada indústria);
– Respostas às dúvidas (FAQ, artigos e especificações com explicações sobre uso e armazenamento etc.) disponíveis no site.

Como personalizar a experiência do seu comprador na sua loja virtual?

A base da personalização está na análise de perfil dos consumidores e da navegação deles. É a partir dessas análises que será possível conhecer seus clientes e entender como eles são, o que buscam e o que oferecer de acordo com a necessidade específica de cada um. Veja, abaixo, alguns exemplos de personalização:

1. Análises de perfil e navegação:

No seu e-commerce B2B é importante levar em conta aspectos básicos da jornada de compra , do seu cliente, como: termos de busca utilizados, cliques em determinadas categorias, vitrines e produtos, cliques e interações com pop-ups/banners e o tempo de permanência dentro das páginas de um produto entre outras coisas. Analisando o comportamento do seu comprador em tempo real (durante sua navegação dentro da loja virtual), é possível apresentar os produtos e ofertas mais relevantes para que aquela compra se torne realmente efetiva e lhe traga dessa maneira os resultados esperados.

2. Recomendação de produtos:

A recomendação de produtos é uma das principais formas de personalizar a experiência do comprador em sua loja virtual. O jeito mais popular de fazer isso é através das vitrines de recomendação. Elas dão destaque para determinados produtos e também podem sugerir os itens mais relevantes para o perfil de cada usuário (sendo também complementares ao que ele está buscando naquele momento), facilitando a jornada de compra e a melhora da sua experiência. Além disso, é possível recomendar itens através do pop-ups de retenção (que aparecem em momentos estratégicos e chamam a atenção do comprador).

3. Resultados de busca personalizados:

Os resultados de busca personalizados fazem uma grande diferença na experiência de compra do usuário. Esse tipo de ação permite acelerar a decisão de compra e aumenta bastante as chances de conversão. Essa busca inteligente, que utiliza a IA (Inteligência Artificial), traz importantes funcionalidades para o seu e-commerce B2B: alta velocidade, correção fonética, busca por cor, busca por voz e busca por imagem (características que ajudam a otimizar e personalizar a experiência, pois permitem que o usuário faça buscas da maneira que preferir).

4. Páginas exclusivas para cada segmento:

Outra maneira de personalizar o seu e-commerce B2B é a criação de hotsites. Através deles, é possível criar um ambiente à parte dentro do seu site totalmente focado em uma campanha, lançamento ou promoção (visando alcançar assim públicos mais específicos). É como criar uma nova página para o seu site, de uma forma mais rápida e prática (com um caráter temporal e com foco em um único objetivo).

Quais são os principais benefícios da personalização?

Apostar na personalização do seu e-commerce B2B pode levar você a ganhar inúmeros benefícios, como:

– Elevar a experiência de compra;

Acelerar as tomadas de decisão do seu comprador;

– Aumentar as taxas de conversão

– Fidelizar os seus clientes.

Muito mais do que mostrar um produto que o cliente esteja efetivamente procurando (o que não deixa de ser realmente importante), a personalização do e-commerce B2B é responsável por reconfigurar totalmente a forma como você interage com ele, impactando diretamente nas suas políticas comerciais, precificação, impostos, catálogos de produtos, meios de pagamento, centro de distribuição que irá atendê-lo etc.

Empresas B2B que investem na experiência dos cliente não só são mais propensas a ter um crescimento consistente a longo prazo do que os concorrentes, como também se adaptam melhor às mudanças de mercado e do comportamento do seu público-alvo: seus compradores. A personalização é a chave de tudo isso!